A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República - 2002 Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República - 2002 Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo."— Transcrição da apresentação:

1 REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI

2 Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República - 2002 Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo de Atenção à Primeira Infância – NAPI, em 2006 Rede Nacional Primeira Infância – RNPI – 2007 Início com 17 Organizações. Hoje são 80 Processo de formação de Redes Estaduais Já tem articulações internacionais com outras redes

3 Objetivos e sede Objetivo: defender e promover os direitos das crianças na primeira infância (período até 6 anos) Sede: na Organização membro do Grupo Gestor que estiver no exercício da Secretaria Executiva

4 Natureza A RNPI é uma articulação nacional de organizações da sociedade civil, do governo, de organizações multilaterais, do setor privado e de outras redes, que atuam na promoção da primeira infância e que tenham formalmente aderido à sua Carta de Princípios.

5 Missão Fomentar a elaboração, o aprimoramento e integração das políticas nacionais para as crianças até seis anos de idade; Monitorar e avaliar sua implementação; Consolidar e disseminar informações e referências sobre as temáticas da primeira infância; Organizar ações de mobilização social e política para a realização de suas propostas.

6 Princípios A primeira infância é a fase primordial para o desenvolvimento e a formação da pessoa; A criança é cidadã, sujeito de direitos, único, insubstituível e tem valor em si mesmo; A criança deve ser respeitada e valorizada na sua identidade, e características de desenvolvimento, sem qualquer discriminação.

7 Princípios O atendimento da criança de até seis anos deve ser tratado por políticas públicas gerais e específicas, visando ao desenvolvimento integral e integrado; A criação de vínculos afetivos e sociais da criança são fundamentais para o desenvolvimento da criança; A família e, no caso de sua ausência, os cuidadores são essenciais no cuidado e educação da criança.

8 Estrutura Assembléia Grupo Gestor Secretaria Executiva Grupos de Trabalho

9 Atividades Comunicação, Informação e Divulgação (Boletins, Site, Portfólio); Intercâmbio (em rede e inter-organizações); Apoio a ações de Organizações integrantes; Projetos, Planos, Estudos, Cartas, Sugestões; Grupos de trabalho (GT Crianças de 6 anos no EF); Acompanhamento das proposições legislativas (Congresso Nacional); Organização, mobilização, participação: ação política e contribuição técnica.

10 Atividades Articulações (Red Latino-americana, CLADE, Redes Sociais-Escola de Redes, ABMP, ARNEC..); Participação em ações, eventos, debates, fóruns (ex. EBBS, Plano Brasil 2022, BIRD, Oficinas de Formação-Instituto Zero a Seis, Seminários: Save the Children, Aliança pela Infância, OMEP, CEO, Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura de Paz/Senado, ABEBÊ, Avante, Plano BIRD. No exterior: World Forum/Belfast, Encontro Latino- americano/Bogotá e Cali, UFPEL/Caracas, UNESCO/Moscou, CINDI/Monterrey...).


Carregar ppt "REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República - 2002 Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google