A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gildo de Almeida Leonel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gildo de Almeida Leonel"— Transcrição da apresentação:

1 Gildo de Almeida Leonel
GESTÃO da Informação Gildo de Almeida Leonel

2 capítulo 4 Sistema de informações e vantagem competitiva

3 Tomada de decisão e sistemas de informação
Uma das principais contribuições dos sistemas de informação é a melhoria da tomada de decisão, seja para indivíduos ou grupos. A tomada de decisão nas empresas costumava limitar-se à diretoria. Atualmente, funcionários de níveis mais baixos são responsáveis por algumas dessas decisões, na medida em que os sistemas de informação tornam os dados disponíveis para camadas mais elementares da empresa.

4 Tipos de decisão Existem diferentes níveis em uma organização.
Estes são os principais atores presentes no entorno de qualquer empresa e seus nivelamentos.

5 Tipos de decisão Cada um desses níveis tem diferentes necessidades de informação para apoiar suas decisões e é responsável por diferentes tipos de decisões. As decisões são classificadas em não estruturadas e estruturadas. Decisões não estruturadas são aquelas em que o responsável pela tomada de decisão deve usar seu bom-senso, sua capacidade de avaliação e sua perspicácia na definição do problema. Cada uma dessas decisões é inusitada, importante e não rotineira, e não há procedimentos bem compreendidos ou predefinidos para toma-las. Decisões estruturadas, ao contrário, são repetitivas e rotineiras e envolvem procedimentos predefinidos, de modo que não precisam ser tratadas como se fossem novas. Em geral, decisões estruturadas são mais corriqueiras nos níveis organizacionais mais baixos, enquanto problemas não estruturados são mais comuns nos níveis mais altos da empresa.

6 Classificação de Sistemas
Uma empresa típica contará com sistemas que apoiam os processos de cada uma das principais funções de negócios – sistemas de vendas e marketing, manufatura e produção, finanças e contabilidade e recursos humanos. Esta empresa também contaria com diferentes sistemas para apoio às necessidades de tomada de decisão de cada um dos principais grupos de gerência: estratégica, tática e operacional.

7 4. 2 - Tipos de Sistemas de informações gerenciais
Estas utilizam tipos específicos de sistemas para apoiar as decisões a serem tomadas na gestão de empresa. Esses sistemas podem ser classificados como: sistemas de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão, sistemas de apoio ao executivo.

8 Sistemas de processamento de transações (SPTs)

9 Sistemas de processamento de transações ou transacionais
Os gerentes operacionais precisam de sistemas que monitorem as transações e as atividades básicas da organização, como vendas, recebimentos, entradas de dinheiro, folhas de pagamento, decisões de crédito, ou fluxo de materiais de uma fábrica. Sistemas de processamento de transações (SPTs) fornecem esse tipo de informação. O sistema de processamento de transações é um sistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias as funcionamento organizacional, tais como o registro de pedidos de venda, sistemas de reservas de hotel, folha de pagamento, manutenção do registro de funcionários e expedição.

10 Sistemas de processamento de transações ou transacionais
O principal objetivo dos sistemas nesse nível é responder a pergunta de rotina e monitorar o fluxo de transações dentro da organização. “Quantas peças há em estoque?” “O que aconteceu com o pagamento do senhor Pedro?”

11 Sistemas de processamento de transações ou transacionais
Informações Acessíveis Precisas Atualizadas

12 Sistemas de processamento de transações ou transacionais
Os gerentes precisam de SPTs para monitorar o andamento da operações internas, assim como as relações da empresa com o ambiente externo. Os SPTs também são importantes fontes de informações para outros tipos de sistema. Por exemplo, o sistema de folha de pagamento, junto com outros SPTs contábeis, fornecem dados ao sistema de livro-razão da empresa, responsável pelos registros de entradas e saídas e pela produção de relatórios como demonstração de resultados e balanço patrimonial entre outros.

13 Sistemas de processamento de transações ou transacionais
Os sistemas de processamento transações em geral são tão críticos para uma empresa que se deixarem de funcionar por algumas horas, podem causar o seu colapso e talvez danos às demais empresas ligadas a ela.

14 sistemas de GERAÇÃO DE RELATÓRIO(SGR)

15 Sistemas de geração de relatório
A gerência média ou tática precisa de sistemas que auxiliem a monitoração, o controle, a tomada de decisão e as atividades administrativas. A principal pergunta a que esses sistemas devem responder é: As coisas estão funcionando direito?

16 Sistemas de informações gerenciais
Os sistemas de gereção de relatório (SGRs) proporcionam relatórios sobre o desempenho corrente da organização. Com essa informação, é possível monitorar e controlar a empresa, além de prever seu desempenho futuro. Os SIGs resumem e relatam as operações básicas da empresa. Os dados de transações obtidos nos SPTs são comprimidos e comumente apresentados em relatórios produzidos segundo uma programação periódica. Esses sistemas geralmente não são flexíveis e sua capacidade analítica é reduzida. A maior parte dos SIGs usa rotinas simples, como resumos e comparações, em vez de modelos matemáticos sofisticados ou técnicas estatísticas avançadas.

17 Sistemas de informações gerenciais

18 Sistemas de informações gerenciais

19 Sistemas de apoio à decisão (SADs)

20 Sistemas de apoio à decisão (SADs)
Ajudam os gerentes de nível médio a tomar decisões não usuais. Eles focam problemas únicos e que se alteram com rapidez, para os quais não existe um procedimento de resolução totalmente predefinido. Tentam responder a questões tais como: Qual seria o impacto NA produção se dobrássemos as vendas em dezembro? O que aconteceria ao nosso retorno sobre o investimento se a programação de determinada fábrica se atrasasse em seis meses?

21 Sistemas de apoio à decisão (SADs)
Embora os SAD’s usem informações internas obtidas do SPT e do SIG, frequentemente recorrem a informações de fontes externas, tais como o valor corrente das ações ou os preços dos produtos de concorrentes. Esses sistemas usam uma série de modelos para analisar os dados, ou então condensam grandes quantidades de dados em formato que possam ser analisado pelos tomadores de decisão.

22 Sistemas de apoio à decisão (SADs)
Sistemas inteligentes de apoio à decisão: Uma série de técnicas inteligentes para aprimorar a tomada de decisão se baseia na tecnologia de inteligência artificial (IA). A IA consiste em sistemas baseados em computador que tentam simular o comportamento e os padrões de pensamento humano. Essas técnicas incluem sistemas especialistas.

23 Sistemas de apoio ao Executivo (SAE)

24 Sistemas de apoio ao Executivo (SAE)
Para planejamento e controle, os executivos usam modelos implícitos e intuitivos. São representações mentais da realidade, abstrações dos contextos complexos das decisões, que os executivos utilizam para simplificar seu processo de decisão, identificando as variáveis importantes, gerando e avaliando as alternativas.

25 Sistemas de apoio ao Executivo (SAE)
O SAE visa responder questões como: Quantidade de linhas de produção e tecnologia versus satisfação dos clientes internos e externos Valores de folha de pagamento para avaliação de terceirização de serviços.

26 Sistemas de apoio ao Executivo (SAE)
O objetivo desses modelos é a simplificação do processo de decisão com base no conhecimento e na experiência acumulada. Os SAEs mais conhecidos estão baseados em idéias simples e diretas: altos executivos precisam de informação que os ajude a ter acesso aos indicadores do sucesso de sua organização e ao desempenho de indivíduos críticos para esse sucesso.

27 Sistemas de apoio ao Executivo (SAE)


Carregar ppt "Gildo de Almeida Leonel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google