A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inteligência Emocional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inteligência Emocional"— Transcrição da apresentação:

1 Inteligência Emocional
1 Inteligência Emocional Capa da Apresentação

2 Inteligência x Ação irracional
2 Inteligência Jornal da Cidade “Jason H., um secundarista que só tirava A num colégio de Coral Springs, na Flórida, estava obcecado com a idéia de entrar na faculdade de medicina. Não numa faculdade qualquer – sonhava com Harvard. Mas Pologruto, seu professor de física, deu-lhe nota 80 numa prova. Achando que a nota – que correspondia a B – punha em risco seu sonho, Jason levou uma faca de açougueiro para a escola e, numa discussão com Pologruto no laboratório de física, esfaqueou-o na clavícula, antes de ser dominado.” Frustração Tema do Slide: Mostrar que a inteligência como conhecemos não nos garante o sucesso pessoal ou profissional; Relação com o Slide Anterior: Reforçar a justificativa do tema a ser apresentado; Relação com o Próximo Slide: Justificar a definição de inteligência emocional; Observação: Usar o exemplo do estudante muito inteligente que agiu de forma totalmente irracional. Acrescentar aqui algum exemplo mais próximo da realidade do público; Irracionalidade

3 80%? QI Inteligência 20% do sucesso 3
Tema do Slide: Apresentar a Inteligência Emocional através da explicação de inteligência (QI) e emoção (QE); Relação com o Slide Anterior: Entender o porquê de a inteligência não garantir o sucesso das pessoas; Relação com o Próximo Slide: Introduzir a existência de vários tipos de inteligência; 80%?

4 4 Pessoas Inteligentes? Tema do Slide: Mostrar pessoas “INTELIGENTES” em diferentes perspectivas; Relação com o Slide Anterior: Provar que existem inúmeras variáveis que podem compor nossa inteligência; Relação com o Próximo Slide: Justifica a dificuldade em se medir a inteligência; Observações: Perguntar ao público se essas pessoas são ou foram inteligentes? Em que sentido? Elas sabem ou souberam usar sua inteligência? Em favor de quem?

5 Problemas dos Testes de Inteligência
5 Compreensão da “Inteligência” Fatores completamente diferentes Rotulação das crianças Ação dos pais e professores Fatores valorizados pela sociedade Tema do Slide: Apresentar os possíveis problemas dos testes de inteligência; Relação com o Slide Anterior: Ilustra que vários tipos de inteligência não podem ser medidos de maneira igual; Relação com o Próximo Slide: Justifica a necessidade de se falar em emoção e apresentar a definição do termo emoção; Observações: Problemas dos testes de inteligência: O termo “inteligência” pode ser compreendido de diferentes maneiras Na prática, os testes podem medir fatores completamente diferentes (alguns medes o aspecto verbal enquanto outros avaliam o fator percepção espacial) A rotulação ou classificação das crianças (deficientes, normais ou superdotadas) Pais e professores agem em função da classificação e a criança é pressionada à corresponder às expectativas Os testes são construídos em função de fatores (desejáveis) valorizados pela sociedade

6 Pensamentos e Sentimentos
Emoção 6 Estados Biológicos Estados Psicológicos Pensamentos e Sentimentos Tema do Slide: Definição e características da Emoção; Relação com o Slide Anterior: Contrapõe a visão de Inteligência definida nos termos usuais; Relação com o Próximo Slide: Possibilita entender a definição de Inteligência Emocional a seguir; Observação: Definir o que é emoção (animação em conjunto) e depois apresentar os exemplos. Apresentar primeiro Tristeza, Prazer e Vergonha e depois pedir exemplos do público. Tristeza Prazer Vergonha Nojo Medo Amor Ira Surpresa

7 Visão mais ampla de Inteligência A Inteligência Emocional
7 A Inteligência Emocional Conhecer as próprias emoções (autoconsciência) Lidar com emoções Motivar-se Reconhecer emoções nos outros Lidar com relacionamentos Tema do Slide: Definição de Inteligência Emocional; Relação com o Slide Anterior: Evolução da definição de Emoção para a definição de Inteligência Emocional; Relação com o Próximo Slide: Fornece a base para a comparação entre a Mente Emocional e a Mente Racional; Observações: Conhecer as próprias emoções (autoconsciência) – reconhecer um sentimento quando ele ocorre. A incapacidade de observar nossos verdadeiros sentimentos nos deixa à mercê deles. As pessoas mais seguras acerca de seus próprios sentimentos são melhores pilotos de suas vidas, tendo uma consciência maior de como se sentem em relação a decisões pessoais, desde com quem se casar a que emprego aceitar; Lidar com emoções – é uma aptidão que se desenvolve na autoconsciência. As pessoas que são fracas nessa aptidão vivem constantemente lutando contra sentimentos de desespero, enquanto outras se recuperam mais rapidamente dos reveses e perturbações da vida; Motivar-se – pôr as emoções a serviço de uma meta é essencial para centrar a atenção, para a auto-motivação e a maestria, e para a criatividade. O autocontrole emocional (saber adiar a satisfação e conter a impulsividade) está por trás de qualquer tipo de realização. E a capacidade de entrar em estado de “fluxo” possibilita excepcionais desempenhos. As pessoas que têm essa capacidade tendem a ser mais produtivas e eficazes em qualquer atividade; Reconhecer emoções nos outros – a empatia, outra capacidade que se desenvolve na autoconsciência emocional, é a “aptidão pessoal” fundamental. As pessoas empáticas estão mais sintonizadas com os sutis sinais do mundo externo que indicam o que os outros precisam ou o que querem. Isso as torna bons profissionais no campo assistencial, no ensino, vendas e administração; Lidar com relacionamentos – a arte de se relacionar é, em grande parte, a aptidão de lidar com as emoções dos outros. São as aptidões que reforçam a popularidade, a liderança e a eficiência interpessoal. As pessoas excelentes nessas aptidões se dão bem em qualquer coisa que dependa de interagir tranqüilamente com os outros; são estrelas sociais;

8 Mente Emocional Mente Racional 8 Matar ou morrer? Rapidez!
Tema do Slide: A existência das duas mentes: emocional e racional; Relação com o Slide Anterior: Depois de se apresentar a inteligência emocional, podemos ver que temos duas extremidades de mentes (a emocional e a racional); Relação com o Próximo Slide: Agora se apresenta as características dos dois cérebros, e depois vemos a explicação do ponto de vista da anatomia; Matar ou morrer? Rapidez! Impressões e julgamentos intuitivos! Por que fiz isso? Precisão! Uso da razão!

9 Seqüestro Emocional Reação: Lutar ou Fugir 9 Batimentos cardíacos
Tálamo Amígdala Tema do Slide: Explicação das reações emocionais do ponto de vista da anatomia; Relação com o Slide Anterior: É a explicação técnica (anatomia) das características mostradas anteriormente; Relação com o Próximo Slide: Nos faz entender (por fatores da anatomia do corpo) e aceitar outras variáveis que podem nos levar ao sucesso profissional; Observações: O sinal visual vai primeiro da retina para o tálamo, onde é traduzido para a linguagem do cérebro. A maior parte da mensagem segue então para o córtex visual, onde é analisada e avaliada em busca do significado e da resposta adequada; se a resposta é emocional, um sinal vai para a amígdala ativar os centros emocionais. Mas uma parte menor do sinal original vai direto do tálamo para a amígdala, numa transmissão mais rápida, permitindo uma resposta mais pronta (embora menos precisa). Desse modo a amígdala pode disparar uma resposta emocional antes que os centros corticais tenham entendido plenamente o que se passa. Córtex Visual Reação: Lutar ou Fugir Batimentos cardíacos Pressão do sangue Músculos grandes - ação rápida

10 QI QE A Busca do Bom Desempenho Profissional + Conjunto de Habilidades
10 Conjunto de Habilidades Técnicas Interpessoais QI Modo de trabalhar com as pessoas Habilidades de conduzir, motivar e comunicar-se eficazmente Tarefas especializadas Métodos e processos específicos Conhecimento técnico + Tema do Slide: Mostrar a necessidade de se desenvolver habilidades técnicas e interpessoais; Relação com o Slide Anterior: Sai da explicação técnica para a realidade dos nossos ambientes de trabalho onde precisamos promover o bom desempenho dos alunos; Relação com o Próximo Slide: Explica como podemos buscar a faixa de desempenho máxima nas pessoas / alunos / funcionários / etc... Observação: Inteligência interpessoal é a capacidade de compreender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas. As pessoas que trabalham em vendas, políticos, professores, clínicos e líderes religiosos bem-sucedidos provavelmente são todos indivíduos com alto grau de inteligência interpessoal. A inteligência intrapessoal é uma aptidão correlata,voltada para dentro. É uma capacidade de formar um modelo preciso, verídico, de si mesmo e poder usá-lo para agir eficazmente na vida. QE Ambiente de Trabalho de Alto Desempenho !

11 Trabalhando com Pessoas
11 Desempenho Tema do Slide: Relação entre Desempenho x Ansiedade Relação com o Slide Anterior: A partir das habilidades técnicas e, principalmente interpessoais, podemos entender melhor nosso ambiente de trabalho para, a partir daí, buscar o máximo em desempenho das pessoas. Relação com o Próximo Slide: O desempenho pode ser afetado dependendo da meneia como criticamos as pessoas. Ansiedade

12 Crítica hábil = mensagens proveitosas
Criticando as Pessoas 12 Crítica hábil = mensagens proveitosas Criticar o fato Ser específico Oferecer uma solução Fazer a crítica pessoalmente Ser sensível Tema do Slide: Dicas para fazer uma crítica construtiva; Relação com o Slide Anterior: A forma de se fazer uma crítica também pode prejudicar ou estimular o bom desempenho da pessoa ou do grupo de pessoas; Relação com o Próximo Slide: Para fazermos uma crítica da meneia correta, podemos treinar seguindo alguns passos que são apresentados no slide a seguir; Observações: Criticar o fato e não a pessoa Ser específico  dizer qual é o problema, o que está errado e o que pode mudar Oferecer uma solução Fazer a crítica pessoalmente Ser sensível

13 A Alfabetização Emocional
13 Controlar o impulso Parar / acalmar-se / pensar Problema e sentimento Meta positiva Soluções Conseqüências Plano Tema do Slide: Mostrar alguns passos no caminho da alfabetização emocional (O Controle do Impulso); Relação com o Slide Anterior: Controlar o Impulso pode nos ajudar a fazer críticas de maneira mais sensata (comportando como um personagem e criticando um personagem); Relação com o Próximo Slide: Conduz ao fechamento do seminário e apresentação das conclusões; Observações: Passos para Controlar o Impulso: 1. Parar, acalmar-se e pensar antes de agir 2. Dizer qual é o problema e como você se sente 3. Estabelecer uma meta positiva 4. Pensar em muitas soluções 5. Tentar prever as conseqüências 6. Seguir e tentar o melhor plano

14 Conclusões Em busca do sucesso
APTIDÕES 14 Emocionais Cognitivas Tema do Slide: Apresentação das aptidões emocionais, cognitivas e comportamentais como forma de buscarmos o bom desempenho pessoal e profissional; Relação com o Slide Anterior: Os passos anteriores (para controlarmos os impulsos) podem ser cada vez mais bem executados se desenvolvermos e utilizarmos as aptidões descritas aqui; Relação com o Próximo Slide: Embasa nossa conclusão e a necessidade de cada um fazer uma auto-reflexão; Observações: Aptidões Emocionais: Identificar e rotular sentimentos Expressar sentimentos Avaliar a intensidade dos sentimentos Lidar com sentimentos Adiar a satisfação Controlar impulsos Reduzir a tensão Saber a diferença entre sentimento e ações Aptidões Cognitivas: Falar consigo mesmo Ler e interpretar indícios sociais Usar etapas para resolver problemas e tomar decisões Compreender a perspectiva dos outros Compreender normas de comportamento Autoconsciência Cognição: ato ou efeito de conhecer; processo ou faculdade de adquirir um conhecimento; conjunto de unidades de saber da consciência que se baseiam em experiências sensoriais, representações, pensamentos e lembranças. Aptidões Comportamentais: Não-verbais comunicar-se por contato ocular expressão facial tom de voz gestos, etc Verbais fazer pedidos claros responder eficientemente à crítica resistir a influências negativas ouvir os outros participar de grupos positivos de colegas Comportamentais x

15 Conclusões 15 Tema do Slide: É um slide de conclusão e reflexão. Serve como uma mensagem sobre o que as pessoas têm feito sobre aspectos que não são considerados técnicos no nosso dia a dia; Relação com o Slide Anterior: O conhecimento e o uso das aptidões (emocionais, cognitivas e comportamentais) pode contribuir na melhoria de nosso desempenho pessoal e profissional; Relação com o Próximo Slide: FINAL! Observações:

16 Conclusões Nosso desempenho depende de fatores emocionais?
15 Nosso desempenho depende de fatores emocionais? Tema do Slide: É um slide de conclusão e reflexão. Serve como uma mensagem sobre o que as pessoas têm feito sobre aspectos que não são considerados técnicos no nosso dia a dia; Relação com o Slide Anterior: O conhecimento e o uso das aptidões (emocionais, cognitivas e comportamentais) pode contribuir na melhoria de nosso desempenho pessoal e profissional; Relação com o Próximo Slide: FINAL! Observações: O que temos feito para desenvolver tais fatores?

17 Inteligência Emocional
1 Inteligência Emocional Transparência de Capa a apresentação final!


Carregar ppt "Inteligência Emocional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google