A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-"— Transcrição da apresentação:

1 SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail- secretaria@ssvpbrasil.org.br www.ssvpbrasil.org.br Prêmio Direitos Humanos 2004 FAMÍLIAVICENTINA

2 Alguns Ramos da Família Vicentina

3 FAMÍLIAVICENTINA Alguns Ramos da Família Vicentina No Brasil temos 10 Ramos da FV que são grupos formados por leigos e leigas: - Associação internacional de Caridades; - Juventude Mariana Vicentina; - Associação da Medalha Milagrosa; - Sociedade de São Vicente de Paulo; - Associação Padre Giácomo Cusmano; - Associação dos ex- alunos do Caraça; - Associação dos amigos da FV; - Missionários seculares vicentinos - MISEVI; - Associação da caridade de SVP.

4 FAMÍLIAVICENTINA AIC – Associação Internacional da Caridade: É a mais antiga associação feminina na história do voluntariado. Criada por SVP em 1617, em Châtillon, denominadas “Caridades”. Ele mesmo a expandiu para a Itália e Polônia. Para favorecer a unidade, estabeleceu regras baseadas no seguimento de Jesus, no amor evangélico sem fronteiras, na organização e na criatividade de encontrar maneiras sempre novas de ajuda aos Pobres. Ele escrevia cartas constantes e criou um Boletim, “Relações” para facilitar a comunicação entre os grupos de “Caridades”.

5 FAMÍLIAVICENTINA -1960, o nome de senhoras e damas da caridade não foram mais usados. -1971, adquire um caráter internacional e se renova na linha do Concílio Vaticano II. - Elaboram um estatuto internacional de acordo com as exigências de nosso tempo. As delegadas de 22 Associações reuniram em Assembleia extraordinária para votar o estatuto e adotaram o nome de AIC, mas manteve a fidelidade ao ensinamento profético do fundador, SVP.

6 FAMÍLIAVICENTINA Com o tema: “Contra as pobrezas agir juntas”. A AIC se transforma em uma rede de projetos no mundo, dedica uma atenção particular aos problemas das mulheres pobres, sofredoras, marginalizadas. Procuram conhecer mais a fundo as necessidades e as situações de injustiças e de violências vividas pelas mulheres. E ajudá-las a enfrentar e sair dessas situações tão precárias e tão comum nos dias atuais A iniciativa é coerente, uma vez que é uma Associação só de mulheres.

7 FAMÍLIAVICENTINA JMV – Juventude Mariana Vicentina Sua história está ligada à aparição de Nossa Senhora à Santa Catarina de Laabouré, em 1830, na Capela das Filhas da caridade em Paris. Em 20 de junho de 1847, o Papa Pio IX conferiu indulgências especiais às Associações de juventude confiadas às Filhas da Caridade, solicitando que em todas as escolas, instituições e obras da Companhia se reunissem os jovens para receber uma sólida formação cristã.

8 FAMÍLIAVICENTINA Em 25 de março de 1931, o Papa Pio IX solicitou a todos os párocos que formassem grupos da mesma associação nas paróquias. Com mais de 150 anos a JMV, procura trilhar os caminhos de serviço aos Pobres. Sua finalidade é a contemplação de Cristo, o olhar atento sobre os exemplos de Maria e a imitação das virtudes de SVP. Preparam crianças, adolescentes e jovens para crescerem no amor de Deus e aos irmãos, para serem agentes transformadores do meio onde vivem.

9 FAMÍLIAVICENTINA A associação da JMV é por natureza: a.Eclesial: os membros trabalham e vivem em comunhão com a Igreja; b. Leiga: são jovens leigos; c. Mariana: têm Maria como modelo. Em Maria encontram inspiração para uma caridade efetiva e geradora de justiça. d. Vicentina: nasceu no seio da família de SVP e se inspira no carisma vicentino.

10 FAMÍLIAVICENTINA 3.AMM - Associação da medalha Milagrosa: Também surgiu com as aparições de Nossa Senhora a Santa Catarina de Labouré, em 1830. A aparição de 27 de novembro é a mais significativa das três, pois neste dia que ocorreu o pedido para cunhar a Medalha Milagrosa. “Faça cunhar uma medalha neste modelo, todas as pessoas que a trouxerem contigo, receberão grandes graças.” A AMM, tem como finalidade: venerar Maria concebida sem pecado, a santificação dos membros, formação integral na vida cristã e na caridade com os mais Pobres.

11 FAMÍLIAVICENTINA Características da AMM: a.Caráter Eclesial: 1.todos os membros são chamados a participar da missão salvífica da Igreja; 2.Porque o cumprimento das finalidades está ligado à missão da Igreja; 3.Porque foi aprovada e reconhecida pela Igreja. b. Caráter Mariana: 1. Porque a própria natureza da espiritualidade Cristã tem presente a dimensão mariana;

12 FAMÍLIAVICENTINA 2. Porque a Associação nasce na raiz das aparições da Virgem à Santa Catarina de Labouré, em 1830; 3.Porque todos os membros se sentem chamados a conhecer, viver e difundir a mensagem dessas aparições. c. Caráter Vicentino: 1.Porque nasceu no interior da FV, cujo carisma é o serviço e evangelização dos Pobres 2.Porque a direção foi confiada ao Superior Geral da Congregação da Missão e da Companhia das Filhas da caridade.

13 FAMÍLIAVICENTINA 4. Sociedade de São Vicente de Paulo “ A questão que divide os homens não é mais uma questão política mas uma questão social; é saber quem leva vantagem(...) a sociedade é uma grande exploração em favor dos mais fortes.” (Frederico Ozanam – fundador da SSVP) Carisma da SSVP: Amar e servir a Jesus Cristo na pessoa do Pobre. - É uma instituição profética e visionária; - Existe na atualidade em 150 países; é unida por um Regulamento mundial; - Sua sede geral é em Paris;

14 FAMÍLIAVICENTINA Seu trabalho: - Visitam os Pobres em seu domicilio, levando as provisões que eles precisam no momento, quer seja material, espiritual, social ou pessoal; - Realizam projetos juntos com os Pobres para mudar suas vidas, dando-lhes condições de mudar suas estruturas; - Reúnem semanalmente em grupos chamados conferências vicentinas; - É formada por uma hierarquia; - Vive o carisma de São Vicente de Paulo e de seus fundadores: o amor afetivo e efetivo.

15 FAMÍLIAVICENTINA Do sonho de Ozanam à realidade: - Ele sonhou que “todos os jovens se unissem, de coração e espírito a alguma obra caritativa.” - Sonhou transformar o mundo “numa grande rede de caridade” - Hoje é uma Associação de leigos, composta por crianças, jovens, adolescente e adultos. Por mulheres e homens, espalhados pelo mundo, que vivem na prática o sonho de tornar o mundo dos Pobres mais justo e mais humano.

16 FAMÍLIAVICENTINA - Uma Filha da caridade, Rosalie Randu, praticava uma ação caritativa junto aos doentes do bairro de Mouffetard – Paris, compreendeu o ardente desejo de Ozanam e seus amigos e os acolheu, ajudando-os e orientando-os no trabalho junto aos Pobres. Ela foi uma grande e amorosa mentora da Obra de caridade que nascia para servir Jesus Cristo nos Pobres. - A vocação da SSVP leva cada um de seus membros a inserir-se no contexto humano, onde se trava os combates por um mundo mais justo e humano.

17 FAMÍLIAVICENTINA - A vocação é o que motiva os vicentinos a se comprometerem com a causa dos Pobres; - Procuram fazer o que Frederico Ozanam e São Vicente fizeram; - A SSVP convida seus associados ao serviço, à partilha e ao dom total de si: -Ter, ser e saber, a fim de melhor responder ao apelo angustiado de tantos homens e mulheres deste tempo, abandonados por causa de um progresso social, econômico e político que não beneficiam aos mais fracos. - Por causa daqueles que vivem à margem da sociedade, abandonados e invisíveis aos olhos dos ricos.

18 FAMÍLIAVICENTINA 5.MISEVI –Missionários Seculares Vicentinos. - Os núcleos são constituídos por jovens, adultos, solteiros, casais, viúvos que já desenvolvem algum trabalho de evangelização na comunidade onde residem; - Os núcleos possuem três preocupações básicas: 1.Ser um espaço de oração, reflexão e fortalecimento do espírito missionário para os leigos; 2.Que seus membros orientem os dons e opções de trabalhos nas situações de maior pobreza na cidade, na paróquia ou na comunidade.

19 FAMÍLIAVICENTINA - 3. Incentivar e favorecer a participação dos membros em missões de curta duração. - São pessoas engajadas nas comunidades ou em obras vicentinas, em localidades onde atuam grupos organizados da Família Vicentina. - E alguns participam diretamente destes grupos, como por exemplo nas conferências vicentinas da SSVP. -Buscam viver o seguimento de Jesus, evangelizador dos Pobres.

20 FAMÍLIAVICENTINA 6. Congregações Femininas: - Temos no Brasil sete Ramos da FV, que são grupos de religiosos ou de vida consagrada e apostólica: 1.Companhia das Filhas da Caridade; 2.Irmãs da Caridade de Santa Joana Antida Thouret; 3.Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegen – Servas dos Pobres; 4.Congregação das Irmãs de Caridade da Mãe de Misericórdia; 5. Instituto das Filhas de Maria Servas da Caridade; 1.Instituto das irmãs de Maria Reconciliadora; 2.Irmãs da Caridade sob a Proteção de SVP.

21 FAMÍLIAVICENTINA 6.1 Companhia das Filhas da Caridade: Fundada em 1633, por Vicente de Paulo e Luísa de Marillac.Compostas por mulheres que desejavam dedicar-se ao serviço dos Pobres e doentes das aldeias ou paróquias. - Margarida Naseau, uma camponesa parisiense com ardente desejo de servir aos Pobres por vocação foi a pioneira das jovens pobres e camponesas que ingressaram no trabalho de servir aos Pobres; - A a partir de 1630, Luísa de Marillac assume a organização das confrarias de caridade.

22 FAMÍLIAVICENTINA -Vicente de Paulo recomendava-lhes que fossem boas cristãs, prometendo servi-lo fielmente, nos Pobres. São consagradas a Jesus Cristo para o serviço aos Pobres. - Vicente de Paulo lhes dizia: “Terão por mosteiro a casa dos doentes; por cela um quarto de aluguel;por capela a Igreja da Paróquia; por claustro as ruas da cidade;por clausura a obediência, não devendo ir senão à casa dos doentes ou aos lugares necessários para o serviço deles; por grade, o temor de Deus; por véu, a santa modéstia.”

23 FAMÍLIAVICENTINA 6.2 Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegen: - Fundada por Elisabeth de Robiano. - Perdeu os pais muito jovem e passou a cuidar dos irmãos. Herdou uma profunda piedade de seus pais. Era bondosa e sua generosidade espalhou por Gysegen. -Fundou um Hospital para cuidar de doentes e idosos; - Consagrou-se a Deus, assumindo a família de sangue e a família religiosa, preocupada com a vida espiritual e material.

24 FAMÍLIAVICENTINA - Carisma da Congregação: Servas dos Pobres. Continua na Igreja a obra de salvação de Cristo,perpetuando no mundo a mensagem do Evangelho. - Espírito da Congregação: Fazer tudo com humildade, simplicidade e caridade, essas três virtudes são a marca distintiva, o espírito próprio das irmãs de Gysegen. As irmãs são consagradas e enviadas para servir os Pobres espiritual e corporalmente.

25 FAMÍLIAVICENTINA - 7. Congregações Masculinas: 1.Congregação da Missão; 2.Congregação dos Fráteres de Nossa Senhora, Mãe da Misericórdia; 3. Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo; 4.Congregação dos Missionários Servos dos Pobres; 5.Institutos dos Filhos da Caridade;

26 FAMÍLIAVICENTINA 1. Congregação da Missão: - Fundada em 1625, por Vicente de Paulo Para evangelizar os Pobres e formação do clero. - Seguir Jesus Cristo, evangelizador dos Pobres: - procuram revestir-se do espírito de Cristo para adquirir a perfeição conveniente a sua vocação; se aplicam a evangelizar os Pobres sobretudo os mais abandonados; ajudam na formação dos clérigos e dos leigos e os levam a participar mais plenamente na evangelização dos Pobres. - Alguns padres são assessores espirituais diretos da SSVP, no Brasil.

27 FAMÍLIAVICENTINA -Congregação dos Fráteres: Fundada em 1844, na Holanda por Dom Joannes Zwijsen. -Espiritualidade: o carisma desta congregação é a misericórdia: abrir ternamente o coração às necessidades do próximo; ir ao encontro do irmão pobre e carente, movido pelo amor a Deus. “Tudo que fizer ao menor de meus irmãos é a mim que fazeis”. - Espiritualidade mariana: Maria revela o amor de Deus aos que sofrem, aos pobres, aos que são privados da própria liberdade; os cegos, oprimidos e os pecadores.

28 FAMÍLIAVICENTINA Congregação dos religiosos se São Vicente de Paulo: - Fundada por Jean-Léon Le Prevost, era membro da primeira conferência vicentina fundada por Frederico Ozanam. - Vocação da Congregação: servir e evangelizar os Pobres. - Foco de assistência: órfãos, aprendizes, jovens marginalizados e os Pobres. - O Instituto é uma verdadeira escola de caridade e centro de promoção humana. -Espiritualidade: confiança absoluta em Deus. Seguir os passos de Deus, deixar-se conduzir pelo espírito da Providência, caminhar sob a conduta da Sabedoria infinita.

29 FAMÍLIAVICENTINA Concluindo Os Ramos da Família Vicentina são unidos pelo espírito de amor efetivo de São Vicente de Paulo a Jesus Cristo, através do serviço aos Pobres. Cada ramo tem sua especificidade de trabalho. Mas todos buscam a evangelização e promoção integral dos mais pobres e marginalizados. Colocam em pratica o Evangelho de Jesus Cristo. Se preocupam com a dignidade, com a justiça e com a valorização do ser humano.

30 SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail- secretaria@ssvpbrasil.org.br www.ssvpbrasil.org.br Prêmio Direitos Humanos 2004 Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! ECAFO - CNB


Carregar ppt "SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google