A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
EPI – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Vivaldo Olimpio Duarte Téc. de Seg. do Trabalho DSST Reg. Nº SC/

2 Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

3 Obrigatoriedade Lei de 22/12/77 altera o Capitulo V do Titulo II da CLT, estabelecendo uma série de dispositições quanto a segurança e Medicina do trabalho. Portaria nº 3.214/78, aprova as Normas Regulamentadoras – NR do mesmo Capitulo. Inicia com 28 Normas, dentre as quais a NR-06 – Equipamentos de Proteção Individual.

4 Legislação A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, de forma gratuita, EPI adequado ao risco, em prefeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:(6.3) Sempre que medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; b) Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas. c) Para atender situações de emergências;

5 Obrigações do Empregador
Cabe ao Empregador: (6.6) Adquirir o adequado ao risco da atividade; Exigir seu uso; Fornecer somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente; Orientar e treinar o trabalhador quanto a seu uso, guarda e conservação; Substituir imediatamente quando extraviado ou danificado; Responsabilizar-se por sua manutenção e higienização; Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.

6 Obrigações do Empregado
Cabe ao Empregador: (6.7) Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda e conservação; Comunicar qualquer alteração que torne impróprio para uso; Cumprir as determinações do empregador sobre seu uso adequado.

7 RESPONSABILIDADES A legislação trabalhista prevê que:
É OBRIGAÇÃO DO EMPREGADOR Fornecer os EPI’s adequados ao trabalho; Instruir e treinar quanto ao uso dos EPI’s; Fiscalizar e exigir o uso dos EPI’s; Repor os EPI’s danificados;

8 É OBRIGAÇÃO DO TRABALHADOR
Usar e conservar os EPI’s; Quem falhar nestas obrigações poderá ser responsabilizado; O empregador poderá responder na área civil ou Criminal, além de ser multado pelo Ministério do Trabalho.

9 O FUNCIONÁRIO O funcionário está sujeito a sanções trabalhistas podendo até ser demitido por justa causa; É recomendado que o fornecimento de EPI’s, bem como treinamentos ministrados, sejam registrados através de documentação apropriada para eventuais esclarecimentos em causas trabalhistas.

10 LAVAGEM E MANUTENÇÃO Os EPI’s devem ser lavados e guardados corretamente para assegurar maior vida útil e eficiência. Os EPI’s devem ser lavados e guardados separados das roupas comuns. A lavagem deve ser feita de forma cuidadosa, preferencialmente com sabão neutro (sabão de coco). As vestimentas não devem ficar de molho. Em seguida as peças devem ser bem enxaguados para remover todo o sabão.

11 AQUISIÇÃO DOS EPI'S O Ministério do Trabalho testa a qualidade dos EPI’s disponíveis no mercado através da emissão do Certificado de Aprovação (C.A.). O fornecimento e a comercialização de EPI’s sem o C.A. é considerado crime e tanto o comerciante quanto o empregador ficam sujeitos às penalidades previstas em lei.

12 PRINCIPAIS EPIs USADOS NAS EMPRESAS
Luvas Respiradores Jaleco Viseira facial Avental

13 OBJETOS DE ADORNO BONITOS, MAS PERIGOSOS
Brincos, colares, pulseiras, relógios, amuletos e outras jóias não são permitidos durante o trabalho, pois além do risco de acidente, podem conter impurezas que comprometem a qualidade do material em processo . Retire, principalmente, anéis e alianças por representarem elevado risco de lesão para mãos e dedos . (EXEMPLO)

14 ACIDENTE BONITOS MAS PERIGOSOS

15 SÃO PERDIDOS POR ANO NO BRASIL APROX. 200.000 DEDOS NO TRABALHO.

16 ATO/CONDIÇÃO INSEGURO

17 ATO/CONDIÇÃO INSEGURO

18 ATO/CONDIÇÃO INSEGURO

19 ATO/CONDIÇÃO INSEGURO

20 ATO/CONDIÇÃO INSEGURO

21 ACIDENTES POR FALTA EPIs

22 ACIDENTES POR FALTA EPIs

23 ACIDENTES POR FALTA EPIs

24 ACIDENTES POR FALTA EPIs

25 ACIDENTES POR FALTA EPIs

26 ACIDENTES POR FALTA EPIs

27 ACIDENTES POR FALTA EPIs

28 ACIDENTES POR FALTA EPIs

29 SEGURANÇA QUANDO TUDO VAI BEM, NINGUÉM LEMBRA QUE EXISTE.
QUANDO VAI MAL, DIZEM QUE NÃO EXISTE. QUANDO É PARA GASTAR, ACHA-SE QUE NÃO EXISTE. PORÉM, QUANDO REALMENTE NÃO EXISTE, TODOS CONCORDAM QUE DEVERIA EXISTIR!!!


Carregar ppt "UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google