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PROCESSO DE PRECIFICAÇÃO 1. OBJETIVOS DE PREÇOS SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO: apoiar esforços de posicionamento do produto no mercado-alvo; VENDAS E LUCROS:

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1 PROCESSO DE PRECIFICAÇÃO 1. OBJETIVOS DE PREÇOS SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO: apoiar esforços de posicionamento do produto no mercado-alvo; VENDAS E LUCROS: obter níveis desejados de vendas e alcançar o nível projetado de lucros; COMPETITIVIDADE: competir em termos de preço relativo ou participação de mercado; SOBREVIVÊNCIA: possibilitar a sobrevivência da organização; RESPONSABILIDADE SOCIAL: alcançar um padrão de responsabilidade social.

2 TIPOS DE ABORDAGENS NA FORMAÇÃO DE PREÇOS 1. PREÇOS BASEADOS NO CUSTO 1.1 MARKUP; 1.2 PRECIFICAÇÃO P/TAXA DE RETORNO; 1.3 ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO. 2. PREÇOS BASEADOS NA CONCORRÊNCIA; 3. PREÇOS BASEADOS NO VALOR P/CLIENTE.

3 PREÇOS BASEADOS NOS CUSTOS MARKUP: acrescentar uma porcentagem padrão ao custo do produto, a fim de chegar a um preço de venda. PORCENTAGENS TÍPICAS Sapatos 49% - Vestidos 47% Roupas masculinas 38%- Eletrodomésticos (PP) 30% Artigos esportivos 29%- Livros e revistas 28% Acessórios p/autos 27%- CDs e fitas 25% Cigarros 13% - Eletrodomésticos (GP) 15% Automóveis 10% Precificação p/administração ou Custo-Mais: consiste em acrescentar uma quantia de unidades monetárias em vez de porcentagem.

4 PREÇOS BASEADOS NO CUSTOS PRECIFICAÇÃO PELA TAXA DE RETORNO: adicionar uma taxa de retorno desejada aos custos totais para a definição do preço de venda. Preço = CT + Retorno Sobre Investimentos Nº unidades Suponha que um fabricante produza skates por um custo de R$ Sabendo que ele deseja um retorno de 25% s/seu investimento e que o investimento necessário p/financiar essa operação é de R$ : Preço = ( x 0,25)/ = R$ 17,25/ unidade

5 Análise do Ponto de Equilíbrio Unidades Monetárias Quantidade Produzida e Vendida Custo Total Ponto de Equilíbrio Receita Total Prejuízo Lucro

6 PREÇOS BASEADOS NOS CUSTOS ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO técnica que determina o volume de vendas necessário para cobrir todos os custos a um preço específico. Ponto de Equilíbrio: nível de vendas em que as receitas totais são iguais aos custos totais. PE = CF Preço de Venda – CV No exemplo do skate, suponhamos que o CT de R$ para produzir u incluísse CF de R$ e CV de R$ 4,25 p/u. Num preço de R$ 18, 25, o PE seria calculado: PE = /18,25 – 4,25 = unidades.

7 PREÇOS BASEADOS NOS CUSTOS Claro que os profissionais de marketing não querem só cobrir os custos e alcançar o equilíbrio, mas sim obter lucros. Para tanto, podem incorporar um objetivo de lucros específicos na análise do PE, somando o nível desejado de lucros aos CF totais na equação do PE. No exemplo anterior, suponhamos que se deseje um lucro de R$ A equação revisada seria a seguinte: PE + Lucro = CF + Lucro Desejado Preço de venda - CV = unidades 18,25 - 4,25

8 Modo de atrair compradores preocupados com o preço, em particular quando a empresa tem custos mais baixos do que os concorrentes Preços igualadosA organização pode igualar.os preços dos concorrentes e distinguir-se de outras maneiras. É uma estratégia típica de oligopólio. Preços acima da Concorrência Preços por produtos que oferecem mais valor, prestígio, qualidade e confiabilidade para os clientes. LicitaçãoOs vendedores apresentam orçamentos para um determinado projeto. Preços Baseados na Concorrência Preço abaixo da Concorrência

9 Posições Básicas de Valor Nível de Preço Alto em relação à classe do produto Posição de Valor Alto valor devido à qualidade e ao prestígio. Exemplos Tênis Nike (como o Air Jordan); tratamento dentário com um especialista muito respeitado. Tênis Rainha; tratamento dentário com o dentista de família do bairro. Alto valor devido à boa qualidade por um preço razoável. Alto valor devido à qualidade aceitável por um preço baixo. Em torno da média para a classe do produto Baixo em relação à classe do produto Tênis de lona ou de marcas pouco conhecidas comprado num supermercado ou loja de descontos; tratamento dentário com estudantes estagiando numa clínica universitária. Preços Baseados no Valor para o Cliente


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