A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo Panorâmico da Bíblia O livro de Jó

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo Panorâmico da Bíblia O livro de Jó"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo Panorâmico da Bíblia O livro de Jó
26 JUN 2011

2 ESCRITOR Incerto DATA Incerta

3 PENSAMENTO-CHAVE. O sofrimento é uma ferramenta de aproximação de Deus e produção de crescimento espiritual.

4 Introdução I. Diálogo entre Jó e os seus três amigos II. Discurso final de Jó III. Eliú desafia Jó IV. Deus responde de um remoinho V. A resposta de Jó VI. Parte histórica final

5 A situação de Jó. 1. Toda a pele (2.7) 2. Prurido (2.8) 3. Dor intensa (2.13) 4. Putrefação (7.5) 5. Vermes na pele (7.5, 30.30) 6. Febre (30.17,30) 7. Dor nos ossos (33.19)

6

7 OS “AMIGOS” DE JÓ. POR QUE JÓ SOFRE?
Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú. Chorai com os que choram (2.12). As vezes é melhor ficar calado (2.13).

8 POR QUE O SOFRIMENTO? Amigos de Jó Doutrinas religiosas

9 ELIFAZ Argumenta a partir da sua experiência. Jó sofre porque pecou. Aqueles que pecam são punidos. Jó está sofrendo, obviamente pecou.

10 BILDADE Argumenta a partir da tradição. Jó é um hipócrita. Jó deve ter pecado. Auto-justificação como solução (8.6).

11 ZOFAR Argumenta a partir justificação. Jó foi influente demais. Jó foi presunçoso. Jó compactuou com o pecado. Jó está recebendo o que merece (11.6).

12 CONCLUSÃO DOS TRÊS “AMIGOS”
1. Sofrimento é consequência do pecado. 2. Iniquidade é sempre punida. 3. O favor de Deus é medido pela prosperidade. 4. O povo pode compreender os caminhos de Deus. Ignoraram que as bênçãos e a retribuição divina podem ir além da vida presente (1Co 15.19).

13 1. Deus é maior do que qualquer ser humano.
ELIÚ 1. Deus é maior do que qualquer ser humano. 2. Nenhuma pessoa tem o direito ou autoridade de exigir uma explicação dele. 3. O ser humano não consegue entender algumas coisas que Deus faz. 4. Deus irá falar se ouvirmos. 5. Em vez de aprender com o sofrimento, Jó demonstra a mesma atitude dos ímpios. Por isso ainda está sofrendo aflição.

14 O APELO DE ELIÚ 1) Deve-se ter fé verdadeira em Deus, em vez de ficar pedindo explicação. 2) Deve-se mudar a atitude para uma atitude de humildade.

15 1) Deus não revela a causa do sofrimento.
DEUS FALA COM JÓ 1) Deus não revela a causa do sofrimento. Revelar a causa pode destruir o objetivo. 2) Deus se envolve com o ser humano. Deus fala com ele. 3) Deus leva Jó a abdicar da justiça própria. Abrir mão disso é buscar valores em Deus.

16 LIÇÕES BÍBLICAS A dor e a prosperidade podem acontecer com todos.
Satanás sempre age. usando pessoas, usando as forças da natureza tentando incriminar a Deus. Mesmo que você esteja ferido financeiramente, fisicamente e emocionalmente, lute com todas as forças para não ficar ferido espiritualmente. Nem sempre quem nos visita é amigo. Nem sempre os mais jovens são desprovidos de sabedoria. Deus não tem obrigação de nos dar satisfação, mas Ele sempre age em nosso favor, mesmo quando não entendemos. Mesmo quando não aceitamos.


Carregar ppt "Estudo Panorâmico da Bíblia O livro de Jó"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google