A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 4 Prof.ª Cleverson Luis Lima de Souza FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 4 Prof.ª Cleverson Luis Lima de Souza FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 4 Prof.ª Cleverson Luis Lima de Souza FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

2 Competências a serem trabalhadas nesta aula Identificar,levando em consideração os riscos ocupacionais, as medidas adequadas de proteção coletivas e individuais de acordo com a natureza dos riscos ocupacionais.

3 Competências a serem trabalhadas nesta aula Manusear EPC e EPI de forma segura e adequada de acordo com o risco de Acidentes Orientar equipes de trabalhadores no uso correto dos EPC´s e EPI´S.

4 É todo dispositivo, sistema, ou meio, fixo ou móvel de abrangência coletiva, destinado a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores usuários e terceiros. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA Prensa MANHNKE Dispositivo fotocélula Dispositivo de acionamento manual

5 ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO DO EPC Os Equipamentos de Proteção Coletiva adotados serão específicos ao tipo de risco encontrado no ambiente de trabalho, podendo ser implementado em praticamente toda atividade produtiva. Trata-se de um guarda corpo, a fim de, proteger contra quedas de colaboradores no fosso da máquina.

6 ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO DO EPC Equipamentos de Proteção Coletiva, utilizados em trabalhos Em Eletricidade.

7 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA Sinalização com cones, cavaletes, fitas de demarcação, placas de avisos e advertências.

8 Sinalização e Bloqueio de Válvulas e Equipamentos Bloqueio de Válvula Kit de Bloqueio e Travamento de Máquinas e Equipamentos Etiquetas de Advertência/ Manutenção de Máquinas.

9 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Equipamento de Proteção Individual EPI, é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador,destinado á proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho

10 EQUPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL O EPI, de fabricação nacional ou estrangeira, só poderá ser posto á venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do MTE.

11 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL O EPI só deverá ser utilizado nas seguintes situações: Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção ; Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; Para atender a situações de emergência.

12 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Deveres do Empregador Adquirir o adequado ao risco de cada atividade; Exigir o uso; Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;

13 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;

14 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Comunicar ao MTE qualquer irregularidade Observada. registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

15 FICHA DE CONTROLE DE ENTREGA DE EPI

16 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Deveres do Empregado: Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservação; Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para o uso; Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

17 CLASSIFICAÇÃO DOS EPI´s EPI para proteção da cabeça. EPI para proteção dos olhos e face. EPI para proteção auditiva. EPI para Proteção Respiratória

18 CLASSIFICAÇÃO DOS EPI´s EPI para proteção do tronco; EPI para dos membros superiores; EPI para dos membros inferiores; EPI para proteção do corpo inteiro; EPI para proteção contra quedas com diferença de nível.

19 CLASSIFICAÇÃO DOS EPI´s

20

21

22 ATIVIDADE 1.Você como futuro TST, agiria se estivesse trabalhando numa empresa que a política de segurança fosse ZERO e você recebesse a missão de montar uma política de conscientização? 2.Descreva as suas principais estratégias a serem implantadas e elabore um cronograma de atividades a serem adotadas e cumpridas.

23 João da Silva, soldador, teve seu olho direito atingido por uma limalha quente, ao fazer o acabamento de uma solda, utilizando o martelo para esse fim. Seu horário de trabalho é das 8 às 17 horas, o acidente aconteceu às 16:30 h. A Empresa NÃO fornece os EPIs necessários a função. João tem 18 anos de profissão. Houve uma lesão com perda total da visão, tornando-o incapacitado para realizar sua função. Obs.:Ao saber da ocorrência do acidente, a empresa recebeu a visita do Fiscal do MTE solicitando vários documentos, tais como: Ficha funcional do João, Ficha de Entrega de EPI, Ata de Frequência do último treinamento que João participou. Como você vai proceder diante desta situação legal? ESTUDO DE CASO

24 ATIVIDADE 3.Quais sãos os principais EPI´s para trabalho com Riscos Químicos, Físico(Ruído, vibrações e Raio X)? Qual a finalidade de cada um deles? 4.Você está acompanhando uma atividade em obra de 20 andares, antes de iniciar o expediente, você irá realizar o Diálogo Diário de Segurança(DDS), quais os assuntos você irá abordar? E por qual motivo serão estes?

25 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!! Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. Conclusão: Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Disponível no AVA

26 Prazo de entrega: até 23/11/2013 até às 23:00h ATIVIDADEATIVIDADE EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR.

27 Dúvidas Acesse o Fórum Acesse o Fórum Chat dia 14/11/12 no horário:das 20h30 às 22 h Chat dia 14/11/12 no horário:das 20h30 às 22 h 27


Carregar ppt "Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 4 Prof.ª Cleverson Luis Lima de Souza FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google