A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Algoritmos de Busca CONTEÚDO (1) Motivação (2) Busca Linear

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Algoritmos de Busca CONTEÚDO (1) Motivação (2) Busca Linear"— Transcrição da apresentação:

1 Algoritmos de Busca CONTEÚDO (1) Motivação (2) Busca Linear
(3) Busca Binária

2 O processo usado para encontrar tal elemento é chamado busca
(1) Motivação Buscando informação... Imagine um vetor de elementos no qual os objetos foram posicionados em determinada ordem. Dicionário ou um catálogo de telefones O arquivo da folha de pagamento de uma empresa Suponha que esse vetor exista e desejemos localizar determinado elemento dentro dele. pesquisar um nome num catálogo de telefones, uma palavra num dicionário ou determinado empregado num arquivo de pessoal. O processo usado para encontrar tal elemento é chamado busca Queremos descobrir um método eficiente para executar a busca

3 O método de busca mais simples é o da busca seqüencial ou linear
(2) Busca Linear Busca Linear O método de busca mais simples é o da busca seqüencial ou linear cada item do vetor é examinado por vez e comparado ao item que se está procurando, até ocorrer uma coincidência. O(n)

4 Busca Linear (lista ordenada)
Se a lista não estiver ordenada, talvez seja a única maneira de localizar algo dentro dela Entretanto, para localizar um item dentro de uma lista ordenada, há um algoritmo de busca linear mais eficiente O(n)

5 Por que o algoritmo anterior é mais eficiente do que o primeiro?
(2) Busca Linear Busca Linear Por que o algoritmo anterior é mais eficiente do que o primeiro? Podemos fazer um algoritmo de busca ainda mais eficiente do que estes? Imagine um dicionário. Como você faria uma busca nele?

6 Se forem iguais, a busca terminou com sucesso.
(3) Busca Binária Busca Binária Compare o elemento sendo procurado ao elemento posicionado no meio do vetor. Se forem iguais, a busca terminou com sucesso. Se o elemento do meio for maior que o elemento sendo procurado, o processo de busca será repetido na primeira metade do vetor Caso contrário, o processo será repetido na segunda metade. Por causa da divisão pela metade da lista sendo pesquisada, esse método de busca é chamado busca binária.

7 Busca Binária X Busca Linear
Toda vez que uma comparação é feita, o número de elementos a pesquisar é cortado pela metade. Para os vetores grandes e ordenados, esse método é mais eficiente do que a busca linear. O(log n)

8 É possível implementar uma busca binária em uma lista ligada?
Exercícios É possível implementar uma busca binária em uma lista ligada? Implemente programas que utilizem os algoritmos apresentados nesta aula. Busca linear numa lista de pessoas em um cinema (chave de busca é o CPF) Fazer versão com vetor e com lista encadeada Busca linear numa lista de alunos em um diário de classe eletrônico (chave de busca é a matrícula) Busca binária em um vetor de alunos que represente um diário de classe eletrônico Fazer versão iterativa e recursiva


Carregar ppt "Algoritmos de Busca CONTEÚDO (1) Motivação (2) Busca Linear"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google