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PREÇOS NO VAREJO Varejo Prof. Vitor Pires. Objetivos e Políticas de Preço zVaríavel do Marketing Mix zDecisão de preço – afeta mais rapidamente a competitividade.

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1 PREÇOS NO VAREJO Varejo Prof. Vitor Pires

2 Objetivos e Políticas de Preço zVaríavel do Marketing Mix zDecisão de preço – afeta mais rapidamente a competitividade zA propaganda varejista está totalmente apoiada em preço zO nível de preços afeta a atratividade da loja e volume de vendas zA política de preços deve visar manter níveis satisfatórios de vendas, lucratividade e competitividade zObjetivos íObjetivo de Vendas íObjetivo de Imagem de preço íObjetivo de lucro

3 Objetivos e Políticas de Preço zObjetivo de Vendas íVolume de vendas íFatia de mercado zObjetivo de Imagem de Preço íObjetivo de liderança no preço íObjetivo de paridade no preço zObjetivo de Lucro íObjetivo de maximização dos lucros íObjetivo de retorno sobre investimentos íObjetivo de margem sobre venda

4 Políticas de Preço Acima do Mercado O varejista não compete com base no preço Ex. Lojas de conveniência, lojas de grife Maximizar lucro através da elevada margem bruta (não por volume de vendas) Concorrência pouco intensa O varejista possui altos custos de operação Consumidores são menos sensíveis ao preço Oferecem mais benefícios: localização, horários, produtos exclusivos ou de alta qualidade, atendimento e sereviços diferenciados, atmosfera

5 Políticas de Preço Médios de Mercado Adotada pela maioria dos varejistas Nível de preços em patamares intermediários O varejista deve procurar diferenciar-se através da oferta de outros benefícios

6 Políticas de Preço Abaixo de Mercado Preço como arma competitiva mais forte Estrutura de baixos custos Procuram Alto volume em vendas e rápido giro nos estoques Cuidado com a guerra de preços! Ex: Wal Mart –Every-Day-Low-Price

7 Determinantes da Políticas de Preço Comportamento do Consumidor Outras Variáveis Ambientais Estratégias Mkt VarejistaEstratégias Mkt Varejista Concorrência Inflação Considerações legais Objetivos da política de preços Posicionamento Estratégico Custos Gerenciamento de Categoria Tipos de Produto Elasticidade Segmentos de Mercado Área de Influência

8 Táticas de Preço no Varejo 1.Preço alto-baixo Abaixar o preço e depois de um período voltar ao preço normal 2.Preço baixo todo dia Preços baixos permanentes. Conquista da imagem de loja de preço baixo e melhoria da credibilidade 3.Alinhamento de preço Faixas de preços diferentes por produtos. Ex. loja de calçados infantis 4.Preço único Preço igual para todos, sem barganha. Ex. Supermercados

9 Táticas de Preço no Varejo 5.Preço flexível Descontos x poder de barganha x quantidade aa ser comprada 6.Preço variável Produtos com custo variável, como peixes, flores, frutas de época. 7.Preços psicológicos (números ímpares) 8.Preço líder Redução de preço num produto líder para gerar tráfego na loja 9.Preço de referência Famoso custava x e agora custa y. Novo preço (mais baixo) ao lado do antigo mais alto 10.Cobrir preço da concorrência

10 Razões das Demarcações zErros na quantidade comprada zErros na definição de preços zErros no tempo zErro no mix de produtos selecionados zErros dos fornecedores zErros na promoção zErros de merchandising e na exposição dos produtos


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