A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mirian Palmeira1 Segmentação e posicionamento mercadológico no varejo Mirian Palmeira, Dra. Professora Adm. Varejo e Serviços.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mirian Palmeira1 Segmentação e posicionamento mercadológico no varejo Mirian Palmeira, Dra. Professora Adm. Varejo e Serviços."— Transcrição da apresentação:

1 Mirian Palmeira1 Segmentação e posicionamento mercadológico no varejo Mirian Palmeira, Dra. Professora Adm. Varejo e Serviços

2 Mirian Palmeira2 Planejamento Estratégico para o Varejo Processo gerencial para desenvolver e manter um ajuste adequado entre recursos, talentos e objetivos da empresa e as oportunidades e ameaças de um ambiente varejista sempre mutante.

3 Mirian Palmeira3 Etapas do Planejamento Estratégico – pág. 52 – fig 2.1

4 Mirian Palmeira4 Missão Propósito da empresa, Razão central de sua existência. Ex: Well focus on securing your business. So you can focus on increasing it (Trendmicro – empresa de segurança)

5 Mirian Palmeira5 Objetivos do Varejo Vendas (em UM), Nº clientes, Vendas pro ticket, Lealdade do cliente, Expansão e qt. Lojas, Fatia de mercado, Satisfação do cliente, Posicionamento competitivo, % de margem bruta, % LO após IR, ROI, Giro de Estoque, GM-ROI, Indicadores de eficiência e produtividade: ex.: vendas/m 2, vendas/m 2 /funcionário.

6 Mirian Palmeira6 Composto Varejista – 6Ps Variáveis do CompostoExemplos de Decisões P – Mix de ProdutosVariedade de linha, qualidade, serviços. P – PreçosPreços, crédito, benefício/custo. P – PromoçãoPropaganda, ofertas, sinalização. P – aPresentaçãoLojas, departamentalização, planograma. P – PessoasAtendimento, rapidez, serviços. P – PontoLocalização, acesso, visibilidade.

7 Mirian Palmeira7 Segmentação As empresas mantêm uma determinada configuração do composto varejista com o objetivo de conquista a preferência de seus mercados-alvo. Conceitos-chave: segmentos de mercado, diferenciação, posicionamento e alternativas estratégias.

8 Mirian Palmeira8 Padrões de Seleção de Segmentos no Varejo – pág 74 – fig 2.12

9 Mirian Palmeira9 Padrões de Seleção de Segmentos no Varejo Concentração em segmento único – Franquias Florense, Especialização seletiva – Especialização de linha de produto – concessionária de veículos, Especialização de mercado – Franquias Tralalá para bebês. Marketing não diferenciado – Wal-Mart

10 Mirian Palmeira10 Exercício em grupo Listar produtos/serviços e segmentos da empresa estrangeira e da empresa nacional e montar as suas matrizes de seleção.

11 Mirian Palmeira11 Políticas de Segmentação de Mercado – pág 75 – quadro 2.6

12 Mirian Palmeira12 Diferenciação Processo de gerar características significativas únicas que distingam um varejista de seus concorrentes. Utilização das variáveis do mix varejista. A combinação de vários determinantes de diferenciação valorizados pelos clientes, ajuda a configurar uma loja como realmente única.

13 Mirian Palmeira13 Posicionamento Processo de desenvolver características distintas em uma empresa varejista, para que possa ser percebida e ocupar uma posição marcante na mente dos consumidores (e no coração). Share of mind e share of heart. Ocupar uma posição disponível no mercado.

14 Mirian Palmeira14 Posicionamento Estratégico cfe. as Dimensões de Benefícios e Custos – pág 78 – fig 2.13

15 Mirian Palmeira15 Exercício em Grupo Qual é o posicionamento de mercado da empresa estrangeira e da empresa nacional? Justificar escolha. Qual é a estratégia de posicionamento (benefícios e custos) que elas adotam? Justificar escolha.

16 Mirian Palmeira16 Alternativas Estratégicas para a Expansão de Negócios – pág79 – fig 2.14

17 Mirian Palmeira17 Exercício em Grupo Qual é a estratégia que a empresa estrangeira e a nacional adotam para expansão dos negócios? Justificar.

18 Mirian Palmeira18 Exemplos de Decisões Estratégicas e Táticas no Mix Varejista – pág 83 – quadro 2.8

19 Mirian Palmeira19 Exercício em Grupo Sugerir possíveis decisões estratégicas e táticas no mix varejista para a empresa estrangeira e para a nacional. Justificar a escolha.

20 Mirian Palmeira20 Acompanhamento Resultados desfavoráveis são sinalizados por meio do não-atingimento dos objetivos de desempenho (vendas, margem) e da insatisfação dos consumidores. As mudanças de melhoria devem ser realizadas de forma consistente com a missão, com o posicionamento e com a estratégia da empresa.


Carregar ppt "Mirian Palmeira1 Segmentação e posicionamento mercadológico no varejo Mirian Palmeira, Dra. Professora Adm. Varejo e Serviços."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google