A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

KEILA ALVES DE SOUZA EURISMAR ALVES FERREIRA. A CONFINTEA objetiva promover o diálogo e avaliação sobre políticas de educação e aprendizagem de jovens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "KEILA ALVES DE SOUZA EURISMAR ALVES FERREIRA. A CONFINTEA objetiva promover o diálogo e avaliação sobre políticas de educação e aprendizagem de jovens."— Transcrição da apresentação:

1 KEILA ALVES DE SOUZA EURISMAR ALVES FERREIRA

2 A CONFINTEA objetiva promover o diálogo e avaliação sobre políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos na esfera internacional e DEFINE os rumos da mesma para os próximos anos. A conferência é o evento internacional máximo da área de educação de adultos e acontece a cada 12 anos.

3 Helsingor (Dinamarca)_1949 Montreal (Canadá)_1960

4 Tóquio (Japão)_1972 Paris ( França)_1985

5 A V CONFINTEA foi considerada o marco de todas as outras, com a Declaração de Hamburgo, na qual afirma: A impossibilidade de continuar isolando o debate sobre educação das discussões sobre; o desenvolvimento ecologicamente sustentável, a questão de gênero, direitos humanos, justiça e democracia, qualificação profissional e o mundo do trabalho, raça e etnia, tolerância e paz mundial.

6 O fato de já ter ocorrido uma conferência na Ásia, três na Europa e uma na América do Norte, indicou a necessidade da realização da VI CONFINTEA na América Latina. Em 2009 ela aconteceu no Brasil.

7 Em outubro de 2005, durante a visita do Diretor Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, o Ministro da Educação apresentou a ele uma carta oferecendo o Brasil como sede para a conferência de A carta destacava os pontos primordiais das conferências anteriores, reconhecia a importância da necessidade do fortalecimento das ações referentes a EJA dos países do Eixo Sul. Em maio de 2007 o Ministro Fernando Haddad recebe correspondência do Diretor da UNESCO confirmando o Brasil como sede da VI CONFINTEA.

8 Belém/PA( Brasil)_2009

9 Primeiro, todos os países membros das Nações Unidas são convidados a produzir relatórios nacionais sobre o desenvolvimento da políticas de educação e aprendizagem de adultos nos últimos 10 anos (1997 a 2007). Em seguida realizaram conferências regionais preparatórias: *Latino Americana; *Ásia e Pacífico; *África; *Europa e América do norte; *Estados Árabes;

10 O Brasil como país sede, provocou um AMPLO debate envolvendo a sociedade civil, educadores e alunos de EJA, gestores municipais e estaduais, fóruns de EJA, universidades, movimentos sociais e sindicais. Para tal realizou: 05 Oficinas Regionais de Formação em Organização e Análise de Dados; 27 Encontros Estaduais; 05 Encontros Regionais; 01 Encontro Nacional;

11 Todo o processo preparatório à VI CONFINTEA, constituiu-se em discussões e fortalecimento das políticas de EJA e na articulação com os diferentes sujeitos que fazem a EJA neste país. Tais discussões culminaram em um documento base com o tema: BRASIL_EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE JOVENS E ADULTOS AO LONGO DA VIDA

12 O documento base traz uma série de recomendações a diferentes setores da sociedade que direta ou indiretamente fazem parte da EJA no Brasil. Ministério da Educação. Poder Legislativo. Sistemas de Ensino Estaduais e Municipais. Conselhos Estaduais de Educação. IES Empresas. E...

13 Recomenda-se: Contribuir para maior divulgação e conscientização da população quanto a EJA; Mobilizar a sociedade civil para participar na construção, monitoramento, fiscalização e controle social das políticas da EJA; Contribuir para a valorização da Eja no país; Discutir e participar da formulação de políticas públicas elaboradas pelos conselhos de educação; Estimular a criação de mecanismos de incentivo a entrada ou retorno do aluno à EJA, em parceria com a comunidade em geral;

14 Fomentar a ampliação da participação de gestores públicos nos fóruns, para promover a intersetorialidade; Contribuir para a mobilização e fortalecimento das comunidades locais,com criação de centro comunitários e afins; Estimular a presença de representantes do movimento do campo nos fóruns; Apoiar reivindicações da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, quanto a criação de sistemas municipais e fortalecimento da autonomia financeira; Fortalecer o caráter formativo das atividades desenvolvidas pelos fóruns; Pautar a discussão da certificação de educadores de EJA em eventos, seminários e encontros, estimulando que o Conselho Nacional de Educação aprove parecer que trate sobre a temática.

15 Obrigado!


Carregar ppt "KEILA ALVES DE SOUZA EURISMAR ALVES FERREIRA. A CONFINTEA objetiva promover o diálogo e avaliação sobre políticas de educação e aprendizagem de jovens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google