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Composto de comunicação: Promoção de vendas É a pressão de marketing exercida pela mídia e fora dela por um período pré-determinado visando ao consumidor,

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Apresentação em tema: "Composto de comunicação: Promoção de vendas É a pressão de marketing exercida pela mídia e fora dela por um período pré-determinado visando ao consumidor,"— Transcrição da apresentação:

1 Composto de comunicação: Promoção de vendas É a pressão de marketing exercida pela mídia e fora dela por um período pré-determinado visando ao consumidor, varejista ou atacadista. O QUE É?

2 O Composto da Comunicação PropagandaVenda Pessoal Promoção de Vendas Publicidade

3 Alguns objetivos da promoção de vendas volume de vendas/faturamento market share/participação de mercado conhecimento da marca espaços/visibilidade nos pontos de venda quantidade de pontos de venda distribuição numérica Desovar estoques Acelerar venda de produtos em função do prazo de validade Gerar experimentação do produto /serviço Aumentar

4 Tipos de Promoção de Vendas PROMOÇÃO AO CONSUMIDOR 1.Cupons 2.Ofertas especiais 3.Brindes ou prêmios 4.Sorteio/concurso 5.Amostras 6.Experiência grátis com o produto 7.Displays 8.Programas de fidelização PROMOÇÃO PARA COMPRADORES ORGANIZACIONAIS 1.Exposições 2.Brindes promocionais

5 Promoção de Vendas PROMOÇÕES AO COMÉRCIO 1.Abatimentos ou descontos para o comércio 2.Propaganda cooperada 3.Questões legais na promoção de vendas: Controlada pelo governo em caso de sorteios e concursos; Questão ética: evitar distribuir brindes vendidos por outras empresas que precisam obter lucro. Amostras grátis devem avaliar a idade do consumidor e o tipo de produto. Ex: amostras de cigarros, porque menores podem recebê-las, pré-estreias de filmes proibidos para menores, etc.

6 Meios para comunicar a Promoção de Vendas Mídias tradicionaisOutras Mídias/Mídias Alternativas TVBusdoor RádioPainéis/faixas RevistaTáxi/folhetos JornalCartazes/displays OutdoorVeículos com falante Mala direta Embalagem Internet Critérios de seleção das mídias: Pela característica do público-alvo Pela característica do objetivo Pela característica da cobertura (local, regional, estadual, nacional...) Pela característica do Investimento

7 Alguns cuidados com as promoções Benefício pouco atrativo - baixo valor percebido Desembolso muito alto Brinde ruim - muito comum Viagens como prêmio - cuidado com o público Hábitos regionais – atenção Dificuldade em encontrar o brinde – demora Prêmio em desacordo com o prometido

8 Atividade Crie uma promoção de vendas para as empresas abaixo: EMPRESA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO SALÃO DE BELEZA SUPERMERCADO PETI SHOP


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