A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os comportamentos na relação interpessoal. Agressividade O agressivo procura dominar os outros valorizar-se à custa dos outros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os comportamentos na relação interpessoal. Agressividade O agressivo procura dominar os outros valorizar-se à custa dos outros."— Transcrição da apresentação:

1 Os comportamentos na relação interpessoal

2 Agressividade O agressivo procura dominar os outros valorizar-se à custa dos outros

3 ATITUDES DO PASSIVO Atitude predominante Interpretação do sucesso Auto-suficiência Estilo de liderança Atitudes face ao conflito ATITUDES DO AGRESSIVO Estilo de tomada de decisão Os outros não são ninguém. Eu sou capaz de ganhar de qualquer um. Alta ou baixa, muito oscilante. Toma decisões unilaterais e não leva em consideração o interesse dos outros. Controla, domina, intimida. Usa a raiva para castigar e para controlar.

4 Comportamento Agressivo COMPONENTE VERBAL defender os seus direitos à custa dos direitos dos outros faz exigências; menospreza as capacidades dos outros. COMPONENTE NÃO VERBAL rosto tenso; sobrancelhas carregadas; olhos muito abertos ou semi-cerrados; gestisculação exagerada.

5 A manipulação O manipulador apresenta uma relação tática com os outros É especialista em rumores (diz que disse) Hábil em criar conflitos nos momentos que lhe convém Apresenta-se sempre cheio de boas intenções

6 ATITUDES DO PASSIVO Atitude predominante Interpretação do sucesso Auto-suficiência Estilo de liderança Atitudes face ao conflito ATITUDES DO MANIPULADOR Estilo de tomada de decisão Acredita que não se pode confiar em ninguém.. Joguei bem. Parece alta mas é muitas vezes baixa. Toma decisões baseando-se em mecanismos de influência sobre os outros. Manipula. Usa o sarcasmo ou a ironia; por vezes, gosta de fazer o papel de salvador da pátria.

7 Comportamento Manipulador COMPONENTE VERBAL utiliza a linguagem como disfarce, habitualmente ao serviço de interesses próprios e em detrimento dos alheios; não se afirma diretamente; é frequente a bajulação. COMPONENTE NÃO-VERBAL como é um comportamento dissimulado, não existem gestos nem sinais físicos próprias do comportamento manipulador.

8 A passividade Implica medo de se envolver tendência a evitar a todo o custo os conflitos Deixa que os outros abusem dele Tem medo de importunar os outros Personagens passivas: o homem dos bastidores o homem voltado aos papéis secundários o explorado

9 ATITUDES DO PASSIVO Atitude predominante Interpretação do sucesso Auto-suficiência Estilo de liderança Atitudes face ao conflito ATITUDES DO PASSIVO Não sou ninguém. Tive sorte. Baixa. Estilo de tomada de decisão Toma decisões para evitar conflitos ou deixa as decisões para os outros. Deixa andar. Raramente se zanga e evita o conflito aberto.

10 Comportamento Passivo COMPONENTE VERBAL evita expressar opiniões, vontades e sentimentos próprios, submetendo-se aos dos outros; sentimentos de auto-desvalorização; quando o comportamento passivo chega ao limite, é frequente existirem momentos (raros) de explosão intensa. COMPONENTE NÃO VERBAL riso nervoso e forçado; mexe constante com pés e mãos; ombros descaídos; voz sumida.

11 Assertividade Privilegia a responsabilidade individual prática da auto-afirmação fala sempre na primeira pessoa eu enfrenta o interlocutor olhos nos olhos

12 ATITUDES DO PASSIVO Atitude predominante Interpretação do sucesso Auto-suficiência Estilo de liderança Atitudes face ao conflito ATITUDES DO ASSERTIVO Estilo de tomada de decisão Somos ambos importantes. Eu merecia isto. Habitualmente elevada. Toma decisões baseadas em dados de informação e apropriadas às situações concretas. Negocia, avalia, atua. Assume abertamente o conflito, manifesta claramente os sentimentos de desagrado, não insulta, tenta resolver o problema.

13 Comportamento Assertivo COMPONENTE VERBAL defende os seus direitos respeitando e promovendo as opiniões, vontades e sentimentos do interlocutor; transparência na linguagem: simplicidade e é direto; rigor na afirmação; resolução de conflitos através da negociação.

14 Comportamentos Comunicacionais

15 Resta-nos um apelo à ação. Não basta ter ideias sobre a melhor maneira de lidar com as pessoas. É indispensável pôr essas ideias em prática, usando a fórmula mágica de fazer primeiro aos outros o que gostaríamos que eles nos fizessem.

16 Quem se interessa pelas pessoas conquista amizades e aumenta o seu poder de influência positiva sobre os outros. Quem cultiva boas relações humanas avança pelo caminho mais seguro para o sucesso. CADA UM COLHE O QUE SEMEIA!

17 COMPORTAMENTO Ninguém pode ser responsável pelo meu comportamento. As minhas ações são de minha inteira responsabilidade Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com o que fizeram com você


Carregar ppt "Os comportamentos na relação interpessoal. Agressividade O agressivo procura dominar os outros valorizar-se à custa dos outros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google