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Ministério da Fazenda - MF

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Apresentação em tema: "Ministério da Fazenda - MF"— Transcrição da apresentação:

1 Ministério da Fazenda - MF
Secretaria Executiva - SE Subsecretaria de Gestão Estratégica – SGE Coordenação-Geral de Programas e Projetos de Cooperação – COOPE Unidade de Coordenação de Programas - UCP PNAFM PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS PNAFM – 2ª FASE 1

2 Desafios dos Projetos Definir os produtos, serviços Executar
Elaborar termos de referência Realizar licitações Acompanhar a implantação Envolver todas as partes interessadas Prefeito, Secretários, Servidores, Cidadãos

3 Como tornar mais fácil o processo?
Reuniões periódicas para monitoramento, apoio técnico Estabelecer “contratos de gestão” com os envolvidos Trabalhar em Rede com os envolvidos no Programa UCP, BID, CAIXA e demais Municípios

4 Trabalho em Rede? É um trabalho de cooperação entre os envolvidos em que há trocas de experiências para atingir resultados Estamos acostumados a trabalhar em rede? Estamos acostumados a dividir conhecimentos?

5 Mas o que é Conhecimento?
Conceito Definição Conhecimento = “Informação como entendimento” (Paez Urdaneta) Mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações (Davenport)

6 Conhecimento Explícito
23/03/2017 Tipos de Conhecimento Conhecimento Explícito Conhecimento Tácito Formal Claro Regrado Fácil de ser comunicado Pode ser formalizado em Textos Desenhos diagramas, etc. Pode ser armazenado em bases de dados Publicações Adquirido ao longo da vida Está na cabeça das pessoas Difícil de ser formalizado ou explicado Subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa (como "know-how“) 6

7 Gestão do Conhecimento
“Gestão do Conhecimento é uma abordagem sistemática e organizada para melhorar a capacidade da organização de mobilizar conhecimento para aumentar o desempenho” KPMG, 2003, p.4

8 Trabalho em Rede – Gerar Conhecimento
23/03/2017 Melhorar o Desempenho Organizacional Resultado Esperado Trabalho em Rede – Gerar Conhecimento Processos de GC Produzir, articular, armazenar, organizar, transferir, compartilhar, disseminar e usar informações e conhecimento estratégicos Exemplo de Prática de GC Grupos de Discussões do PNAFM 8

9 Grupos de Discussões do PNAFM Gera e Compartilha Conhecimento
23/03/2017 Grupos de Discussões do PNAFM Características Módulos Fórum Chat Voluntária Informal Perfil dos membros Repositórios Interesses Comuns Gera e Compartilha Conhecimento 9

10 Práticas de Trabalho em Rede
armazenar, recuperar, disseminar e utilizar o conhecimento produzido pelo PNAFM; criar um ambiente colaborativo de compartilhamento de conhecimentos individuais e organizacionais

11 CICLO OPERACIONAL DO TRABALHO EM REDE
23/03/2017 CICLO OPERACIONAL DO TRABALHO EM REDE Ferramentas de Colaboração GESTÃO DO CONHECIMENTO CATIR – Comunidade de Aprendizagem, Trabalho e Inovação em Rede Ferramentas Web 2.0: Blogs, Wikis, Twitter, Moodle, etc. PROJETOS/ TERMOS DE REFERÊNCIAS/ PUBLICAÇÕES / PESQUISAS Pesquisadores, Especialistas (Redes); e Bolsistas Comunidades de Práticas do PNAFM Acessa e Aplica Valida e Renova Aprendizado Continuo APRENDER DURANTE APRENDER ANTES Projetos Executados com SUCESSO Objetivos Resultados DEPOIS PROCESSO DE TRABALHO EM REDE Ajudas Especializadas 11

12 Grupos de Discussões (Trabalhos)Virtuais
23/03/2017 Grupos de Discussões (Trabalhos)Virtuais O que são? Elementos Características básicas Benefícios Fatores Críticos de Sucesso 12

13 O que são? f “são grupos de pessoas que compartilham uma preocupação, um conjunto de problemas ou uma paixão por um tópico e que aprofundam seu conhecimento e especialização nesta área pela interação em uma base continuada”. WENGER; McDERMOTT; SNEIDER, 2002, p. 4

14 2. Elementos Comunidade = Pessoas e suas interações
Domínio = Assunto e objetivo Práticas = Conhecimento produzido pelo Grupo Políticas de atuação Sistemas computacionais

15 3. Características Básicas
Graus de participação

16 3. Características Básicas
São estimuladas, não gerenciadas Ação voluntária Participantes desempenham papéis Participação e reificação Conhecimentos e artefatos

17 4. Benefícios Reduz os custos de comunicação entre os membros da organização Aumenta a produtividade na solução de problemas Favorece a criação de memória organizacional Favorece o processo de inovação de produtos e processos Facilita a cooperação entre os membros da organização Facilita o compartilhamento de conhecimentos

18 5. Fatores Críticos de Sucesso
1. Conteúdo: útil, dinâmico e atual 2. Abrangência: focada, compatível e interessante 3. Participação: comprometida, ativa e cordial 4. Divulgação: ampla, honesta e permanente 5. Mediação: atenta, competente e compreensiva

19 COMO ESTRUTURAR OS GRUPOS?
O QUE CADA UM FARÁ? COMO TRABALHAR CONJUNTAMENTE?

20 Apresentação da Rede CATIR
Slide 68/91

21 Apresentação da Rede CATIR
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