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EUA técnicas de comercialização = mercadologia; Na teoria econômica clássica não era levado em consideração o consumidor e a demanda por produtos, mas.

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2 EUA técnicas de comercialização = mercadologia; Na teoria econômica clássica não era levado em consideração o consumidor e a demanda por produtos, mas por produção; Até o século 19 a preocupação era vender e MKT = VENDAS; No século 20 crescimento populacional e MKT = PROPAGANDA.

3 Mudanças profundas com a Crise de 1929 e no Pós Guerra; Em 1936 Keynes identificou os fatores que afetam o comportamento do consumidor ( como impulsos e motivações psicológicas); necessidade de uma compreensão mais profunda e perfeita do mercado; buscar as necessidades e desejos dos consumidores.

4 1a Fase:Visão de Commodity produtos agrícolas, minerais, bens de manufatura e serviços.

5 2ª Fase: Visão Institucional – ênfase nas empresas e grandes corporações produtores, atacadistas, varejistas e agentes.

6 3ª Fase:MKT com visão Funcional: Preocupação com os processos de compra, venda,promoção, transporte, armazenagem, preços) Visão das grandes lojas de departamentos e a propaganda como arma de venda; Marketing ligado ao departamento de vendas das empresas

7 4ª fase : Visão Administrativa Preocupação em gerenciar os processos integrados à organização( análise, planejamento, controle, organização) Década de 80 Theodore Levitt, autor clássico da área, tem uma definição de marketing, muito utilizada e divulgada: "Marketing é obter e manter clientes. MKT de guerrilha!!!!

8 Consumidor crítico e seletivo No Brasil a abertura de mercado impõe o CDC ( 1991) Philip Kotler propõe: 1. O marketing procura o equilíbrio entre a oferta e a demanda; 2. Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores.

9 Philip Kotler propõe ainda: 3. Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente."

10 A Gestão é vista sob o aspecto prático e aplicativo da Ciência em qualquer sistema organizacional; o nutricionista deve compreender a organização onde atua para conseguir aplicar a ciência; o profissional mesmo em saúde, gerencia projetos, equipes e orçamentos; Deve Inovar e propor estratégias ( ações)

11 Para todos os especialistas, a gestão aborda todas as áreas de uma organização e não apenas setores ou departamentos. Sendo assim, o marketing nas suas diferentes facetas está dentro de gestão (como Marketing de Serviços e Nutricional).

12 O mundo atual é caracterizado pela mudança que impõe um novo paradigma educativo, valorizando a iniciativa, a liderança e a orientação para o mercado e para a gestão da mudança.(TACHIZAWA,T;CRUZ JUNIOR,J.B.;ROCHA,J.A.O, 2001).

13 Visão social do MKT: eficiência de mercado, qualidade do produto e impacto social

14 Marketing é área de atuação do nutricionista???

15 Os 7 pilares ou 7 Ps: Elementos do Produto Preço e outros desembolsos do usuário Praça ( local e hora ) Promoção e Educação ( comunicação) Ambiente físico ( P de physical) Processos ( internos e externos) Pessoas

16 Exemplo de Marketing em um Consultório ou Clínica de Nutrição

17 Objetivo do serviço: oferecer qualidade de vida Elementos do ProdutoDieta ou orientação alimentar, Preço e outros desembolsos do usuárioValor a ser pago pelo cliente de acordo com região, Classe de Consumo (Critério Brasil), pacotes de serviços, Praça ( local e hora )Bairro, horários alternativos, personal, home, office, Propaganda e Educação ( comunicação) Divulgação dos serviços ( site,revistas, flyers, boca-boca, material impresso entregue ao cliente),telefonia. Ambiente físico ( P de physical)Sala, decoração, estacionamento,recepção,banheiro, revistas, aromas, Processos ( internos e externos)Sistema de marcação de consulta, registros dos serviços em softwares, impressos, PessoasRecursos Humanos, treinamentos, recrutamento, seleção, atendimento.

18 Exemplo de Marketing na Alimentação Escolar pública ou privada

19 Objetivo do serviço: oferecer qualidade de vida Elementos do ProdutoAlimentação escolar ( lanche ou outro tipo de refeição), Preço e outros desembolsos do usuárioValor a ser pago pelo cliente de acordo com região, Classe de Consumo (Critério Brasil), pacotes de serviços, escola,contrato, necessidades nutricionais. Praça ( local e hora )Bairro, horários alternativos, público ou privado, mensal ou por produto, Propaganda e Educação ( comunicação)Divulgação dos serviços (material impresso entregue ao cliente – escola/pais), programas de educação alimentar, Ambiente físico ( P de physical)refeitório, decoração, apresentação do prato, porção, características do acesso a cantina, Processos ( internos e externos)Sistema de controle da refeição, registros dos serviços em softwares, impressos, PessoasRecursos Humanos, treinamentos, recrutamento, seleção, atendimento.

20 Marketing é ferramenta indispensável à gestão de qualquer serviço que apresente a ciência da Nutrição. O nutricionista que aplica as ferramentas de gestão ( marketing) estará se mantendo adequado a um mercado competitivo e dinâmico. A inovação vai acontecer como processo contínuo em busca da satisfação dos desejos e necessidades dos clientes. Não é diferencial é Necessidade!!!!!

21 CRN Obrigada!!! Sílvia Martinez


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