A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Administração da Produção 2013.1

2 Considerações Dentro da Administração de Empresas uma das áreas que sofreu e ainda vem sofrendo profundas modificações é a Administração da Produção, deixando de ser considerada pelos outros setores da empresa como um setor desconhecido e sem importância para o sucesso da empresa (Corrêa & Gianesi, 1993).

3 Considerações Correa & Gianesi (1993) afirmam que este movimento crescente de revalorização do papel da manufatura na empresa deve-se principalmente a três fatores:

4 Considerações crescente pressão por competitividade;
potencial competitivo das novas tecnologias de processo e de gestão de manufatura; e melhor entendimento do papel estratégico que a produção tem no alcance dos objetivos estratégicos da organização.

5 Conceito(s) Administração da produção é o conjunto das atividades auxiliares de planejamento e controle, indispensáveis à fabricação bem sucedida dos produtos industriais.

6 Conceito(s) Administração da produção e operações diz respeito àquelas atividades orientadas para a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço.

7 Conceito(s) Administração da produção e operações é o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função de produção (empresas industriais) ou operações (empresas de serviços).

8 Conceito(s) Ocupa-se das atividades de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços.

9 Evolução histórica da Administração da Produção
Atividades que levam à transformação de um bem tangível em um outro com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem. Quando polia a pedra a fim de transformá-la em utensílio mais eficaz, o homem pré-histórico estava executando uma atividade de produção. Nesse primeiro estágio, as ferramentas e os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia, ou seja, inexistia o comércio

10 Surgimento da produção Organizada
Com o passar do tempo, surgimento de maiores habilidades na produção de certos bens, e passaram a produzi-los conforme solicitação e especificações apresentadas por terceiros. Surgiam, então, os primeiros artesãos e a primeira forma de produção organizada. Estabelecimento de prazos de entrega, conseqüentemente classificando prioridades. Os artesãos, em face do grande número de encomendas, começaram a contratar ajudantes,

11 Revolução Industrial A produção artesanal começou a entrar em decadência com o advento, da Revolução Industrial. Com a descoberta da máquina a vapor em 1764 por James Watt, tem início o processo de substituição da força humana pela força da máquina. Surgimento das primeiras fábricas

12 Revolução Industrial Padronização dos produtos e seus processos de fabricação; O treinamento e a habilitação da mão-de-obra direta; A criação e o desenvolvimento dos quadros gerenciais e de supervisão; O desenvolvimento de técnicas de planejamento e controles financeiro e da produção; Desenvolvimento de técnicas de vendas.

13 Revolução Industrial Muitos dos conceitos que hoje nos parecem óbvios não o eram na época, como o conceito de padronização de componentes introduzidos por Eli Whitney em 1790. início o registro, por desenhos e croquis, dos produtos e processos fabris, surgindo a função de projeto de produto, de processos, de instalações, de equipamentos etc.

14 Classificação por ERAS
A ERA DA PRODUÇÃO EM MASSA: Elevado consumo de todos os produtos, devido à elevada demanda. A ERA DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL: Consumo elevado e produção em série, com uso de equipamentos e instrumentos de base tecnológica. Substituição do homem nos processos produtivos.

15 Classificação por ERAS
A ERA DO MARKETING: Consumo motivado e direcionado para produtos com especificidades, devido à melhoria dos processos produtivos e preocupação com o Consumidor.

16 Classificação por ERAS
A ERA DA INFORMACÃO e do CONHECIMENTO: Consumo elevado de serviços e bens que melhorem a qualidade de vida. Foco no cliente e suas necessidades e desejos. Uso da tecnologia da informação nos processos produtivos e na prestação de serviços. TI, Cibernética, Robótica e Mecatrônica. As pessoas têm maior importância.

17 Considerações sobre a evolução
As atividades da administração da produção remontam à origem do ser humano, mas começaram a ter ênfase especial no início da revolução industrial, por volta de 1780, quando seu estudo e evolução aceleram-se, vertiginosamente.

18 Considerações sobre a evolução
Dessa forma, vários cientistas e estudiosos, como Taylor, Fayol, Ford dentre outros, contribuíram de forma significativa para o avanço da administração da produção, em um novo tipo de organização que surgiu com a revolução industrial, representado pelas indústrias.

19 Considerações sobre a evolução
Dito isto, alguns fatores históricos levam à compreensão da Administração da Produção: Revolução Industrial Pré e Pós-guerra (Ford e Taylor / EUA) Industria x Serviços (década de 60) Era da Informação Era do Conhecimento


Carregar ppt "Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google