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Conteúdo: - Matriz.

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Apresentação em tema: "Conteúdo: - Matriz."— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo: - Matriz

2 Objetivos: Compreender e manipular matrizes:

3 O que é uma matriz? Uma matriz nada mais é do que um vetor com duas ou mais dimensões. Podemos acessar os dados ali contidos através de dois ou mais valores. Esses valores representam as “linhas” e as “colunas”. Sintaxe (exemplo de um vetor bidimensional): nome: vetor[<linhas>,<colunas>] de <tipo> Exemplo: alunos: vetor[1..3,1..3] de caractere

4 O primeiro valor se refere as linhas e o segundo as colunas.
O exemplo anterior refere-se a criação de uma matriz com 3 linhas e 3 colunas, conforme imagem abaixo:

5 Como atribuir ou visualizar dados na matriz?
Para atribuir dados a uma determinada posição em uma Matriz, manteremos o mesmo padrão para variáveis comuns ou vetores. Para atribuir um determinado valor: alunos[1,2] <- "Kevin Amaral" Atribui a string “Kevin Amaral” na posição (1,2) da matriz ‘alunos’. Para ler determinado valor: ... escreva("O nome do aluno é: ",alunos[1,2]) Lê o valor que se encontra na posição (1,2) da matriz alunos.

6 Exercício: Fazer um algoritmo para ler e escrever duas matrizes A e B. A matriz A com 2 linhas e 2 colunas e a matriz B com 3 linhas e 2 colunas.

7 Escolha - Caso Alternativa para o “se - então”: ...
escreva(“Digite uma UF:”) leia(uf) se uf = “MG” entao escreva(“Estado de Minas Gerais”) senaose uf = “RJ” entao escreva(“Estado do Rio de Janeiro”) senaose uf = “AM” entao escreva(“Estado do Amazonas”) senao escreva(“Estado inválido, digite outro.”) fimse ... escreva(“Digite uma UF:”) leia(uf) escolha(uf) caso “MG” escreva(“Minas Gerais”) caso “RJ” escreva(“Rio de Janeiro”) caso “AM” escreva(“Amazonas”) outrocaso escreva(“Estado inválido”) fimescolha


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