A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões O PROCESSO DE GESTÃO ControleExecução Planejamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões O PROCESSO DE GESTÃO ControleExecução Planejamento."— Transcrição da apresentação:

1 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões O PROCESSO DE GESTÃO ControleExecução Planejamento

2 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Agenda Introdução ao assunto A etapa de planejamento definição natureza - essência natureza - forma partes tipos A etapa de execução definição contexto de ocorrência A etapa de controle importância definição estágios de exercício requisitos e vantagens

3 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Introdução - 1 de 2 O processo de gestão compreende as etapas nas quais ocorrem as decisões dos gestores. Deve estar estruturado e claramente delineado na empresa. PCE Fatores críticos para o sucesso do processo: o sistema de informação deve suportar todas as suas fases; as informações serem a base e o resultado das ações dos gestores. Todos devem saber de sua existência, importância e do papel que desempenham dentro do processo: tomar as melhores decisões, para a empresa cumprir sua missão.

4 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Introdução - 2 de 2 Quem é o gestor ? é a pessoa a quem é delegada autoridade para tomar decisões em nome da organização. PCE É quem: mais entende dos assuntos de sua área dentro da empresa; deve prestar contas de seus atos de gestão. Esta pessoa deve ser: (principalmente) um gestor da organização; o gestor de sua área de responsabilidade.

5 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões A ETAPA DE PLANEJAMENTO Planejamento

6 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Definição - 1 de 2 Planejar é uma postura que antecipa o comportamento de variáveis no cenário futuro. P Características antecipar efeitos futuros de decisões presentes; decisões atuais consideradas em etapas seguintes; evitar ações inadequadas / reduzir insucessos; produzir resultados futuros desejáveis; permitir controle sobre os acontecimentos.

7 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Definição - 2 de 2 Definição: etapa do processo de gestão em que se decide antecipadamente sobre as ações. P Tem por escopo: garantir o cumprimento da missão; assegurar a continuidade da empresa; otimizar resultados das áreas; aumentar probabilidade de alcance dos objetivos; influenciar acontecimentos futuros; garantir o controle da Gestão Econômica.

8 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Natureza - princípios de essência É um contínuo modo de pensar, ligado a um processo decisório permanente, acionado em um contexto ambiental, interdependente e mutável. P Sua essência contém quatro princípios fundamentais: contribuição aos objetivos - os planos devem trazer retorno positivo; primado do planejamento - todas as atividades devem ser planejadas. O planejamento leva ao controle; influência generalizada do planejamento - todos os gestores da empresa devem planejar. Quem não planeja não é gestor; eficácia e eficiência dos planos - eficácia: fazer as coisas certas - eficiência - fazer certo as coisas.

9 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Natureza - princípios de forma Se referem à realização, pois o planejamento deve ser: P Participativo: processo (+) importante que o produto; coordenador do processo gere sua concepção; Coordenado: etapa de interação e interdependência; considera a empresa como um todo; deve haver um coordenador; Integrado: pressupõe hierarquizar os planos da empresa; sub-divisão: programas, projetos, tarefas e atividades; Permanente: ambiente turbulento e mutante; necessidade constante de adaptações; planos adequados aos cenários.

10 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Partes do planejamento Esta etapa pode ser dividida nos seguintes planejamentos: dos fins - objetivo a atingir - missão a cumprir; dos meios - caminho para atingir os objetivo; organizacional e de instrumentos - tipos e quantidade: humanos e materiais; origens e aplicações de recursos - usos e fontes; projetos / programas / planos; de implantação e de controle: gerenciar a implantação; definir mecanismos para controlar os planos implantados; recurso crítico ao planejamento - informação. P

11 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Tipos de Planejamento Estratégico processo decisório para fixar macro-objetivos, estratégias e políticas, decorrente da missão, crenças e valores, e expectativas de comportamento de variáveis internas e externas, com a definição de ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos da empresa. P Operacional aqui são estabelecidos planos operacionais, de acordo com macro- objetivos, estratégias e políticas definidos no planejamento estratégico. Tático o que se quer é otimizar uma área, e não toda a empresa. Trabalha com objetivos e desafios estabelecidos no planejamento estratégico.

12 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões A ETAPA DE EXECUÇÃO Execução

13 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Definição Etapa do processo de gestão na qual as coisas acontecem e as ações emergem, pelo consumo de recursos e sua transformação em bens e serviços. As ações devem estar em consonância com o que foi planejado, pois conduzem aos resultados. E Decorre de uma direção, que inclui: a tomada de decisão entre várias alternativas; a transmissão de ordens e a chefia de subordinados; a coordenação das atividades individuais.

14 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Contexto de ocorrência - 1 de 2 Não se restringe apenas aos processos de fabricação, mas também aos setores de serviços, tais como: E Serviços auxiliares, tais como contabilidade, xerox, etc., pertencem à etapa execução no processo de gestão, pois processam recursos para transformá-los em serviços. escritórios; hospitais; escolas; empresas de outros setores de atividade econômica.

15 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Contexto de ocorrência - 2 de 2 Etapa na qual os planos são implantados, e as transações realizadas. EE É apoiada pelo sistema de informação, através de transações a valores padrão e a valores reais. valores padrão: representam volumes realizados, valores padrão correntes recursos ajustados às condições operacionais vigentes. valores reais: representam volumes realizados, valores reais e recursos reais consumidos.

16 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões A ETAPA DE CONTROLE Controle

17 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Importância - 1 de 2 Etapa na qual se comparam as ações realizadas com as definidas no planejamento operacional, assegurando que os resultados obtidos estão de acordo com os objetivos estabelecidos. C Quando os resultados alcançados divergirem dos esperados, é preciso tomar medidas corretivas, que reconduzam a empresa ao atingimento dos objetivos colocados.

18 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Importância - 2 de 2 Nesta etapa são geradas as informações para avaliar: o resultado de produtos e serviços; o desempenho dos gestores e áreas de responsabilidade. C O controle não se esgota no acompanhamento puro e simples, pois envolve a geração de informações para tomadas de decisão relativas à manutenção dos planos ou mudança de rumos, na hipótese de afastamento das ações em relação ao que originalmente foi estabelecido

19 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Definição Etapa do processo de gestão, contínua e recorrente que: C É exercido pelos gestores da empresa, e suportado por relatórios obtidos do sistema de informação, voltados para avaliar resultados e desempenhos. avalia o grau de aderência - planos x execução - analisa desvios; identifica as causas dos desvios (internas / externas); direciona ações corretivas; bloqueia as causas dos desvios; observa a ocorrência de novos desvios no cenário futuro.

20 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Estágios de exercício Controle preliminar: atividades precedentes à execução das funções (o planejamento); caracteriza a necessidade de os responsáveis pelas atividades participarem na etapa de planejamento; C Pós-controle: ocorre após a execução das atividades; análises previsto x realizado; deve permitir a correção de desvios ou o replanejamento de ações. Controle concorrente: exercido durante a etapa de execução das atividades; considera que o executor domina o processo, e deve permitir a correção imediata das distorções; atualmente é de grande importância (controle estatístico de processo, automação industrial);

21 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Requisitos e vantagens - 1 de 2 Os benefícios devem superar os custos de sua implantação: C Garante confiabilidade ao processo de gestão: contribui para acertos nas decisões; os relatórios representam a realidade ( ? ); Permite adequado controle das operações: na obtenção de resultados mais favoráveis; permite o melhor aproveitamento dos recursos; possibilita sinergia positiva;

22 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Requisitos e vantagens - 2 de 2 Homologa os relatórios da organização: adequado ao modelo de gestão; aceitação da informação; medir resultados individuais / globais; C Reforça a organização e a integração da empresa: Permite corrigir as etapas de planejamento e execução.

23 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões O MODELO GECON

24 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Agenda O Modelo GECON definição, origem e características concepção suporte ao modelo Composição do modelo orçamento receitas e custos contabilidade Informações para gestão Avaliação de desempenho - gestores e áreas de responsabilidade Avaliação de resultado - produtos e serviços

25 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Definição, origem e características É um modelo: gerencial de vanguarda; 100% brasileiro. Principais características: voltado à administração por resultados econômicos; usa conceitos e definições voltados à eficácia empresarial; contempla o processo de gestão; está suportado por um sistema de informação. Made in Brazil

26 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões É concebido de forma holística, e integra os modelos de: Gestão Decisão Mensuração Informação decisão - estruturação formal do processo decisório sobre eventos, transações e atividades; mensuração - física, monetária e de acumulação de resultados; informação - geração, acumulação e uso de informações. gestão - princípios para a gestão da empresa; Concepção

27 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Composição do modelo - orçamento - 1 de 2 O GECON: é integrado, e permite elaborar o orçamento usando o subsistema de receitas e custos, com os conceitos de: área de responsabilidade; sistema de padrões; preços de transferência. permite elaborar o orçamento empresarial. orçamento - quantificação dos planos operacionais da empresa. o conceito utilizado é o orçamento variável ou flexível.

28 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Composição do modelo - orçamento - 2 de 2 O orçamento se divide nas fases a seguir apresentadas: original: resulta da pré-orçamentação, reflete os planos operacionais, e a seleção daquele que atende aos objetivos da empresa; corrigido: orçamento original ajustado por índices de preços específicos. Contempla variações de preços entre o momento do orçamento original e o de realização dos planos da empresa; ajustado: orçamento corrigido, com mudanças no plano original ou a realização de novos programas. É elaborado no período de execução dos planos da empresa, e considera alterações em índices e volumes originalmente orçados.

29 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Composição do modelo - receitas e custos - 1 de 2 O GECON contempla as receitas e custos dos produtos e serviços, e não somente os custos. Considera que o resultado da empresa se forma em todas as áreas, e não pela transferência de produtos e serviços a clientes, e identifica, mensura e reporta estes resultados. Para tal, caracteriza subsistemas de produção das áreas de responsabilidade, identifica eventos e transações que geram produtos e serviços e usa uma sistemática que permite a gestão eficaz da empresa.

30 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Composição do modelo - receitas e custos - 2 de 2 Composição do Módulo: sistema de custeio padrão; sistema de acumulação de receitas e custos; ordem de produção, processo ou híbrido; método de custeio variável; preço de transferência baseado no custo de oportunidade; separação dos aspectos operacionais e financeiros; valor de mercado dos insumos na condição à vista.

31 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Composição do modelo - contabilidade - 1 de 4 O GECON registra os eventos e transações realizados através de partidas dobradas. Este método permite armazenar informações sobre as decisões tomadas pelos gestores, e a comparação com o que foi planejado. A contabilização é feita por áreas de responsabilidade, e: identifica os resultados reais gerados pela empresa; no momento e local de sua ocorrência.

32 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Composição do modelo - contabilidade - 2 de 4 O GECON reconhece alguns princípios contábeis, e por ser um modelo gerencial, propõe usar outros, para a correta mensuração do patrimônio e dos resultados da empresa. Princípios reconhecidos pelo GECON: entidade; continuidade; denominador comum monetário; competência dos exercícios.

33 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Composição do modelo - contabilidade - 3 de 4 Princípios propostos pelo GECON: avaliação dos ativos por aquilo que representam para a empresa - potencial de benefícios futuros; valor de mercado dos insumos consumidos; separação dos aspectos operacionais e financeiros; reconhecimento das receitas econômicas e dos custos no local e no momento de sua ocorrência; controlabilidade de todos os aspectos que afetam o resultado da empresa.

34 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Composição do modelo - contabilidade - 4 de 4 O GECON permite registrar as transações realizadas nas condições: real a valores reais: registro da atuação dos gestores e das áreas de responsabilidade. Permite aferir a eficiência em termos de volumes, índices e preços reais. real a valores padrão: orçamento ajustado trazido aos volumes reais alcançados no período de execução. Reflete como seria a atuação real da empresa em termos de índices e preços padrão.

35 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Informações para gestão - avaliação de desempenho É a mensuração da gestão de funções específicas, considerando receitas, custos variáveis e fixos, e suas implicações nos desempenhos e resultados: das áreas de responsabilidade; da empresa. Evidencia eficácia em relação a planos e padrões, comparando receitas e custos orçados e realizados. Esta avaliação permite otimizar o resultado econômico da empresa.

36 Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões Informações para gestão - avaliação de resultado É a aferição das decisões tomadas pelos gestores sobre eventos e transações, evidenciando esforços aplicados e resultados obtidos. Considera receitas e custos variáveis, e suas implicações no resultado econômico. As informações: podem ser desdobradas por produto, cliente, região, setor de atividade; evidenciam eficácia das decisões através das margens de contribuição, e eficiência no consumo de recursos e realização das atividades.


Carregar ppt "Controladoria: Gestão Eficaz Usando Padrões O PROCESSO DE GESTÃO ControleExecução Planejamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google