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PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.

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1 PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua atuação frente às necessidades e demandas do mercado. A sua razão de ser, sua própria visualização no futuro, a definição de seus valores, de seus objetivos e a consolidação de um plano de trabalho composto por ações operacionais deve fazer parte da estratégia para a promoção de seu crescimento e êxito.

2 PLANEJAMENTO É um processo desenvolvido com o objetivo de alcançar uma determinada situação almejada, de modo mais eficiente e eficaz, otimizando esforços e recursos existentes na organização.

3 PLANEJAMENTO São um conjunto de decisões antecipadas que permite estabelecer a direção a ser seguida diante das influências do ambiente direcionando as ações ao alcance dos seus objetivos e resultados desejados. Para isso, existem diversos níveis de planejamento praticados por uma organização.

4 PLANEJAMENTO Nível Planejamento Conteúdo Prazo Características
Macroorientado: aborda a empresa como uma totalidade Institucional Estratégico Genérico e Sintético Longo Menos genérico e mais detalhado Aborda cada unidade de trabalho ou cada unidade de custo separadamente Intermediário Tático Médio Microorientado: aborda cada tarefa ou operação isoladamente Operacional Operacional Detalhado e analítico Curto

5 ESTRATÉGICO/TÁTICO/OPERACIONAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO/TÁTICO/OPERACIONAL Planejamento Estratégico Estratégia Organizacional Planejamento Tático Processos Organizacionais Operações Organizacional Planejamento Operacional

6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O conceito de estratégico diz respeito a tudo o que se refere às relações entre a empresa e o seu ambiente. São decisões voltadas para os problemas externos, mais especificamente relacionados com a escolha do composto de produtos e dos mercados em que tais produtos (e ou serviços) serão colocados.

7 PLANEJAMENTO TÁTICO Representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de atingir os objetivos organizacionais anteriormente propostos (CHIAVENATO, 1994).

8 PLANEJAMENTO TÁTICO Trabalha com a decomposição dos objetivos estratégicos e políticos estabelecidos no planejamento estratégico. É desenvolvido em níveis de áreas funcionais com a finalidade de utilização dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos.

9 PLANEJAMENTO OPERACIONAL
É a formalização do planejamento através de documentos escritos, metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidos. É a fase do processo gerencial que objetiva otimizar o desempenho da empresa em função de um determinado período através da participação dos gestores e apoio de um sistema de orçamentação

10 PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Preocupa-se com os métodos operacionais e alocação de recursos: Detalhamento das etapas do projeto; Métodos, processos e sistemas aplicados; Pessoas: responsabilidade, função, atividades/tarefas; Equipamentos necessários; Prazos e cronograma.

11 PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Planos que especificam os detalhes de como devem ser alcançados os objetivos organizacionais globais; Detalhado e analítico; Curto prazo; Microorientado; Como fazer: Procedimento (método); Orçamento (recursos); Programação (tempo); Regulamento (comportamento).

12 PLANEJAMENTO Planos Táticos Planos Operacionais Planejamento
Financeiro Fluxo de Caixa Investimentos Aplicações Planejamento Estratégico Planejamento da Produção Produção Alcance dos Objetivos Departamentais Manutenção Abastecimento Planejamento de Marketing Vendas Propaganda Planejamento de RH Treinamento

13 POR QUE PLANEJAR? Como estamos indo? Estamos indo bem ou indo mal?
Em que vamos bem e em que vamos mal? Planeja-se para saber em que investir e em que manter investimentos.

14 POR QUE PLANEJAR? Planeja-se para que o pessoal se conscientize dos objetivos. Planeja-se para a integração e a coordenação das pessoas e unidades da empresa. Planeja-se para administrar situações excepcionais. Planeja-se para intervir no futuro.

15 OBJETIVOS Objetivos são os resultados desejados, propósitos, intenções que as pessoas e as organizações pretendem alcançar, por meio da aplicação de recursos.

16 OBJETIVOS Agregar valor ao cliente Agregar valor ao funcionário
Agregar valor aos sócios ou acionistas Participação de mercado

17 OBJETIVOS Uma empresa é avaliada pelo todo, por seu potencial de lucro, tecnologia absorvida, qualidade dos produtos ou serviços, estratégias financeiras, preços, imagem, participação de mercado etc, e não somente pelo lucro

18 CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS
Natureza Prazo Forma

19 NATUREZA DOS OBJETIVOS
GERAIS E ESPECÍFICOS Gerais, diz respeito a toda organização, cabendo à alta administração a tarefa de defini-los. É a partir do objetivo geral que cada nível intermediário identifica e define os objetivos específicos e metas.

20 PRAZO DOS OBJETIVOS Longo prazo é o de maior abrangência, também denominado objetivo geral é a missão da empresa, ou seja, a razão ou propósito de sua existência, do ponto de vista de sua utilidade para os clientes. Curto Prazo – também designado como metas, são definidos de forma específica em atividades a serem cumpridas num breve espaço de tempo. Ex: produzir e vender certa quantidade no mês, atender a certo número de clientes no próximo semestre, atingir um certo grau de liquidez no trimestre etc.

21 FORMA DOS OBJETIVOS Quantitativos são vinculados a fatores passíveis de quantificação. É importante pois estabelece parâmetros mensuráveis para a sua avaliação em termos físicos e financeiros. Ex: aumentar de 5 para 7% a participação de mercado de um determinado produto ou aumentar em 8% o retorno atual sobre o investimentos no prazo de 1 ano. Qualitativos geralmente estão vinculados a fatores subjetivos e de difícil quantificação e mensuração. Ex: melhorar a qualidade do serviço ou identificar o apelo que tem a marca para os clientes.


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