A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 5 Prof.ª cleverson Luis Lima de Souza

2 Competências a serem trabalhadas nesta aula
Conhecer os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, mais utilizados. Conhecer a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e ser capaz de atuar como gestor da mesma.

3 Recapitulando Equipamento de Proteção Individual EPI, é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador,destinado á proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho

4 Recomendações para o uso do EPI
Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam proteção completa; Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; Para atender a situações de emergência.

5 EPIs: Deveres do Empregador
Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade; Assegurar o uso; Fornecer ao trabalhador somente EPI com CA (Certificado de Aprovação)

6 EPIs: Deveres do Empregador
Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; Substituir imediatamente; Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; Registrar o fornecimento ao trabalhador.

7 FICHA DE CONTROLE DE ENTREGA DE EPI

8 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

9 CIPA

10 Constituição É obrigada a constituir e manter a CIPA por estabelecimento toda a Instituição que admita trabalhadores como empregados.

11 Como Dimensionar a CIPA
QUADRO I: Dimensionamento de CIPA. QUADRO II: Agrupamento de setores econômicos pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, para dimensionamento de CIPA. QUADRO III: Relação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, com correspondente agrupamento para dimensionamento de CIPA .

12 REPRESENTANTES DOS EMPREGADOS:
Montando a CIPA... REPRESENTANTES DOS EMPREGADOS: Eleitos em escrutínio secreto. Titulares e suplentes determinados pela ordem decrescente de votos. Têm estabilidade de 2 anos.

13 REPRESENTANTES DO EMPREGADOR:
Montando a CIPA... REPRESENTANTES DO EMPREGADOR: Indicados pelo Gestor da Empresa. Não tem estabilidade. O presidente é representante do Empregador.

14 Processo Eleitoral CONVOCAR A ELEIÇÃO 60 DIAS ANTES DO TÉRMINO DO MANDATO. 55 DIAS ANTES DEVE-SE FORMAR A COMISSÃO ELEITORAL REALIZAR ELEIÇÃO 30 DIAS ANTES DO TÉRMINO DO MANDATO PERÍODO DE INSCRIÇÃO DE 15 DIAS. INDIVIDUAL. COM COMPROVANTE

15 Processo Eleitoral Informar ao MTE e ao Sindicato o Edital de Convocação de Eleição. Eleição deve acontecer no horário normal do trabalho. O candidatos tem estabilidade provisória até a apuração. Guardar os documentos relativos a eleição por 5 anos (no mínimo).

16 Quorum para Eleição Havendo participação inferior a cinqüenta por cento dos empregados na votação, não haverá a apuração dos votos e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação que ocorrerá no prazo máximo de dez dias

17 Treinamento da CIPA Antes da posse, para CIPA a partir do 2º mandato.
Até 30 dias após a posse, para o 1º mandato. Carga horária de 20 horas (não pode exceder 8 horas diárias)

18 Conteúdo Curso da CIPA Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo. Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;

19 Conteúdo Curso da CIPA Noções sobre a AIDS, e medidas de prevenção
Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos Organização da CIPA e outros assuntos pertinentes.

20 ATIVIDADE Com base na política de conscientização elaborada por você na atividade anterior, elabore um DDS, de apenas 1 página, sobre a importância do uso dos EPIs. Enriqueça esse DDS com ilustração pertinente, de forma que fique bem atrativo aos trabalhadores. Faça uma pesquisa e monte um relatório sobre os EPIs para serviços com eletricidade, contendo as especificações, orientações para uso e cuidados.

21 ATIVIDADE A atual CIPA terá seu mandato encerrado no dia 30 de junho de Monte o calendário de eleição para a próxima gestão e elabore os editais do processo.

22 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!!
Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA

23 ATIVIDADE Prazo de entrega: até 30/11/2013 até às 23:00h
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR.

24 Dúvidas Acesse o Fórum Chat dia 21/11/13 no horário: das 20h30 às 22 h


Carregar ppt "FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google