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A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo.

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Apresentação em tema: "A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo."— Transcrição da apresentação:

1 A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo

2 RIO 92 ou ECO 92 De 3 a 14 de junho de Seu objetivo principal foi buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da terra;

3 Crescer Preservar

4 AGENDA 21 Foi uma ação muito importante e fundamental tendo ações e metas para a melhoria ambiental do planeta. Foi elaborada estratégias que tenha como objetivo o desenvolvimento sustentável.

5 Mobilização Avaliação Discussão Ação Passos para a construção e implementação da Agenda 21:

6 Ações Capacitação de gestores e educadores Desenvolvimento de ações educativas formal ou não. Desenvolvimento de instrumentos e metodologias PRONEA Programa Nacional de Educação Ambiental )

7 REBEA Rede Brasileira de Educação Ambiental. Foi criada em 1992, durante o RIO 92. Adotou como carta de princípios o tratado de Educação Ambiental para sociedades mais sustentáveis. Desde 1997, a REBEA organiza fóruns brasileiros de educação Ambiental. 7° fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Salvador - BA

8 RIO +5 Realizado cinco anos depois da ECO 92. Seu principal objetivo foi revisar a agenda 21 e analisar os avanços da ECO 92. Reuniu no Rio de Janeiro mais de 80 países e 500 representantes. Não houve avanços.

9 I Conferência Nacional de Educação Ambiental - Brasília: gerou o doc. Declaração de Brasília, consolidando sugestões de diretrizes políticas para a EA no Brasil. I CNEA - Tendências Perspectivas Estratégias Sustentabilidade Cidadania Conservação Desafios Qualidade de vida REFLEXÃO

10 1998 – Mec publica os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais em ação ao Meio ambiente. Transversalidade da questão ambiental nas diversas áreas do conhecimento.

11 1999 – Aprovação da Lei 9.797/99, que institui a Politica Nacional de Educação ambiental. (PNEA) Período em que o Mec e as Secretarias Estaduais de Educação discutiram e atuaram as diretrizes para definir a politica de educação ambiental. Visa articular ações educativas de proteção e recuperação dos recursos naturais e conscientizar o cidadão a se relacionar melhor com esses recursos.

12 Apenas no dia em que o ser humano poluir o último rio, matar o último peixe, e cortar a última árvore, verá que não pode alimentar-se de dinheiro. Satle.


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