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1 COMPORTAMENTO ASSERTIVO E AS RELAÇÕES DE TRABALHO Ciclo de Palestras – VSLBU UFLA Izonel Júnior Pós-Graduando em Gestão de Negócios - FGV.

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1 1 COMPORTAMENTO ASSERTIVO E AS RELAÇÕES DE TRABALHO Ciclo de Palestras – VSLBU UFLA Izonel Júnior Pós-Graduando em Gestão de Negócios - FGV

2 2 GLOBALIZAÇAO Interdependência econômica entre os países NEOLIBERALISMO – TUDO POR DINHEIRO

3 3 COMPROMETIMENTO COM RESULTADOS NINGUÉM TERÁ DIREITO DE SER MEDÍOCRE NO SÉCULO XXI. A maneira mais rápida de matar espírito humano é pedir para alguém fazer Um trabalho medíocre Ayan Rand

4 4 CORRIDA Competência Excelência Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente, permitem atingir o sucesso e os resultados que dela são esperados na organização Característica que distingue alguma coisa pela superioridade em relação ao seu semelhante

5 5 EXCELÊNCIA Característica que distingue alguma coisa pela superioridade em relação ao seu semelhante

6 6 COMPETÊNCIA Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente, permitem atingir o sucesso e os resultados que dela são esperados

7 7 CONFLITOS Ernesto Berg

8 8

9 9 AUTO- ESTIMA Os relacionamentos mais desastrosos são aqueles que as pessoas não se valorizam; a união de dois abismos não produz um cume. (Nathaniel Branden )

10 10 ASSERTIVIDADE

11 11 TIPOS DE COMPORTAMENTOS PASSIVO PASSIVO-AGRESSIVO AGRESSIVO ASSERTIVO

12 12 COMPORTAMENTO PASSIVO Raramente se envolve, tem vergonha, falta de confiança, nunca reclama. Costumamos achar que estão sempre felizes no emprego, mas quando forçados ao limite, não se sabe o que poderão fazer

13 13 COMPORTAMENTO PASSIVO-AGRESSIVO Sempre tem algo a dizer, depois da hora, Evita conflitos, raramente se manifesta, reclama pelas costas.

14 14 COMPORTAMENTO AGRESSIVO Opiniões fortes, não tem medo de expressá-las mesmo quando a pergunta não foi dirigida a ele.

15 15 COMPORTAMENTO ASSERTIVIVO Fala por si mesmo, usa linguagem corporal, mantém contato visual. Não tem medo de perguntar o porquê.

16 16 ASSERTIVIDADE EMPATIA

17 17 ASSERTIVIDADE CAPACIDADE DE SE EXPRESSAR FRANCA E SINCERAMENTE SEM NEGAR OS DIREITOS DOS OUTROS

18 18 COMPORTAMENTO ASSERTIVO Quando uma pessoa expressa suas próprias opiniões e sentimentos de maneira direta, e em um tom moderado, olho no olho, ela está tendo uma atitude assertiva Alberti, 1978

19 19 COMPORTAMENTO ASSERTIVIVO Comportamentos assertivos podem ser caracterizados como respostas verbais sobre sentimentos ou opiniões de maneira respeitosa ao ouvinte.

20 20 COMPORTAMENTOS ASSERTIVOS Os comportamentos assertivos mais diretamente relacionados à efetividade do trabalho em equipe incluem apontar erros/problemas, verbalizar soluções, e expressar e defender as próprias opiniões Smith-Jentsch, Salas, & Baker, 1996

21 21 COMPORTAMENTOS ASSERTIVOS Gerentes e supervisores considerados exemplares são descritos como aqueles que conhecem as tarefas a serem desempenhadas por seus colegas e subordinados e estão, constantemente, fazendo comentários detalhados a respeito dessas tarefas junto aeles Komaki, 1986

22 22 ASSERTIVIDADE -VIVER E USUFRUIR OS SEUS DIREITOS. RECONHECER E EXPRESSAR OS SEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES; SOLICITAR O QUE VOCÊ QUER; EXPRESSAR OS SEUS PONTOS DE VISTA SOBRE ASSUNTOS, IDÉIAS, IDEAIS E CONCEITOS.

23 23 SER ASSERTIVO FAZER EMERGIR O SEU EU. ACEITAR O SEU EU. EXPOR O SEU EU COM ALTIVEZ. FAZER O SEU EU SER VISÍVEL E RESPEITADO; CRIAR UMA PARCERIA COM VOCÊ PRÓPRIO. AMA O PRÓXIMO COMO A TI MESMO.

24 24 Como ser mais assertivo? Conhecimento dos próprios direitos A primeira mudança é interna, e passa por adquirir conhecimento de seus direitos (e dos outros). Não é parecer satisfeito se não está.

25 25 Ter o direito de ser respeitado e tratado de igual para igual manter seus próprios valores, respeitando os dos outros expressar seus sentimentos e opiniões dizer não sem se sentir culpado mudar de opinião cometer erros

26 26 Crenças bloqueadoras Não tenho o direito de recusar pedidos. Não tenho o direito de discordar dos outros. Tenho que ser perfeito e nunca cometer erros. Criticar e ser criticado é terrível.

27 27 Desenvolvendo a assertividade Ser claro, conciso e específico Falar de forma direta. Usar exemplos explicativos. Não pressupor que a outra pessoa já sabe, os outros não lêem pensamentos. Em vez de: Lembra que fizemos uma reunião de equipe há uns tempos atrás e que me passaria os dados hoje, então conseguiu fazer? Dizer: Combinamos que passaria os dados até hoje. Já estão prontos?

28 28 Desenvolvendo a assertividade Aceite críticas e manifeste intenção de mudança Sua apresentação foi muito longa. Obrigada, vou ver no que posso reduzir. Estar flexível para mudança

29 29 Desenvolvendo a assertividade Ser claro, conciso e específico Dizer eu significa que você assume a responsabilidade pelos seus pensamentos, sentimentos e ações e que não culpa os outros. Em vez: Sabe como é, ninguém consegue decidir sobre estes pontos, não é? Dizer: Eu estou com dificuldade em decidir.

30 30 PROATIVIDADE E algumas atitudes simples do dia-a-dia tornam-se essenciais para se tornar uma pessoa proativa; Tome a iniciativa. Assuma novas responsabilidades; Questione! Gere novas idéias de valor; Seja flexível. Esteja aberto a mudanças e melhorias; Aperfeiçoe-se sempre. Inscreva-se em novos cursos e treinamentos; Conheça seus colegas, sua equipe de trabalho. Explore o melhor dela. Planeje! Prepare-se para agir em situações de risco. Acredite, elas aparecerão!

31 31 PROATIVIDADE As pessoas proativas tem iniciativa. Elas se destacam dos demais por esta capacidade de antecipação às situações. m uma visão sistêmica do que acontece a sua volta. Sabem que não adianta apenas ter iniciativa. É preciso também ter um planejamento anterior à ação.

32 32 O ENSINO MUDOU. E VOCÊ? FORMAR PROFESSORES PARA MUDANÇA. QUEBRA DE PARADIGMAS. PERFIL PROFISSIONAL. CONSTRUIR CONHECIMENTO. PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO. PESQUISAR SE APRENDE PESQUISANDO

33 33 O profissional deve aprender a aprender para aprender a reaprender e aprender sempre com o mais novo.....

34 34 O CONFLITO DAS DECISÕES Atitudes EFICIÊNCIA E EFICÁCIA RESULTADOS!!!!

35 35 MUITO OBRIGADA.


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