A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROCESSO DE GESTÃO Planejamento Execução Controle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROCESSO DE GESTÃO Planejamento Execução Controle."— Transcrição da apresentação:

1 O PROCESSO DE GESTÃO Planejamento Execução Controle

2 Agenda A etapa de execução Introdução ao assunto definição
contexto de ocorrência A etapa de controle importância estágios de exercício requisitos e vantagens Introdução ao assunto A etapa de planejamento definição natureza - essência natureza - forma partes tipos

3 Deve estar estruturado e claramente delineado na empresa.
Introdução - 1 de 2 O processo de gestão compreende as etapas nas quais ocorrem as decisões dos gestores. Deve estar estruturado e claramente delineado na empresa. Todos devem saber de sua existência, importância e do papel que desempenham dentro do processo: tomar as melhores decisões, para a empresa cumprir sua missão. Fatores críticos para o sucesso do processo: o sistema de informação deve suportar todas as suas fases; as informações serem a base e o resultado das ações dos gestores.

4 P C E Introdução - 2 de 2 Quem é o gestor ? Esta pessoa deve ser:
é a pessoa a quem é delegada autoridade para tomar decisões em nome da organização. Esta pessoa deve ser: (principalmente) um gestor da organização; o gestor de sua área de responsabilidade. É quem: mais entende dos assuntos de sua área dentro da empresa; deve prestar contas de seus atos de gestão.

5 A ETAPA DE PLANEJAMENTO

6 P Definição - 1 de 2 Planejar é uma postura que antecipa o comportamento de variáveis no cenário futuro. Características antecipar efeitos futuros de decisões presentes; decisões atuais consideradas em etapas seguintes; evitar ações inadequadas / reduzir insucessos; produzir resultados futuros desejáveis; permitir controle sobre os acontecimentos.

7 P Definição - 2 de 2 Definição: Tem por escopo:
etapa do processo de gestão em que se decide antecipadamente sobre as ações. Tem por escopo: garantir o cumprimento da missão; assegurar a continuidade da empresa; otimizar resultados das áreas; aumentar probabilidade de alcance dos objetivos; influenciar acontecimentos futuros; garantir o controle da Gestão Econômica.

8 Natureza - princípios de essência
É um contínuo modo de pensar, ligado a um processo decisório permanente, acionado em um contexto ambiental, interdependente e mutável. Sua essência contém quatro princípios fundamentais: contribuição aos objetivos - os planos devem trazer retorno positivo; primado do planejamento - todas as atividades devem ser planejadas. O planejamento leva ao controle; influência generalizada do planejamento - todos os gestores da empresa devem planejar. Quem não planeja não é gestor; eficácia e eficiência dos planos - eficácia: fazer as coisas certas - eficiência - fazer certo as coisas.

9 Natureza - princípios de forma
Se referem à realização, pois o planejamento deve ser: Participativo: processo (+) importante que o produto; coordenador do processo gere sua concepção; Coordenado: etapa de interação e interdependência; considera a empresa como um todo; deve haver um coordenador; Permanente: ambiente turbulento e mutante; necessidade constante de adaptações; planos adequados aos cenários. Integrado: pressupõe hierarquizar os planos da empresa; sub-divisão: programas, projetos, tarefas e atividades;

10 Partes do planejamento
Esta etapa pode ser dividida nos seguintes planejamentos: dos fins - objetivo a atingir - missão a cumprir; dos meios - caminho para atingir os objetivo; organizacional e de instrumentos - tipos e quantidade: humanos e materiais; origens e aplicações de recursos - usos e fontes; projetos / programas / planos; de implantação e de controle: gerenciar a implantação; definir mecanismos para controlar os planos implantados; recurso crítico ao planejamento - informação.

11 P Tipos de Planejamento Estratégico Tático Operacional
processo decisório para fixar macro-objetivos, estratégias e políticas, decorrente da missão, crenças e valores, e expectativas de comportamento de variáveis internas e externas, com a definição de ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos da empresa. Tático o que se quer é otimizar uma área, e não toda a empresa. Trabalha com objetivos e desafios estabelecidos no planejamento estratégico. Operacional aqui são estabelecidos planos operacionais, de acordo com macro-objetivos, estratégias e políticas definidos no planejamento estratégico.

12 A ETAPA DE EXECUÇÃO Execução

13 Decorre de uma direção, que inclui:
Definição Etapa do processo de gestão na qual as coisas acontecem e as ações emergem, pelo consumo de recursos e sua transformação em bens e serviços. As ações devem estar em consonância com o que foi planejado, pois conduzem aos resultados. Decorre de uma direção, que inclui: a tomada de decisão entre várias alternativas; a transmissão de ordens e a chefia de subordinados; a coordenação das atividades individuais.

14 Contexto de ocorrência - 1 de 2
Não se restringe apenas aos processos de fabricação, mas também aos setores de serviços, tais como: escritórios; hospitais; escolas; empresas de outros setores de atividade econômica. Serviços auxiliares, tais como contabilidade, xerox, etc., pertencem à etapa “execução” no processo de gestão, pois processam recursos para transformá-los em serviços.

15 Contexto de ocorrência - 2 de 2
Etapa na qual os planos são implantados, e as transações realizadas. É apoiada pelo sistema de informação, através de transações a valores padrão e a valores reais. valores padrão: representam volumes realizados, valores padrão correntes recursos ajustados às condições operacionais vigentes. valores reais: representam volumes realizados, valores reais e recursos reais consumidos.

16 A ETAPA DE CONTROLE Controle

17 C Importância - 1 de 2 Etapa na qual se comparam as ações realizadas com as definidas no planejamento operacional, assegurando que os resultados obtidos estão de acordo com os objetivos estabelecidos. Quando os resultados alcançados divergirem dos esperados, é preciso tomar medidas corretivas, que reconduzam a empresa ao atingimento dos objetivos colocados.

18 Nesta etapa são geradas as informações para avaliar:
C Importância - 2 de 2 Nesta etapa são geradas as informações para avaliar: o resultado de produtos e serviços; o desempenho dos gestores e áreas de responsabilidade. O controle não se esgota no acompanhamento puro e simples, pois envolve a geração de informações para tomadas de decisão relativas à manutenção dos planos ou mudança de rumos, na hipótese de afastamento das ações em relação ao que originalmente foi estabelecido

19 Etapa do processo de gestão, contínua e recorrente que:
Definição Etapa do processo de gestão, contínua e recorrente que: avalia o grau de aderência - planos x execução - analisa desvios; identifica as causas dos desvios (internas / externas); direciona ações corretivas; bloqueia as causas dos desvios; observa a ocorrência de novos desvios no cenário futuro. É exercido pelos gestores da empresa, e suportado por relatórios obtidos do sistema de informação, voltados para avaliar resultados e desempenhos.

20 Controle concorrente:
Estágios de exercício Controle preliminar: atividades precedentes à execução das funções (o planejamento); caracteriza a necessidade de os responsáveis pelas atividades participarem na etapa de planejamento; Controle concorrente: exercido durante a etapa de execução das atividades; considera que o executor “domina o processo”, e deve permitir a correção imediata das distorções; atualmente é de grande importância (controle estatístico de processo, automação industrial); Pós-controle: ocorre após a execução das atividades; análises previsto x realizado; deve permitir a correção de desvios ou o replanejamento de ações.

21 Requisitos e vantagens - 1 de 2
C Requisitos e vantagens - 1 de 2 Os benefícios devem superar os custos de sua implantação: Permite adequado controle das operações: na obtenção de resultados mais favoráveis; permite o melhor aproveitamento dos recursos; possibilita sinergia positiva; Garante confiabilidade ao processo de gestão: contribui para acertos nas decisões; os relatórios representam a realidade ( ? );

22 Requisitos e vantagens - 2 de 2
C Requisitos e vantagens - 2 de 2 Homologa os relatórios da organização: adequado ao modelo de gestão; aceitação da informação; medir resultados individuais / globais; Reforça a organização e a integração da empresa: Permite corrigir as etapas de planejamento e execução.

23 O MODELO GECON

24 Agenda Informações para gestão O Modelo GECON Composição do modelo
definição, origem e características concepção suporte ao modelo Composição do modelo orçamento receitas e custos contabilidade Informações para gestão Avaliação de desempenho - gestores e áreas de responsabilidade Avaliação de resultado - produtos e serviços

25 Definição, origem e características
Made in Brazil É um modelo: gerencial de vanguarda; 100% brasileiro. Principais características: voltado à administração por resultados econômicos; usa conceitos e definições voltados à eficácia empresarial; contempla o processo de gestão; está suportado por um sistema de informação.

26 É concebido de forma holística, e integra os modelos de:
Concepção Gestão Decisão É concebido de forma holística, e integra os modelos de: Informação Mensuração gestão - princípios para a gestão da empresa; decisão - estruturação formal do processo decisório sobre eventos, transações e atividades; mensuração - física, monetária e de acumulação de resultados; informação - geração, acumulação e uso de informações.

27 Composição do modelo - orçamento - 1 de 2
O GECON: permite elaborar o orçamento empresarial. orçamento - quantificação dos planos operacionais da empresa. o conceito utilizado é o orçamento variável ou flexível. é integrado, e permite elaborar o orçamento usando o subsistema de receitas e custos, com os conceitos de: área de responsabilidade; sistema de padrões; preços de transferência.

28 Composição do modelo - orçamento - 2 de 2
O orçamento se divide nas fases a seguir apresentadas: original: resulta da pré-orçamentação, reflete os planos operacionais, e a seleção daquele que atende aos objetivos da empresa; corrigido: orçamento original ajustado por índices de preços específicos. Contempla variações de preços entre o momento do orçamento original e o de realização dos planos da empresa; ajustado: orçamento corrigido, com mudanças no plano original ou a realização de novos programas. É elaborado no período de execução dos planos da empresa, e considera alterações em índices e volumes originalmente orçados.

29 Composição do modelo - receitas e custos - 1 de 2
O GECON contempla as receitas e custos dos produtos e serviços, e não somente os custos. Considera que o resultado da empresa se forma em todas as áreas, e não pela transferência de produtos e serviços a clientes, e identifica, mensura e reporta estes resultados. Para tal, caracteriza subsistemas de produção das áreas de responsabilidade, identifica eventos e transações que geram produtos e serviços e usa uma sistemática que permite a gestão eficaz da empresa.

30 Composição do modelo - receitas e custos - 2 de 2
Composição do Módulo: sistema de custeio padrão; sistema de acumulação de receitas e custos; ordem de produção, processo ou híbrido; método de custeio variável; preço de transferência baseado no custo de oportunidade; separação dos aspectos operacionais e financeiros; valor de mercado dos insumos na condição à vista.

31 Composição do modelo - contabilidade - 1 de 4
O GECON registra os eventos e transações realizados através de partidas dobradas. Este método permite armazenar informações sobre as decisões tomadas pelos gestores, e a comparação com o que foi planejado. A contabilização é feita por áreas de responsabilidade, e: identifica os resultados reais gerados pela empresa; no momento e local de sua ocorrência.

32 Composição do modelo - contabilidade - 2 de 4
O GECON reconhece alguns princípios contábeis, e por ser um modelo gerencial, propõe usar outros, para a correta mensuração do patrimônio e dos resultados da empresa. Princípios reconhecidos pelo GECON: entidade; continuidade; denominador comum monetário; competência dos exercícios.

33 Composição do modelo - contabilidade - 3 de 4
Princípios propostos pelo GECON: avaliação dos ativos por aquilo que representam para a empresa - potencial de benefícios futuros; valor de mercado dos insumos consumidos; separação dos aspectos operacionais e financeiros; reconhecimento das receitas econômicas e dos custos no local e no momento de sua ocorrência; controlabilidade de todos os aspectos que afetam o resultado da empresa.

34 Composição do modelo - contabilidade - 4 de 4
O GECON permite registrar as transações realizadas nas condições: real a valores padrão: orçamento ajustado trazido aos volumes reais alcançados no período de execução. Reflete como seria a atuação real da empresa em termos de índices e preços padrão. real a valores reais: registro da atuação dos gestores e das áreas de responsabilidade. Permite aferir a eficiência em termos de volumes, índices e preços reais.

35 Informações para gestão - avaliação de desempenho
É a mensuração da gestão de funções específicas, considerando receitas, custos variáveis e fixos, e suas implicações nos desempenhos e resultados: das áreas de responsabilidade; da empresa. Evidencia eficácia em relação a planos e padrões, comparando receitas e custos orçados e realizados. Esta avaliação permite otimizar o resultado econômico da empresa.

36 Informações para gestão - avaliação de resultado
É a aferição das decisões tomadas pelos gestores sobre eventos e transações, evidenciando esforços aplicados e resultados obtidos. Considera receitas e custos variáveis, e suas implicações no resultado econômico. As informações: podem ser desdobradas por produto, cliente, região, setor de atividade; evidenciam eficácia das decisões através das margens de contribuição, e eficiência no consumo de recursos e realização das atividades.


Carregar ppt "O PROCESSO DE GESTÃO Planejamento Execução Controle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google