A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO VAREJO VIVO CENTRO ANTIGO RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008 – 2010 PROJETO VAREJO VIVO CENTRO ANTIGO RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008 – 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO VAREJO VIVO CENTRO ANTIGO RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008 – 2010 PROJETO VAREJO VIVO CENTRO ANTIGO RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008 – 2010."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO VAREJO VIVO CENTRO ANTIGO RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008 – 2010 PROJETO VAREJO VIVO CENTRO ANTIGO RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008 – 2010

2 OBJETIVOS DO PROJETO Aumentar a competitividade dos pequenos negócios; Estimular o espírito associativista e a cultura da cooperação; Contribuir para a permanência do Centro Antigo como uma das maiores e tradicionais aglomerações de comércio varejista e de fornecimento de serviços.

3 ANTECEDENTES 1998 – Contato da AECASA com Sebrae; 1999 – I Workshop do Centro da Cidade – 128 empresários; 2000 – Proder / Criação do Fórum Municipal para o Desenvolvimento Sustentável do Centro da Cidade; 2000 – 2007 / Várias ações desenvolvidas em parceria com o Fórum e outras entidades públicas e privadas;

4 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Em 2008 o SEBRAE assina acordo de cooperação com a SECULT / ERCAS, Fórum Municipal do Centro da Cidade e SINDFEIRA. Decidiu-se então que as atenções do grupo deveriam se voltar para a Baixa dos Sapateiros e Barroquinha por serem áreas mais comercialmente degradadas.

5 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 O SEBRAE viabilizou a realização de um programa de capacitação para empregados e donos de lojas (Escola do Varejo, Técnicas de Vendas. Atendimento ao Cliente, etc.), envolvendo no total mais de 100 pessoas. O SENAC e a CDL também apoiaram a iniciativa. O Escritório de Referência desenvolveu para a Baixa dos Sapateiros e Barroquinha um Projeto contemplando reforma de fachadas, recuperação de passeios e ruas, iluminação pública, etc.

6 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 DIRETORIA DA ALBASA DIRETORIA DA ALBASA COMISSÕES MARKETING E PUBLICIDADE MARKETING E PUBLICIDADE MOBILIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO MOBILIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO CAPTAÇÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPTAÇÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS MODERNIZAÇÃO EMPRESARIAL MODERNIZAÇÃO EMPRESARIAL RESP. SOCIAL COMISSÕES DE TRABALHO REORGANIZAÇÃO INTERNA REORGANIZAÇÃO INTERNA Orientados os empresários se mobilizaram e criaram Comissões de Trabalho. A idéia é foi construir uma NOVA ALBASA. FÓRUM ORDENAMENTO, OBRAS E TRANITO ORDENAMENTO, OBRAS E TRANITO

7 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Criação do boletim informativo. Participação na Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae;

8 Recadastramento dos estabelecimentos comerciais da Baixa dos Sapateiros e Barroquinha. Foram levantados dados de aproximadamente 320 empresas; PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Aplicação de amplo programa de capacitação para empresários e gerentes do Centro Antigo, em parceria com o Fórum, ERCAS, ALBASA e CDL

9 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Reformulação do Estatuto Social da ALBASA, com consultoria Jurídica do SEBRAE, e formação de chapa eleitoral para nova diretoria. Articulação institucional com a Prefeitura e Câmara de Vereadores. Negociação com empresas de cartões de crédito para obtenção de condições diferenciadas de operação. Construção do Planejamento Estratégico da ALBASA 2011.

10 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Diagnóstico da situação atual da Rua Ruy Barbosa, com foco nas atividades comerciais, particularmente os antiquários.

11 Participação dos feirantes da Feira de São Joaquim na Feira do Empreendedor como estratégia de marketing para divulgação do espaço comercial, e consolidação da sua imagem como maior centro popular de compras de gêneros alimentícios e de cultura de Salvador Elaboração de projetos para captação de recursos para o SINDIFEIRA, e apoio técnico nas negociações do Sindicato com os poderes públicos para a resolução de problemas administrativos e infra- estruturais PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010

12 Parceria com o Fórum Municipal para o Desenvolvimento Sustentável do Centro da Cidade, para realização de um amplo programa de capacitação dirigido para empresários do território. A parceria deverá ter continuidade em PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010

13 Capacitação de empreendedores ambulantes do Pelourinho, objetivando contribuir para o ordenamento do comércio de rua da localidade. Realização do Censo Empresarial do Centro Histórico, com o levantamento de dados e informações no espaço compreendido entre a Praça Castro Alves, Pelourinho e o Largo do Santo Antonio. O trabalho, que atendeu a uma solicitação do Fórum e da ACOPELÔ.

14 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Participação na Câmara Temática de Planejamento, Comércio, Serviços, Emprego e Renda, grupo de trabalho que contribuiu para a construção do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador.

15 EXPECTATIVAS PARA 2011 Estruturação da ALBASA, para servir como referência para as outras associações e grupos do território, contribuindo para a quebra da resistência dos empresários à cultura da cooperação; Continuidade da parceria com o Fórum, para execução de planos, projetos, e programas de capacitação (treinamentos e consultorias) conjuntos; Formação de um grupo referencial de empresas, onde possam ser implementados individualmente métodos modernos de administração, inclusive com o uso de TI; Continuidade da parceria com o ERCAS, com a efetiva implantação dos projetos infra-estruturais previstos para o território, e expansão da metodologia utilizada na Baixa dos Sapateiros e Barroquinha para a Ruy Barbosa e demais áreas.


Carregar ppt "PROJETO VAREJO VIVO CENTRO ANTIGO RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008 – 2010 PROJETO VAREJO VIVO CENTRO ANTIGO RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008 – 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google