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PublicouCamille Fortuna Alterado mais de 10 anos atrás
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II ENCONTRO ESTADUAL DE CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ 25 A 27 DE JUNHO DE 2013
SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação
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ARTICULAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
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Momento fértil para a educação
Educação como centro da estratégia de desenvolvimento nacional Plano Nacional de Educação A CONAE e o debate sobre o Sistema Nacional de Educação Proposta de destinação dos royalties do petróleo para a educação
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Federalismo brasileiro
Por razões históricas, a oferta da educação no federalismo brasileiro resultou em: Acentuada desigualdade entre regiões mais e menos desenvolvidas.
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Desafio do Federalismo Brasileiro
Assegurar equidade educacional : garantia do direito à educação de qualidade a todos os brasileiros “A dimensão de direito da cidadania ao direito à educação, seja por um sistema nacional, seja por um sistema de fato atualmente praticado não poderá fugir da resposta ao que o PNE chama de ‘autêntico federalismo’. Semelhante ao princípio da igualdade – horizonte maior da cidadania – posto na Constituição para contrastar com o fato intolerável da desigualdade existente, o princípio de um federalismo ‘autêntico’ se contrasta com ‘inautêntico’ colhido na realidade dos fatos.” Jamil Cury
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Criação da SASE Fruto das discussões da Conae
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Fomentar e subsidiar o debate amplo sobre o SNE.
SASE/MEC Fomentar e subsidiar o debate amplo sobre o SNE. Apoiar e fomentar ações de articulação entre os sistemas de ensino em planos municipais e estaduais de educação através da assistência técnica para elaboração / adequação (ajuste), monitoramento e avaliação. Desenvolver espaços de pactuação e colaboração com os sistemas de ensino para fortalecer o SNE em construção. OBJETIVO ESTRATÉGICO 1 Contribuir para construção dialógica de uma proposta do SNE a partir da articulação dos sistemas já instituídos. OBJETIVO ESTRATÉGICO 2 Contribuir para o alinhamento dos planos municipais, regionais, estaduais com o Plano Nacional de Educação.
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Construção dos Planos de Educação
Alinhamento dos planos municipais e estaduais de educação ao PNE Na LDB: Plano Nacional de Educação previsto como disposição transitória (Artigo 87) Plano plurianual para a Década da Educação em sintonia com a Declaração Mundial “Educação para Todos” Na EC nº 59/2009: Plano decenal; Articulador do sistema nacional de educação em regime de colaboração; Ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas.
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PLC 103/2012 (PL 8035/2010) Art. 13. O poder público deverá instituir, em lei específica, contados 2 (dois) anos da publicação desta Lei, o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.
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PLC 103/2012 (PL 8035/2010) Art. 8º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.
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Planos Municipais de Educação
(Fonte: SIMEC/PAR, consulta fevereiro 2013)
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(Fonte: SIMEC/PAR, consulta fevereiro de 2013)
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(Fonte: SIMEC/PAR, consulta fevereiro de 2013)
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PLANOS MUNCIPAIS DE EDUCAÇÃO
143 municípios PARÁ Porcentagem Status “Em Análise” 110 77% Declararam que não 74 67,3% Declararam que sim 36 32,7% Estão OK 17 47% Restrição quanto ao anexo ou ao conteúdo 19 53%
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O PAPEL DA SASE/MEC Assistir o Distrito Federal, os Estados e os Municípios na elaboração/adequação, avaliação e alinhamento permanente de seus planos de educação com PNE. (Decreto 7.690/2012, Artigo 30, incisos II a V )
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PREMISSAS PARA ELABORAÇÃO/ADEQUAÇÃO DO PLANO
Plano deve ser do território e não da rede de ensino; Deve ser construído coletivamente: participação social; Deve tratar da educação básica e superior e das etapas e modalidades de ensino que são ou que devem ser ofertadas no território; Deve prever as formas de colaboração na oferta e a integração entre as políticas educacionais da União, do Estado e seus Municípios;
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PREMISSAS PARA ELABORAÇÃO/ADEQUAÇÃO DO PLANO
Deve estar alinhado ao PNE: formato, metas nacionais/especificidades; Deve considerar os insumos necessários para se alcançar as metas – vinculação com outros instrumentos de planejamento; O processo de elaboração/adequação pode anteceder a aprovação do PNE.
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Construção dos Planos de Educação
Municípios Construir uma agenda de elaboração dos Planos Municipais alinhados aos Estaduais e ao PNE. SASE Assistência técnica às Secretarias Estaduais e Municipais de Educação
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Assistência Técnica da SASE/MEC
Disponibilização de documentos de orientação. Disponibilização de 2 pessoas por Estado.
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DISPONIBILIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
Conjunto de quatro documentos – “Planejando a Próxima Década”: Alinhando os Planos de Educação Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação Construindo as Metas Locais - Sugestão de Trajetórias
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E OS CONSELHOS: Participar dos Fórum Estadual/Municipal de Educação;
Ver questão legal das atribuições do CME; Articular PAR, PPA, LDO, LOA, PTA com as metas do PME; Articular as metas com as do PEE; Reordenamento de matrículas – questões pedagógicas.
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Obrigado! Geraldo Grossi Junior
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE Diretoria de Cooperação e Planos – DICOPE (61)
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