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Varejo Prof. Vitor Pires

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Apresentação em tema: "Varejo Prof. Vitor Pires"— Transcrição da apresentação:

1 Varejo Prof. Vitor Pires
ESTRATÉGIA VAREJISTA Varejo Prof. Vitor Pires

2 Introdução A atividade de planejamento Tipos de planejamento
Planejamento x Mudança Planejamento x Desempenho organizacional Planejamento Estratégico

3 Planejamento Estratégico
Consiste no processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste adequado entre os recursos, competências e objetivos da empresa e as oportunidades e ameaças do ambiente. Processo para buscar respostas na definição de posicionamento, objetivos e prioridades. Objetivos do PLE: direcionar a empresa para atingir objetivos de lucro e crecimento

4 Questões fundamentais no Planejamento Estratégico
Para que existimos? Quem somos Onde estamos? Quem fomos e de onde viemos Para onde vamos e quem queremos ser? O que fazer para chegar lá?

5 Etapas do Planejamento Estratégico
1. Missão da Empresa 2. Definição de metas e objetivos 3. Avaliação – interna e externa 4. Selecionar os mercados onde competir 5. Diferenciação e posicionamento estratégico 6. Estratégias e implementação tática 7. Acompanhamento e reavaliação

6 Níveis de Planejamento
Planejamento em nível corporativo Planejamento em nível divisional (UEN) Planejamento em nível operacional Planejamento em nível de departamento ou categoria

7 Missão e Visão de Futuro
O que é uma missão? Desenvolvendo a missão organizacional Exemplos de missão organizacional (empresas varejistas) Características principais no desenvolvimento Concentração em um número limitado de objetivos Ressaltar valores e políticas da empresa Definir os escopos competitivos: setor, produtos, competências e vantagens competitivas, segmentos de mercado e área geográfica

8 Objetivos e Metas O que são objetivos ? Objetivos x Metas
Importância dos objetivos organizacioanis As empresas procuram atingir um conjunto de objetivos Áreas de Resultados Existem também objetivos que são motivados por aspectos pessoais dos acionistas (status, prestígio, poder,imagem de empreendedor e etc.)

9 Características dos Objetivos
Objetivos de longo e curto prazo Devem ser ordenados hierarquicamente Devem ser enunciados de forma precisa e quantitativa Devem retratar uma realidade baseada nas oportunidades Devem ser consistentes e compatíveis

10 Objetivos no Varejo Vendas Número de clientes
Vendas médias por tíquete Lealdade do consumidor Expansão do número de lojas Participação de mercado Satisfação dos clientes Lucro operacional após o IR (%)

11 Objetivos no Varejo ROI – Retorno sobre o Investimento Giro de estoque
Indicadores de eficiência e produtividade Vendas/metro quadrado Vendas/funcionário e percentual de despesa sobre vendas Rotatividade de pessoal (turn over) Percentual de produtos em falta

12 Objetivos no Varejo ROI – Retorno sobre o Investimento Giro de estoque
Indicadores de eficiência e produtividade Vendas/metro quadrado Vendas/funcionário e percentual de despesa sobre vendas Rotatividade de pessoal (turn over) Percentual de produtos em falta

13 Entendendo o Mercado Varejistas de sucesso entendem como o mercado funciona A importância do volume de vendas como indicador de desempenho Interação entre vendas, fatia e demanda de mercado Demanda de mercado

14 Cálculo da Participação
Entendendo o Mercado Padrão de Consumo nas farmácias R$60,00 Demanda de Mercado Para farmácias R$ ,00 População: 100 mil Hab. Cálculo da Participação de Mercado Vendas Loja Demanda do mercado

15 Fatores que determinam a fatia de mercado
Concorrente P-Mix Produtos P-Preços P-Promoção P–aPresentação P–Pessoal P-Ponto Nossa empresa P-Mix Produtos P-Preços P-Promoção P–aPresentação P–Pessoal P-Ponto A fatia de mercado depende do grau do esforço de marketing, em relação ao esforço de marketing do concorrente

16 Análise Estratégica Ambiente tecnológico Ambiente econômico
Ambiente legal Tendências de mercado Análise da concorrência Análise das competências internas da empresa Matriz “Swot”

17 Selecionando os Segmentos de Mercado
Concentração em segmento único Especialização seletiva Especialização de linhas de produtos Especialização de mercados Cobertura total de mercado

18 Posicionamento Resultante dos esforços de diferenciação
Consiste em desenvolver características distintas em uma empresa varejista, para que ela possa ser percebida e ocupar uma posição marcante na mente dos consumidores “Em um mercado já congestionado de lojas, um varejista bem posicionado torna-se distinto na mente dos consumidores; esse é um preé-requisito para o sucesso”.

19 Estratégias para Expansão dos Negócios
Penetração de Mercado Desenvolvimento de Mercado Melhoria de produtividade e eliminação de desperdícios Integração vertical Integração horizontal

20 Penetração de Mercado Aumentar a produtividade nas vendas
Ampliar o número de lojas e clientes na região Aumentar o valor do tíquete médio por vivta do cliente Aumentar a frequencia de visitas à loja Táticas: aumentar a propaganda, promoções e vendas, maior competitividade em preço, programas de fidelização,merchadising e mix de produtos

21 Desenvolvimento de Mercado
Novos mercados geográficos Novas categorias de produtos Novos segmentos de mercado Modificação no posicionamento

22 Melhoria na Produtividade e Eliminação de Desperdícios
Redução de custos Melhoria do mix de produtos Melhoria da composição das margens Integração Vertical X Integração horizontal


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