A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A divulgação científica e a tecnociência na contemporaneidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A divulgação científica e a tecnociência na contemporaneidade"— Transcrição da apresentação:

1 A divulgação científica e a tecnociência na contemporaneidade
Yurij Castelfranchi Laboratorio de Estudos Avançados de Jornalismo (LabJor - UNICAMP) Escola Internacional Superior de Estudos Avançados (International School for Advanced Studies SISSA/ISAS - Trieste – Itália)

2 1930: William Laurence (New York Times)
“…Verdadeiros descendentes de Prometeu, os escritores de ciência deveriam pegar o fogo do Olimpo científico dos laboratórios e das universidades e traze-lo lá, em baixo, para o povo…”

3 Modelo “Prometeu”

4 da divulgação da ciência
O modelo “top-down” da divulgação da ciência Ciência perda de informação comunicação Nível de conhecimento, alfabetização Divulgação como tradução, transmissão. Público como homogêneo, passivo, vitima de um “déficit cognitivo/cultural” Público

5 É assim? Um “espelho sujo”?
Texto de CC Redação Ciência Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

6 traiettoria cognitiva
livello intraspecialistico traiettoria cognitiva livello interspecialistico livello pedagogico livello popolare

7 - + Grado di consolidamento della conoscenza scientifica
livello intraspecialistico livello interspecialistico livello pedagogico livello popolare - + Grado di consolidamento della conoscenza scientifica = percorso canonico = percorso alternativo

8 A ciência no Sec. XX de acordo com J. Ziman
“Academic Science” Universities and Academies   “Pure” Science “Knowledge for its own sake” “Industrial Science” Research Laboratories “Technoscience” “Knowledge for use” Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

9 Academic science as a mode of knowledge production (‘Mode 1’)
A world-wide social institution producing reliable public knowledge by communal criticism and selection from the published contributions of autonomous researchers. Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

10 Michael Faraday na Royal Institution: História Química de uma Vela
Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

11 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

12 Ciência “pura” (?) Ciência aplicada Sociedade
Imaginário coletivo Indústria Sociedade Metáforas Arte, literatura Economia Práticas cotidianas Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

13 1. Alteridade do cientista
As crianças imaginam cientista alienígena, asteróide, marciano, com muitos braços, etc. Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

14 ...“De cabelos malucos”... Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

15 2. Conotações mágicas do conhecimento
Faz uma poção para as flores levantar a corola a cientista Genny faz as poções Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

16 no esgoto e os transforma
3. Ciência como poder Apanha ratos no esgoto e os transforma em exércitos Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

17 Resultado: distância Muitos entram num museu como se entrassem num templo Como recuperar/fortalecer a sensação de ser cidadão num mundo científico-tecnológico? [Imersão] [Interação] [Debate] [hands-on, minds-on, hearts-on] Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

18 Paleontologia do imaginário científico: os sedimentos míticos
Fruto proibido e Ulisses, Aprendiz de feiticeiro e Golem, Prometeu e Frankenstein: a) conhecimento é violação b) conhecimento é poder c) conhecimento é controle e transformação Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

19 …research cultures are changing…
Non-instrumental Pre-instrumental Instrumental Academic Industrial 1900 Government Labs Research Councils Foundations Universities Industries Applied Pure 1950 Basic Post-industrial Strategic ‘Mode 2’ ‘Mode 1’ Post-Academic 2000 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

20 Fritz Haber (1868-1935) Ladies & Gentlemen,
The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to confer the Nobel Prize in Chemistry for 1918 upon the Director of the Kaiser Wilhelm Institute at Dahlen […], Professor Dr. Fritz Haber, for his method of synthesizing ammonia from its elements, nitrogen and hydrogen […] You were the first […] to create an exceedingly important means of improving the standards of agriculture and the well-being of mankind. We congratulate you on this triumph in the service of your country and the whole of humanity... Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

21 In no future war will the military be able to ignore poison gas
In no future war will the military be able to ignore poison gas. It is a higher form of killing... Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

22 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

23 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

24 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

25 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

26 Saturno V tem o mesmo papai dos mísseis V2 Wernher von Braun
Deis bilhões de dólares colaboradores Saturno V tem o mesmo papai dos mísseis V2 Wernher von Braun Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

27 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

28 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

29 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

30 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

31 Manhattan Project 20 bilhões de dólares
pessoas. E cidades, industrias... Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

32 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

33 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

34 About one hour after the bombing on 6 August 1945.
Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

35 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

36 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

37 No Brasil: aprox de 58% público 42% empresas Y. Castelfranchi
Forum Unicamp Maio 2006

38 Basic principles of industrial research
Proprietary Local Authoritarian Committed Expert Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

39 The ‘PLACE’ formula has no ethical terms
Technoscience operates in ‘contexts of application’. It is involved in the moral dilemmas of ordinary life. ‘Industrial’ scientists continually meet ethical issues. Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

40 Technoscience is “accountable”
In Mode 2 social, ethical, political, economical implications are regarded as too important to be left in the hands of the scientists. Post-academic science cannot exclude ethics Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

41 The ethical context of post-academic science
Much post-academic science is contract research on technological problems with direct ethical implications. The ‘social impact’ typically required of post-academic research projects involves complex ethical considerations. Even very “basic" research is often sponsored for its possible role in ethically sensitive areas of human need – e.g. AIDS. Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

42 É assim? Um “espelho sujo”?
Texto de CC Redação Ciência Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

43 Ou é assim? Redação Texto de CC
Ciência Texto de CC Duas mensagens diferentes, com retórica, conteúdo, linguagem, objetivos diferentes Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

44 Do “PUS” ao “PEST” Public Public Engagement in Understanding of
Science & Technology Public Understanding of Science Two-way dialogue, debate Engagement Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

45 Geometria diferencial Cultura “humanística” Cálculo infinitesimal
As “duas culturas” Artes visuais Geometria diferencial Filosofia Teologia “Leis” Química Cultura “humanística” Ciências “duras” Antropologia cultural Cosmologia Poesia Cálculo infinitesimal Sociologia “Equação” Literatura Geologia Biologia molecular Música

46 Geometria diferencial Cultura “humanística” Cálculo infinitesimal
“Duas culturas”? Artes visuais Geometria diferencial Filosofia Teologia “Leis” Química Cultura “humanística” Ciências “duras” Antropologia cultural Cosmologia Poesia Cálculo infinitesimal Sociologia “Equação” Literatura Geologia Música Biologia molecular

47 … Ou parecer engraçado,, extravagante, divertido…
O cientista pode nos intimidar... … Ou parecer engraçado,, extravagante, divertido… Nos dois casos aparece como figura não comum. A ciência aparece externa, transcendente à sociedade

48 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

49 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

50 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

51 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

52 …research cultures are changing…
Non-instrumental Pre-instrumental Instrumental Academic Industrial 1900 Government Labs Research Councils Foundations Universities Industries Applied Pure 1950 Basic Post-industrial Strategic ‘Mode 2’ ‘Mode 1’ Post-Academic 2000 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

53 Features of academic science
Communal ‘publish or perish’ Universal ‘open to the talents’ Disinterested ‘tenure’ Original ‘discovery’ Sceptical ‘peer review’ Specialized ‘disciplinarity’ Competitive ‘individualism’ Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006


Carregar ppt "A divulgação científica e a tecnociência na contemporaneidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google