A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 (PNE - 2011/2020)
2º Seminário sobre Educação Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)

2 Projeto de Lei nº 8.035/2010 Plano Nacional de Educação - PNE ; Estabelece objetivos, metas, estratégias e ações para orientar a educação brasileira; Enquanto a aprovação do PNE está em trâmite, estados e municípios estão mobilizados na elaboração de seus planos; Seminários, oficinas, reuniões técnicas, estudos, diagnósticos, desenvolvimento de indicadores, entre outras atividades; Gestão da Informação, Gestão da Tecnologia e Gestão do Conhecimento; Articulação subsidiando o processo de planejamento e tomada de decisão no campo da Educação no Brasil; Integração dos Planos Nacionais, Estaduais e Municipais.

3 Premissas Universalização da educação básica pública, por meio do acesso e permanência na instituição educacional; Expansão da oferta da educação superior, sobretudo a pública, por meio da ampliação do acesso e permanência na instituição educacional; Garantia de padrão de qualidade em todas as instituições de ensino, por meio do domínio de saberes, habilidade e atitudes necessários ao desenvolvimento do cidadão, bem como da oferta dos insumos próprios a cada nível, etapa e modalidade de ensino; Gratuidade do ensino para o estudante em qualquer nível, etapa ou modalidade da educação, nos estabelecimentos públicos oficiais; Gestão democrática da educação e controle social da educação; Respeito e atendimento às diversidades étnicas, religiosas, econômicas e culturais; Excelência na formação e na valorização dos profissionais da educação; Financiamento público das instituições públicas.

4 Estudo acerca do PNE Compêndio estatístico com os 85 indicadores subdivididos por metas; Desagregação por município, desde que a informação esteja disponível; Evolução recente , desde que a informação esteja disponível.

5 Acompanhamento de indicadores
20 METAS 170 ESTRATÉGIAS 85 INDICADORES

6 Análises Preliminares
Censo Demográfico ; PNAD ; Censo Escolar ; Censo da Educação Superior

7 Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.

8 Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda população de 6 a 14 anos.

9 Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de quinze a dezessete anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para oitenta e cinco por cento, nesta faixa etária.

10 Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de quinze a dezessete anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para oitenta e cinco por cento, nesta faixa etária.

11 Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.

12 Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.

13 Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.

14 Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.
Taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais: Brasil e estados da região Sudeste – 2001 a 2011 Fonte: PNAD/IBGE Elaboração: CES/IJSN

15 Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.
Taxa de analfabetismo por faixas etárias – Espírito Santo – 1999 a 2011 Fonte: PNAD/IBGE Elaboração: CES/IJSN

16 Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos vinte e cinco por cento mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional.

17 Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de dezoito a vinte e quatro anos, assegurando a qualidade da oferta.

18 Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para cinquenta por cento e a taxa líquida para 33% da população de anos, assegurando a qualidade da oferta.

19 Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para setenta e cinco por cento, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, trinta e cinco por cento doutores.

20 Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para setenta e cinco por cento, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, trinta e cinco por cento doutores.

21 Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

22 Obrigado www.ijsn.es.gov.br


Carregar ppt "Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google