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Os comportamentos na relação interpessoal

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Apresentação em tema: "Os comportamentos na relação interpessoal"— Transcrição da apresentação:

1 Os comportamentos na relação interpessoal
Comportamento gera comportamento Passivo Agressivo Assertivo Manipulador

2 Agressividade O agressivo procura dominar os outros
valorizar-se à custa dos outros

3 ATITUDES DO PASSIVO ATITUDES DO AGRESSIVO Atitude predominante
Os outros não são ninguém. Eu sou capaz de ganhar de qualquer um. Interpretação do sucesso Auto-suficiência Alta ou baixa, muito oscilante. Toma decisões unilaterais e não leva em consideração o interesse dos outros. Estilo de tomada de decisão Estilo de liderança Controla, domina, intimida. Atitudes face ao conflito Usa a raiva para castigar e para controlar.

4 Comportamento Agressivo
COMPONENTE VERBAL defender os seus direitos à custa dos direitos dos outros faz exigências; menospreza as capacidades dos outros. COMPONENTE NÃO VERBAL rosto tenso; sobrancelhas carregadas; olhos muito abertos ou semi-cerrados; gestisculação exagerada.

5 A manipulação O manipulador apresenta uma relação tática com os outros
É especialista em rumores (diz que disse) Hábil em criar conflitos nos momentos que lhe convém Apresenta-se sempre cheio de boas intenções

6 ATITUDES DO MANIPULADOR
ATITUDES DO PASSIVO ATITUDES DO MANIPULADOR Atitude predominante Acredita que não se pode confiar em ninguém. . Interpretação do sucesso Joguei bem. Parece alta mas é muitas vezes baixa. Auto-suficiência Toma decisões baseando-se em mecanismos de influência sobre os outros. Estilo de tomada de decisão Estilo de liderança Manipula. Usa o sarcasmo ou a ironia; por vezes, gosta de fazer o papel de “salvador da pátria”. Atitudes face ao conflito

7 Comportamento Manipulador
COMPONENTE VERBAL utiliza a linguagem como disfarce, habitualmente ao serviço de interesses próprios e em detrimento dos alheios; não se afirma diretamente; é frequente a bajulação. COMPONENTE NÃO-VERBAL como é um comportamento dissimulado, não existem gestos nem sinais físicos próprias do comportamento manipulador.

8 A passividade Implica medo de se envolver
tendência a evitar a todo o custo os conflitos Deixa que os outros abusem dele Tem medo de importunar os outros Personagens passivas: o homem dos bastidores o homem voltado aos papéis secundários o explorado

9 ATITUDES DO PASSIVO ATITUDES DO PASSIVO Atitude predominante
Não sou ninguém. Interpretação do sucesso Tive sorte. Auto-suficiência Baixa. Estilo de tomada de decisão Toma decisões para evitar conflitos ou deixa as decisões para os outros. Estilo de liderança “ Deixa andar “. Atitudes face ao conflito Raramente se zanga e evita o conflito aberto.

10 Comportamento Passivo
COMPONENTE VERBAL evita expressar opiniões, vontades e sentimentos próprios, submetendo-se aos dos outros; sentimentos de auto-desvalorização; quando o comportamento passivo chega ao limite, é frequente existirem momentos (raros) de explosão intensa. COMPONENTE NÃO VERBAL riso nervoso e forçado; mexe constante com pés e mãos; ombros descaídos; voz sumida.

11 Assertividade Privilegia a responsabilidade individual
prática da auto-afirmação fala sempre na primeira pessoa “eu” enfrenta o interlocutor olhos nos olhos

12 ATITUDES DO PASSIVO ATITUDES DO ASSERTIVO Atitude predominante
Somos ambos importantes. Interpretação do sucesso Eu merecia isto. Habitualmente elevada. Auto-suficiência Toma decisões baseadas em dados de informação e apropriadas às situações concretas. Estilo de tomada de decisão Negocia, avalia, atua. Estilo de liderança Assume abertamente o conflito, manifesta claramente os sentimentos de desagrado, não insulta, tenta resolver o problema. Atitudes face ao conflito

13 Comportamento Assertivo
COMPONENTE VERBAL defende os seus direitos respeitando e promovendo as opiniões, vontades e sentimentos do interlocutor; transparência na linguagem: simplicidade e é direto; rigor na afirmação; resolução de conflitos através da negociação.

14 Comportamentos Comunicacionais

15 Resta-nos um apelo à ação. Não basta ter ideias sobre a melhor maneira
de lidar com as pessoas. É indispensável pôr essas ideias em prática, usando a fórmula mágica de fazer primeiro aos outros o que gostaríamos que eles nos fizessem.

16 Quem se interessa pelas CADA UM COLHE O QUE SEMEIA!
pessoas conquista amizades e aumenta o seu poder de influência positiva sobre os outros. Quem cultiva boas relações humanas avança pelo caminho mais seguro para o sucesso. CADA UM COLHE O QUE SEMEIA!

17 COMPORTAMENTO “Ninguém pode ser responsável pelo meu comportamento. As minhas ações são de minha inteira responsabilidade” “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com o que fizeram com você”


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