A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução A norma de Responsabilidade Social está baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em outras convenções das Nações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução A norma de Responsabilidade Social está baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em outras convenções das Nações."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução A norma de Responsabilidade Social está baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em outras convenções das Nações Unidas. A premissa da norma é a de acreditar e permitir que todos os locais de trabalho sejam geridos de forma que os direitos humanos básicos estejam assegurados e que a alta diretoria esteja preparada para assumir esta responsabilidade.

3 Missão da SA8000 Desenvolvida como:
“Norma universal para tratar dos direitos dos trabalhadores”. Pretendida para ser adequada a qualquer tipo de empresa. Missão geral: “Melhorar as condições de trabalho globalmente”.

4 Benefícios da SA8000 Definição clara das normas trabalhistas;
Método de auditorias garantem consistência ao longo das auditorias; A responsabilidade social como interesse do negócio; Diretrizes claras para a divulgação; Mecanismo para a melhoria contínua das condições de trabalho; Estrutura formal para envolvimento das partes interessadas.

5 Requisitos de desempenho da SA8000
Trabalho Infantil; Trabalho Forçado; Saúde e Segurança; Liberdade de Associação e Negociação Coletiva; Discriminação; Práticas Disciplinares; Horário de Trabalho; Remuneração; Sistema de Gestão.

6 Características da SA8000 Orientada pela Alta direção;
Participação de funcionários em todos os níveis; Intenção é evitar que os problemas ocorram (e não simplesmente policiar e detectar); Centrada na Melhoria Contínua; Normas trabalhistas utilizadas com base nas Convenções da OIT.

7 Nosso compromisso As empresas Manserv, LSI Serviços e LSI Logística assumem esse compromisso e adotam uma postura ética e transparente por meio da certificação das suas operações e da sua cadeia de fornecimento, garantindo aos seus colaboradores um ambiente de trabalho seguro e justo, promovendo a igualdade de tratamento e colocando o bem-estar das pessoas em primeiro lugar. Nos slides a seguir, você conhecerá os nove itens que compõem a norma e de que forma nossas empresas aplicam cada um deles.

8 ética não ao trabalho infantil
A empresa não deve se envolver ou apoiar a utilização do trabalho infantil (menores de 16 anos). Caso a empresa utilize jovens trabalhadores (com idade entre 16 e 18 anos), as horas combinadas de transporte, período escolar e horário de trabalho, não devem exceder 10 horas diárias, bem como não devem estar expostos a situações que sejam perigosas, inseguras ou insalubres.

9 Política de reparação ao trabalho infantil
Caso seja constatada a contratação e utilização de trabalho infantil, o Grupo Manserv adotará as seguintes ações para reparação desta situação: 1. Suspensão imediata do trabalho infantil; 2. Apoio adequado para que a criança volte a freqüentar normalmente a escola e de preferência em período diurno; 3. Ações que poderão ser tomadas: Oferecer bolsa-auxílio para que a criança continue estudando e, posteriormente, quando completar 16 anos, seja contratada como jovem trabalhador, seguindo as legislações aplicáveis; ou Oferecer uma cesta básica mensal até que a criança complete 16 anos e possa ser contratada como jovem trabalhador, seguindo as legislações aplicáveis; ou Oferecer vaga a um parente próximo da criança para que seja mantida a renda da família. O tratamento a cada caso será analisado individualmente e na ocasião.

10 integridade não ao trabalho forçado
A empresa não deve estar envolvida e nem deve apoiar a utilização de trabalho forçado. Os trabalhadores não poderão ter seus documentos retidos ou serem obrigados a fazer depósitos como condição para serem admitidos.

11 bem-estar saúde e segurança
A empresa deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, que inclua o acesso à água potável, banheiros limpos, equipamentos de segurança individuais e coletivos quando necessários, além de treinamentos para seu uso, tomando medidas adequadas para prevenir acidentes e danos à saúde.

12 liberdade liberdade de associação e o direito à negociação coletiva
A empresa deve respeitar o direito de todos os funcionários de formar ou se associar a sindicatos, bem como negociar coletivamente, assegurando que não haja represálias.

13 dignidade não à discriminação
A empresa deve coibir qualquer atitude de discriminação por raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, associação sindical ou política. A empresa não deve permitir comportamento sexualmente coercivo, ameaçador, abusivo ou exploratório.

14 respeito práticas disciplinares
A empresa deve coibir a utilização de punição corporal, coerções psicológicas, físicas ou abuso verbal em relação aos trabalhadores.

15 limite expediente de trabalho
A empresa não deve aplicar a seus trabalhadores uma jornada de trabalho superior a 44 horas por semana, sendo permitido um máximo de 12 horas extras semanais remuneradas, garantindo ainda, no mínimo um dia de descanso nesse período.

16 valor remuneração A empresa deve assegurar que os salários pagos satisfaçam os padrões mínimos locais, devendo sempre ser suficientes para atender às necessidades básicas dos trabalhadores e permitir alguma renda extra, além de serem pagos de maneira conveniente aos trabalhadores.

17 comprometimento sistema de gestão
A empresa deve definir os procedimentos para efetiva implementação da administração e revisões dos comprometimentos da SA 8000, designando funcionários responsáveis por manter dados, encaminhar preocupações e tomar medida corretivas.

18 comprometimento sistema de gestão Política da Responsabilidade Social
Análise Critica pela Direção Representante da Empresa Planejamento e Implementação Controle de Fornecedores Tratamento das Preocupações e Tomando Ação Corretiva Comunicação Externa Acesso para Verificação Registros

19 Política da Responsabilidade Social
Nós acreditamos que as pessoas fazem a diferença. Assim, valorizamos a transparência nas relações, respeito ao ser humano, honrar nossos compromissos, preservar e sustentar o meio ambiente e ter orgulho do que fazemos.

20 Prazo de Implantação Prazo previsto para implantação de alguns projetos sociais : De 6 meses à 2 anos. * Doações de cestas básicas à comunidade em função de suas metas produtivas; * Programa de diversidade - Criação de vagas para pessoas portadoras de alguma deficiência física; * Programa Menor aprendiz para especialização profissional.

21

22 representantes Representantes Corporativos: Representantes UTs:
Saúde e Segurança: Pedro Rando Neto Responsabilidade Social: Priscila Ramillo Fieno Representante dos Colaboradores: Juliana Fontanezi Representantes UTs: UT : Coordenador da UT UT SSO: Técnico de Segurança UT Responsabilidade dos Colaboradores: (Eleger)

23 DESENVOLVIMENTO HUMANO 2009 – Todos os direitos reservados
Proibida reprodução total ou parcial sem a autorização da empresa


Carregar ppt "Introdução A norma de Responsabilidade Social está baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em outras convenções das Nações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google