A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Fernando Henrique Ramos1 Orçamento Empresarial Conceito: O orçamento é um plano detalhado da aquisição do resultado e de usos de recursos, financeiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Fernando Henrique Ramos1 Orçamento Empresarial Conceito: O orçamento é um plano detalhado da aquisição do resultado e de usos de recursos, financeiros."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Fernando Henrique Ramos1 Orçamento Empresarial Conceito: O orçamento é um plano detalhado da aquisição do resultado e de usos de recursos, financeiros ou de outra natureza, durante um período especificado.

2 Prof. Fernando Henrique Ramos2 Orçamento Empresarial A gestão operacional da empresa gira em torno do orçamento, já que ele é o plano que propicia o controle por meio da avaliação do resultado e da avaliação do desempenho.

3 Prof. Fernando Henrique Ramos3 Orçamento Empresarial O controle do resultado é um requisito indispensável para a existência do controle de desempenho.

4 Prof. Fernando Henrique Ramos4 Orçamento Empresarial O controle do resultado é permanente, durante o desenrolar das transações previstas no orçamento.

5 Prof. Fernando Henrique Ramos5 Orçamento Empresarial O controle de desempenho refere-se ao confronto das metas previstas para o período(mês, trimestre, semestre, ano, etc.) com o efetivamente realizado.

6 Prof. Fernando Henrique Ramos6 Orçamento Empresarial O alcance do desempenho pressupõe o acompanhamento dos resultados pontuais das transações, pois esta é a fase em que são disparadas as ações corretivas ou a reprogramação das metas visando a realização dos objetivos desejados.

7 Prof. Fernando Henrique Ramos7 Orçamento Empresarial Planejamento e Controle são funções distintas, mas interligadas. Não faz sentido planejamento sem controle nem controle sem planejamento.

8 Prof. Fernando Henrique Ramos8 Orçamento Empresarial Vantagens do Sistema de Orçamento: O orçamento comunica os planos da administração para toda a organização; O orçamento leva os gestores a pensarem e a estabelecerem planos para o futuro;

9 Prof. Fernando Henrique Ramos9 Orçamento Empresarial A elaboração do orçamento, chamada de processo orçamentário, proporciona um meio de alocação eficiente dos recursos às partes da organização;

10 Prof. Fernando Henrique Ramos10 Orçamento Empresarial O processo orçamentário pode antecipar gargalos potenciais na organização antes que venham a acontecer;

11 Prof. Fernando Henrique Ramos11 Orçamento Empresarial O sistema orçamentário ajuda a assegurar unidade de objetivos de todos os que trabalham na organização

12 Prof. Fernando Henrique Ramos12 Orçamento Empresarial Os orçamentos definem as metas e os objetivos que podem servir de referência para a avaliação da gestão e dos gestores.

13 Prof. Fernando Henrique Ramos13 Orçamento Empresarial Requisitos para um Sistema de Orçamento Bem-Sucedido (alguns cuidados devem ser considerados para o sucesso do processo de gestão com base em orçamentos):

14 Prof. Fernando Henrique Ramos14 Orçamento Empresarial O programa de orçamento precisa do pleno apoio e aceitação da alta direção da empresa. Os empregados, que tocam o dia-a-dia, podem não se motivar no cumprimento das metas orçamentárias se perceberem que a alta administração não está comprometida com o orçamento;

15 Prof. Fernando Henrique Ramos15 Orçamento Empresarial O estabelecimento das metas deve envolver um caminho misto, ou seja, a alta administração fixa macro- parâmetros de eficiência, que propiciem o retorno para os acionistas, liberando o sistema para que as áreas estabeleçam os volumes de venda e custos, factíveis com a realidade operacional de cada uma.

16 Prof. Fernando Henrique Ramos16 Orçamento Empresarial Essa modalidade é conhecida como Orçamento Participativo, mas sob o controle da alta administração. Não é totalmente de baixo para cima, mas as metas não são colocadas de modo impositivo.

17 Prof. Fernando Henrique Ramos17 Orçamento Empresarial O orçamento não deve ser utilizado como instrumento de pressão sobre os empregados, a ser cumprido a qualquer custo. É um sistema dinâmico, cujas metas devem ser reavaliadas sempre que a função controle identificar que não podem ser cumpridas.

18 Prof. Fernando Henrique Ramos18 Orçamento Empresarial Sua gestão exige alta dose de discernimento e sensibilidade por parte da administração, que deve trabalhar para desenvolver a compreensão de que o orçamento é projetado para ajudar na consecução das metas, sejam individuais ou de toda a empresa.

19 Prof. Fernando Henrique Ramos19 Orçamento Empresarial O cumprimento das metas deve ser entendido em uma perspectiva estatística, sendo normal acontecerem pequenos desvios, para mais ou para menos.

20 Prof. Fernando Henrique Ramos20 Orçamento Empresarial Recomenda-se o estabelecimento de uma faixa em torno do alvo, de mais ou menos um desvio-padrão, baseada em valores históricos.

21 Prof. Fernando Henrique Ramos21 Orçamento Empresarial ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO: O orçamento geral da empresa é uma consolidação de vários orçamentos menores das áreas que a formam.

22 Prof. Fernando Henrique Ramos22 Orçamento Empresarial ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO: Qualquer que seja a empresa, a etapa inicial para a elaboração do orçamento é a determinação das vendas esperadas no período orçamentário.

23 Prof. Fernando Henrique Ramos23 Orçamento Empresarial O período orçamentário pode variar entre empresas, mas comumente elabora-se o orçamento anual, ocorrendo desmembramento em meses, trimestres e semestres.

24 Prof. Fernando Henrique Ramos24 Orçamento Empresarial A determinação das vendas não é uma tarefa simples, depende das condições econômicas, do ciclo de vida dos produtos da empresa, do mercado, concorrentes, perfil dos clientes, etc.

25 Prof. Fernando Henrique Ramos25 Orçamento Empresarial Em empresas maduras, com vendas estáveis, a projeção pode basear-se nas vendas passadas. Em empresas novas, com séries históricas ainda não consolidads, as projeções são mais instáveis.

26 Prof. Fernando Henrique Ramos26 Orçamento Empresarial ORÇAMENTO DE CAIXA. É formado por quatro partes principais: Saldo Inicial Entradas de Caixa Previstas; Saídas de Caixas Previstas; Saldo Final ( = Saldo Inicial +Entradas de Caixa – Saídas de Caixa)

27 Prof. Fernando Henrique Ramos27 Orçamento Empresarial O orçamento de caixa deve ser desdobrado em períodos tão curtos quanto possível, visto que os fluxos de caixa são naturalmente voláteis.

28 Prof. Fernando Henrique Ramos28 Orçamento Empresarial Tal ação possibilita a antecipação e solução de problemas relacionados ao capital de giro da empresa.


Carregar ppt "Prof. Fernando Henrique Ramos1 Orçamento Empresarial Conceito: O orçamento é um plano detalhado da aquisição do resultado e de usos de recursos, financeiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google