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Paradigma da Gestão do Conhecimento Uma questão de enquadramento à cultura organizacional.

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Apresentação em tema: "Paradigma da Gestão do Conhecimento Uma questão de enquadramento à cultura organizacional."— Transcrição da apresentação:

1 Paradigma da Gestão do Conhecimento Uma questão de enquadramento à cultura organizacional

2 Metodologias de Gestão do período da Revolução Industrial Versus Tecnologias de Gestão da sociedade actual

3 Revolução Industrial Introdução do paradigma Taylorista- Fordista. Capital financeiro como recurso estratégico. Modelo de gestão vertical (tem como base o controlo e supervisão). Valorização da produção em larga escala. Fragmentação do processo de trabalho. Introdução da máquina.

4 Revolução Industrial Introdução do paradigma Taylorista- Fordista. Capital financeiro como recurso estratégico. Modelo de gestão vertical (tem como base o controlo e supervisão). Valorização da produção em larga escala. Fragmentação do processo de trabalho. Introdução da máquina. INDUSTRIALIZAÇÃO Máquinas + velozes e produtivas

5 Revolução Industrial Introdução do paradigma Taylorista- Fordista. Capital financeiro como recurso estratégico. Modelo de gestão vertical (tem como base o controlo e supervisão). Valorização da produção em larga escala. Fragmentação do processo de trabalho. Introdução da máquina. Sociedade Actual Conceito sociedade global do conhecimento, sociedade plural Recorre-se às relações comerciais e pessoais Flexibilidade, experiências e ideias. Valorização do factor Humano e tecnológico. A informação é parte integrante de toda a actividade humana individual e colectiva. Introdução das TIC. INDUSTRIALIZAÇÃO Máquinas + velozes e produtivas

6 Revolução Industrial Introdução do paradigma Taylorista- Fordista. Capital financeiro como recurso estratégico. Modelo de gestão vertical (tem como base o controlo e supervisão). Valorização da produção em larga escala. Fragmentação do processo de trabalho. Introdução da máquina. Sociedade Actual Conceito sociedade global do conhecimento Recorre-se às relações comerciais e pessoais Flexibilidade, experiências e idéias. Valorização do factor Humano e tecnológico. A informação é parte integrante de toda a actividade humana individual e colectiva. Introdução das TIC. INDUSTRIALIZAÇÃO Máquinas + velozes e produtivas TIC Instrumentos potencializadores de trocas informacionais

7 GESTÃO do CONHECIMENTO Falar de informação de conhecimento é falar da Humanidade, que se evidencia na preocupação de registar e transmitir sensações, percepções e acontecimentos que digam respeito à actividade individual e colectiva. As organizações têm mecanismos de construção desenvolvimento e manutenção da sua memória, transmissão e partilha de práticas. É tema privilegiado devido às amplas possibilidades de processamento, armazenamento e acesso à informação e dados, que nas duas últimas décadas se tem amparado nas TIC.

8 Desenvolvimento da Gestão do Conhecimento A prática organizacional, iniciada durante o período da Revolução Industrial, baseava-se na burocracia como forma ideal de organização de trabalho, a produção era mecanicista e compartimentalizada, ainda existente, em alguns ambientes corporativos. O início da sociedade plural (global) invalida a aplicação dos métodos anteriormente aplicados (Taylorista-Fordista), devido a aceleração das mudanças macro-ambientais tornando as informações perecíveis que requer rapidez nas decisões das organizações. As Tecnologias actualmente desenvolvem-se para permitir ao Homem actuar sobre a informação propriamente dita, enquanto que no passado o objectivo dominante era utilizar a informação para agir sobre as tecnologias, criando e implantando-a a novos usos.

9 INFORMAÇÕESINFORMAÇÕES NÍVEL ESTRATÉGICO NÍVEL TÁTICO NÍVEL OPERACIONAL Modelo de Gestão autoritário e centralizador – neste caso existe uma ausência de integração de Sistemas de Informação e comunicação

10 INFORMAÇÕESINFORMAÇÕES NÍVEL ESTRATÉGICO NÍVEL TÁTICO NÍVEL OPERACIONAL Modelo de Gestão descentralização de informações – neste caso os Sistemas de Informação e comunicação constituem parte do processo do compartilhamento de informações entre os níveis organizacionais INFORMAÇÕESINFORMAÇÕES

11 Conclusão Actualmente a sociedade está sedenta de conhecimento, a emergência das organizações reside em produzir, gerar e ganhar competitividade. A sociedade plural marca o avanço expressivo das tecnologias e sua influência na vida humana de acordo com a ordem económica global e cultural da realidade organizacional. Novas Tecnologias emergem como instrumentos potencializadores de trocas informacionais e que introduzem expectativas relativas à integração de ensino-aprendizagem organizacional. O conhecimento tornou-se um elemento central do novo paradigma de produção de bens e serviços e enuncia uma evolução do processo operacional para o intelectual. Esta consolidação requer uma cultura de participação e transparência, onde a inovação e a criatividade fluem por meio dos canais e redes de comunicação, que permitem o desenvolvimento da competitividade. A Gestão do Conhecimento permite a combinação dos factores humanos e tecnológicos, visando melhores processos e resultados diferenciados através da partilha de informação na organização.

12 O futuro está na partilha GESTÃO do CONHECIMENTO Trabalho realizado por: Ana Paula Leite / António Barbosa / Joana Matos / José Tavares 1º ano de Sistemas de Informação e Multimédia


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