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Gestão do Conhecimento. Advento da sociedade pós-industrial Fatores e Tendências Desenvolvimento intenso das ciências e das tecnologias em geral Avanços.

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Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento. Advento da sociedade pós-industrial Fatores e Tendências Desenvolvimento intenso das ciências e das tecnologias em geral Avanços."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento

2 Advento da sociedade pós-industrial Fatores e Tendências Desenvolvimento intenso das ciências e das tecnologias em geral Avanços nos sistemas organizacionais Globalização Salto no ritmo das mudanças nos transportes e nas TIC Lei de Moore (1965): "a potência dos computadores tende a dobrar a cada 18 meses" Patamar comum atingido pelas empresas (ciclo da commodity) Esgotamento das estratégicas tradicionais de produtividade Busca por uma diferenciação competitiva Incremento dos serviços e da ênfase no relacionamento Da mass production à mass customization Product Oriented X Market Oriented

3 Advento da sociedade pós-industrial Fatores e Tendências Incremento dos serviços (a partir de meados do século XX) USA os serviços são responsáveis: por 77% do emprego pela maior parte do PIB J. Brian Quinn USA fator principal para a valorização das empresas: serviços baseados em conhecimento e relacionamentos, potencializados pelo desenvolvimento das TIC IBM - (Itália) Total empregados Colarinhos Brancos Colarinhos Azuis % (9841) 27% (3647) % (9400) 6% (600) De Masi

4 Os intangíveis entram em cena criação e extração de valor Intensa busca por uma concepção e visão novas da empresa, objetivando a criação e extração de valor Nasce o conceito de Capital Intelectual, como forma de evidenciar e potencializar a força dos recursos não materiais (intangíveis) Década de 1980

5 Os intangíveis como fonte de valor 38% 62% 85% Ativos Intangíveis Ativos Tangíveis 62% % 15% 1992 * 2001 ** * Brookings Institute ** Baruch Lev Analysis of S&P 500 Companies Fonte: Mislav Vučić Incremento do valor dos Intangíveis

6 Elementos críticos do diferencial competitivo Instituições públicas: incremento do valor de sua função pública/social Os serviços O conhecimento (e as informações) Os relacionamentos O sistema de gestão Os processos Os valores e a cultura Uma outra abordagem dos recursos O valor para o cliente

7 Recursos fundamentais da organização Clientes Alianças Fornecedores Sociedade Sistemas e processos Marca e reputação Propriedade Intelectual Criatividade Competências Conhecimento Inovação Hardware Equipamentos Planta, imóveis... Caixa Devedores Investimentos... Capital de Relacionamento Capital Organizacional (Estrutural) Capital Humano Capital Físico Capital Monetário Adaptado de: ICS Intellectual Capital Services

8 Ativos Intangíveis e a Gestão do Conhecimento Capital Organizacional (Estrutural) Estrutura Interna Capital Humano Competências (pessoais e coletivas) Capital de Relacionamento Estrutura Externa Estratégia com foco na Gestão do Conhecimento Adaptado de: Karl E. Sveiby

9 Condições básicas Sistemas de Gestão Pessoas Equipes Estratégias Tecnologia Processos Cultura e Valores Criar Manter Avaliar Dispensar Compartilhar Transferir Aprender Adaptar Usar Identificar Armazenar Disponibilizar Relacionamento com o cliente Valor para o cliente

10 Novos conhecimentos Transferência e compartilhamento Estratégia do Conhecimento Foco no conteúdo Foco nas práticas Foco no conhecimento existente Foco na criação do conhecimento Mudança cultural, Formação, Coletivização Inovação Cartografia e armazenamento Minimização de risco Baseado em: Nonaka, Takeuchi, Krogh e Ichijo Interesses

11 Dois modelos de competência Operador Executar o prescrito Executar ações Saber-fazer Esquemas operatórios elementares Adotar um comportamento Gerenciamento pelo controle Repetição Simplicidade Exigência unidimensional (saber-fazer) Ator Tomar iniciativas Executar ações/atenção a acontecimentos Saber agir Esquemas operatórios complexos Escolher uma conduta Gerenciamento pela condução Inovação Complexidade Exigência pluridimensional (saber-agir em interação) Modelo 1 Perspectiva industrial (taylorismo/fordismo) Modelo 2 Perspectiva da economia do conhecimento Baseado em Le Boerf

12 Profissão (ofício) Competência Profissionalismo Posto Função

13 Profissionalismo - agir com competência Mobilização e combinação de recursos (internos e externos) Em diferentes ambientes (humano, tecnológico, financeiro...) com vistas a: administrar situações complexas (eventos) produzir resultados de valor para um destinatário (cliente, empresa, equipe...)

14 Condições para o profissionalismo Saber agir Querer agir Poder agir

15 Agir com competência Competência saber-fazer, reconhecimento qualidades, sentimentos conhecimento, experiência conhecidos! interdependência Mobilização e combinação de recursos = combinatória de recursos individuais e coletivos


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