A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Módulo de Prevenção de Acidentes – ACI Prof.ª Cleverson Luis Lima de souza

2 Consolidar todo o conhecimento construído durante o módulo
OBJETIVO Consolidar todo o conhecimento construído durante o módulo

3 A Legislação Prevencionista no Brasil
Em 1977, através da Lei n de 23/12/1977, aprovada pela portaria de 08/06/1978: Institui as NR´s – Normas Regulamentadoras , aprovada pela portaria de 08/06/78

4 CONHECENDO OS RISCOS OCUPACIONAIS
Os Riscos encontrados no ambiente de trabalho são: Físicos Químicos Biológicos Ergonômicos Acidentes ou mecânicos

5 MEDIDAS DE CONTROLE DOS RISCOS OCUPACIONAIS
DOCUMENTOS QUE O TST DEVE MANTER BEM ORGANIZADOS E DEVIDAMENTE ARQUIVADOS: Ficha de Controle de Entrega de EPI, Relatório de Inspeções de Segurança, CAT - Comunicações de Acidentes do Trabalho, Todas as liberações de atividades de riscos eminentes (altura, espaço confinado, serviço a quente, dentre outras).

6 MAPA DE RISCOS O Mapa de Risco é uma representação gráfica dos fatores existentes no local de trabalho, com potencial para acarretar prejuízos á saúde do trabalhador: acidentes e/ou doenças de trabalho.

7 Bloqueio/Sinalização de Máquinas/Equipamentos
O TST deve estar atento e agir de forma a assegurar que a manutenção de máquinas e equipamentos sejam realizadas de forma programada e organizada, seguindo as recomendações de segurança.

8 Bloqueio/Sinalização de Máquinas/Equipamentos

9 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado Pelo trabalhador, destinado á proteção de riscos Suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde do trabalhador.

10 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA
São equipamentos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade.

11 CONCEITOS IMPORTANTES PARA PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES
Grave e Iminente Risco (GIR) “3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ambiental de trabalho que Possa causar acidente do trabalho ou doença profissional com lesão á integridade física do trabalhador.”

12 CONCEITOS IMPORTANTES PARA PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES
COMUNICAÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO – CAT Foi prevista inicialmente na Lei nº 5.316/67, com todas as alterações ocorridas posteriormente até a Lei nº 9.032/95, regulamentada pelo Decreto nº 2.172/97. A Lei nº 8.213/91 determina no seu artigo 22 que todo acidente do trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pela empresa ao INSS, sob pena de multa em caso de omissão.

13 CONCEITOS IMPORTANTES PARA PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES
ANÁLISE/INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES Os elementos que devem ser coletados e identificados para que uma investigação de acidente seja realmente completa, são muitos. As razões do sucesso, seja o elemento grande ou pequeno, significativo ou insignificante, necessita ser identificado, fotografado, listado ou marcado de alguma maneira, de modo que possa ser valioso no “panorama completo” para que se chegue á conclusão real do porquê do acontecido.

14 CONCEITOS IMPORTANTES PARA PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES
Procedimentos adequados para uma análise de acidente: Identificar as provas; Identificar os fatores que contribuíram para o acidente; Registrar através de fotos ou fazer um esboço da cena do acidente; Fazer anotações; Entrevistar as testemunhas.

15 Inspeções de Segurança
TIPOS DE INSPEÇÕES: Rotina Periódicas Especiais Oficiais Eventual

16 Para que a Inspeção seja um sucesso!
Boa observação (detalhes) Bom registro (evidências) Boa comunicação (setores envolvidos) Bom acompanhamento (prazos das ações)

17 Atividade 1°- Faça um resumo de tudo que você aprendeu no modulo de prevenção de acidentes. Obs, no mínimo de conter 3 paginas.

18 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!!
Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA

19 ATIVIDADE Prazo de entrega: até 06/10/2012 até às 23:00h
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR.

20 Dúvidas Acesse o Fórum Chat dia 27/09/12 no horário: das 20h30 às 22 h


Carregar ppt "FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google