A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRATÉGIA VAREJISTA Varejo Prof. Vitor Pires. Introdução zA atividade de planejamento zTipos de planejamento zPlanejamento x Mudança zPlanejamento x.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRATÉGIA VAREJISTA Varejo Prof. Vitor Pires. Introdução zA atividade de planejamento zTipos de planejamento zPlanejamento x Mudança zPlanejamento x."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIA VAREJISTA Varejo Prof. Vitor Pires

2 Introdução zA atividade de planejamento zTipos de planejamento zPlanejamento x Mudança zPlanejamento x Desempenho organizacional zPlanejamento Estratégico

3 Planejamento Estratégico zConsiste no processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste adequado entre os recursos, competências e objetivos da empresa e as oportunidades e ameaças do ambiente. zProcesso para buscar respostas na definição de posicionamento, objetivos e prioridades. zObjetivos do PLE: direcionar a empresa para atingir objetivos de lucro e crecimento

4 Questões fundamentais no Planejamento Estratégico zPara que existimos? zQuem somos zOnde estamos? zQuem fomos e de onde viemos zPara onde vamos e quem queremos ser? zO que fazer para chegar lá?

5 Etapas do Planejamento Estratégico 1. Missão da Empresa 2. Definição de metas e objetivos 3. Avaliação – interna e externa 5. Diferenciação e posicionamento estratégico 4. Selecionar os mercados onde competir 6. Estratégias e implementação tática 7. Acompanhamento e reavaliação

6 Níveis de Planejamento zPlanejamento em nível corporativo zPlanejamento em nível divisional (UEN) zPlanejamento em nível operacional zPlanejamento em nível de departamento ou categoria

7 Missão e Visão de Futuro zO que é uma missão? zDesenvolvendo a missão organizacional zExemplos de missão organizacional (empresas varejistas) zCaracterísticas principais no desenvolvimento 1.Concentração em um número limitado de objetivos 2.Ressaltar valores e políticas da empresa 3.Definir os escopos competitivos: setor, produtos, competências e vantagens competitivas, segmentos de mercado e área geográfica

8 Objetivos e Metas zO que são objetivos ? zObjetivos x Metas zImportância dos objetivos organizacioanis zAs empresas procuram atingir um conjunto de objetivos zÁreas de Resultados zExistem também objetivos que são motivados por aspectos pessoais dos acionistas (status, prestígio, poder,imagem de empreendedor e etc.)

9 Características dos Objetivos zObjetivos de longo e curto prazo zDevem ser ordenados hierarquicamente zDevem ser enunciados de forma precisa e quantitativa zDevem retratar uma realidade baseada nas oportunidades zDevem ser consistentes e compatíveis

10 Objetivos no Varejo zVendas zNúmero de clientes zVendas médias por tíquete zLealdade do consumidor zExpansão do número de lojas zParticipação de mercado zSatisfação dos clientes zLucro operacional após o IR (%)

11 Objetivos no Varejo zROI – Retorno sobre o Investimento zGiro de estoque zIndicadores de eficiência e produtividade zVendas/metro quadrado zVendas/funcionário e percentual de despesa sobre vendas zRotatividade de pessoal (turn over) zPercentual de produtos em falta

12 Objetivos no Varejo zROI – Retorno sobre o Investimento zGiro de estoque zIndicadores de eficiência e produtividade zVendas/metro quadrado zVendas/funcionário e percentual de despesa sobre vendas zRotatividade de pessoal (turn over) zPercentual de produtos em falta

13 Entendendo o Mercado zVarejistas de sucesso entendem como o mercado funciona zA importância do volume de vendas como indicador de desempenho zInteração entre vendas, fatia e demanda de mercado zDemanda de mercado

14 Entendendo o Mercado População: 100 mil Hab. Padrão de Consumo nas farmácias R$60,00 Demanda de Mercado Para farmácias R$ ,00 Cálculo da Participação de Mercado Vendas Loja Demanda do mercado

15 Fatores que determinam a fatia de mercado A fatia de mercado depende do grau do esforço de marketing, em relação ao esforço de marketing do concorrente Nossa empresa P-Mix Produtos P-Preços P-Promoção P–aPresentação P–Pessoal P-Ponto Concorrente P-Mix Produtos P-Preços P-Promoção P–aPresentação P–Pessoal P-Ponto

16 Análise Estratégica zAmbiente tecnológico zAmbiente econômico zAmbiente legal zTendências de mercado zAnálise da concorrência zAnálise das competências internas da empresa zMatriz Swot

17 Selecionando os Segmentos de Mercado zConcentração em segmento único zEspecialização seletiva zEspecialização de linhas de produtos zEspecialização de mercados zCobertura total de mercado

18 Posicionamento zResultante dos esforços de diferenciação zConsiste em desenvolver características distintas em uma empresa varejista, para que ela possa ser percebida e ocupar uma posição marcante na mente dos consumidores zEm um mercado já congestionado de lojas, um varejista bem posicionado torna-se distinto na mente dos consumidores; esse é um preé-requisito para o sucesso.

19 Estratégias para Expansão dos Negócios zPenetração de Mercado zDesenvolvimento de Mercado zMelhoria de produtividade e eliminação de desperdícios zIntegração vertical zIntegração horizontal

20 Penetração de Mercado zAumentar a produtividade nas vendas zAmpliar o número de lojas e clientes na região zAumentar o valor do tíquete médio por vivta do cliente zAumentar a frequencia de visitas à loja zTáticas: aumentar a propaganda, promoções e vendas, maior competitividade em preço, programas de fidelização,merchadising e mix de produtos

21 Desenvolvimento de Mercado zNovos mercados geográficos zNovas categorias de produtos zNovos segmentos de mercado zModificação no posicionamento

22 Melhoria na Produtividade e Eliminação de Desperdícios zRedução de custos zMelhoria do mix de produtos zMelhoria da composição das margens Integração Vertical X Integração horizontal


Carregar ppt "ESTRATÉGIA VAREJISTA Varejo Prof. Vitor Pires. Introdução zA atividade de planejamento zTipos de planejamento zPlanejamento x Mudança zPlanejamento x."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google