A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS"— Transcrição da apresentação:

1 RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS
PROJETO VAREJO VIVO CENTRO ANTIGO RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008 – 2010

2 OBJETIVOS DO PROJETO Aumentar a competitividade dos pequenos negócios;
Estimular o espírito associativista e a cultura da cooperação; Contribuir para a permanência do Centro Antigo como uma das maiores e tradicionais aglomerações de comércio varejista e de fornecimento de serviços.

3 ANTECEDENTES 1998 – Contato da AECASA com Sebrae;
1999 – I Workshop do Centro da Cidade – 128 empresários; 2000 – Proder / Criação do Fórum Municipal para o Desenvolvimento Sustentável do Centro da Cidade; 2000 – 2007 / Várias ações desenvolvidas em parceria com o Fórum e outras entidades públicas e privadas;

4 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Em 2008 o SEBRAE assina acordo de cooperação com a SECULT / ERCAS, Fórum Municipal do Centro da Cidade e SINDFEIRA. Decidiu-se então que as atenções do grupo deveriam se voltar para a Baixa dos Sapateiros e Barroquinha por serem áreas mais comercialmente degradadas.

5 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 O Escritório de Referência
desenvolveu para a Baixa dos Sapateiros e Barroquinha um Projeto contemplando reforma de fachadas, recuperação de passeios e ruas, iluminação pública, etc. O SEBRAE viabilizou a realização de um programa de capacitação para empregados e donos de lojas (Escola do Varejo, Técnicas de Vendas. Atendimento ao Cliente, etc.), envolvendo no total mais de 100 pessoas. O SENAC e a CDL também apoiaram a iniciativa.

6 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 COMISSÕES DE TRABALHO
DIRETORIA DA ALBASA FÓRUM Orientados os empresários se mobilizaram e criaram Comissões de Trabalho. A idéia é foi construir uma NOVA ALBASA. COMISSÕES REORGANIZAÇÃO INTERNA MOBILIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO CAPTAÇÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS MODERNIZAÇÃO EMPRESARIAL ORDENAMENTO, OBRAS E TRANITO MARKETING E PUBLICIDADE RESP. SOCIAL

7 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Participação na Feira do
Empreendedor, promovida pelo Sebrae; Criação do boletim informativo.

8 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Recadastramento dos
estabelecimentos comerciais da Baixa dos Sapateiros e Barroquinha. Foram levantados dados de aproximadamente 320 empresas; Aplicação de amplo programa de capacitação para empresários e gerentes do Centro Antigo, em parceria com o Fórum, ERCAS, ALBASA e CDL

9 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Articulação institucional
Reformulação do Estatuto Social da ALBASA , com consultoria Jurídica do SEBRAE, e formação de chapa eleitoral para nova diretoria. Articulação institucional com a Prefeitura e Câmara de Vereadores. Negociação com empresas de cartões de crédito para obtenção de condições diferenciadas de operação. Construção do Planejamento Estratégico da ALBASA 2011.

10 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Diagnóstico da situação
atual da Rua Ruy Barbosa, com foco nas atividades comerciais, particularmente os antiquários.

11 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Participação dos feirantes da
Elaboração de projetos para captação de recursos para o SINDIFEIRA, e apoio técnico nas negociações do Sindicato com os poderes públicos para a resolução de problemas administrativos e infra- estruturais Participação dos feirantes da Feira de São Joaquim na Feira do Empreendedor como estratégia de marketing para divulgação do espaço comercial, e consolidação da sua imagem como maior centro popular de compras de gêneros alimentícios e de cultura de Salvador

12 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Parceria com o Fórum Municipal
para o Desenvolvimento Sustentável do Centro da Cidade, para realização de um amplo programa de capacitação dirigido para empresários do território. A parceria deverá ter continuidade em 2011.

13 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Capacitação de empreendedores ambulantes do Pelourinho, objetivando contribuir para o ordenamento do comércio de rua da localidade. Realização do Censo Empresarial do Centro Histórico, com o levantamento de dados e informações no espaço compreendido entre a Praça Castro Alves, Pelourinho e o Largo do Santo Antonio. O trabalho, que atendeu a uma solicitação do Fórum e da ACOPELÔ.

14 PRINCIPAIS AÇÕES 2008 – 2010 Participação na Câmara
Temática de Planejamento, Comércio, Serviços, Emprego e Renda, grupo de trabalho que contribuiu para a construção do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador.

15 EXPECTATIVAS PARA 2011 Estruturação da ALBASA, para servir como referência para as outras associações e grupos do território, contribuindo para a quebra da resistência dos empresários à cultura da cooperação; Continuidade da parceria com o Fórum, para execução de planos, projetos, e programas de capacitação (treinamentos e consultorias) conjuntos; Formação de um grupo referencial de empresas, onde possam ser implementados individualmente métodos modernos de administração, inclusive com o uso de TI; Continuidade da parceria com o ERCAS, com a efetiva implantação dos projetos infra-estruturais previstos para o território, e expansão da metodologia utilizada na Baixa dos Sapateiros e Barroquinha para a Ruy Barbosa e demais áreas.


Carregar ppt "RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google