A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 2 2º Ciclo Conhecendo a Bíblia www.ebemfoco.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 2 2º Ciclo Conhecendo a Bíblia www.ebemfoco.com."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 2 2º Ciclo Conhecendo a Bíblia

2 33-Ensina-me, ó SENHOR, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim. 34-Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei e observá-la-ei de todo o coração. 35-Faze-me andar na verdade dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer. 36-Inclina o meu coração a teus testemunhos e não à cobiça. Texto Biblico Base (Salmos )

3 37 - Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade e vivifica-me no teu caminho Confirma a tua promessa ao teu servo, que se inclina ao teu temor Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me por tua justiça.

4 Meditação (Os 6.3) “Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.

5 INTRODUÇÃO Uma breve introdução ao assunto

6 Não há um livro igual à Bíblia. A Bíblia é a Base de toda a fé Cristã Por isso é importante que você conheça como essa obra surgiu, quais livros a integram e como eles estão organizados.

7 Nesta lição, veremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus que, concomitantemente, desenvolveu- se em meio à cultura humana e que está organizada em dois principais documentos: o Antigo e o Novo Testamentos.

8 1.A ORIGEM DA BÍBLIA 1.1-Como se deu 1.2-Palavra de Deus 1.3-Cultura do homem

9 1.1-Como se deu A palavra deriva do latim e provém do grego bíblia. Significa, escritos ou escrituras. Ou seja, vários livros dentro de um só livro. Uma biblioteca em um único lugar.

10 A BÍBLIA LEVOU 1600 ANOS PARA FICAR COMPLETA, Ela possui 66 livros divididos entre o Novo e o Antigo Testamento. Como a Bíblia foi formada? A Bíblia é o resultado de todos os escritos que conta a história do relacionamento entre Deus e o homem.

11 1.2-Palavra de Deus Desde o mais remoto tempo da história cristã, os cristãos creem que a Bíblia é a Palavra de Deus. Os evangelistas afirmavam isso: “Nunca lestes nas Escrituras?” (Mt 21.42).

12 OLHA O QUE PEDRO FALOU DE PAULO: O apóstolo Paulo confirmou para o jovem Timóteo: “desde a tua meninice, sabe as sagradas letras” (2 Tm 3.15). “falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição” (2 Pe 3.16).

13 Portanto, os escritos do Antigo Testamento e, posteriormente, os do Novo Testamento, são a Palavra de Deus para a Igreja de Cristo no mundo.

14 1.3-Cultura do homem A Bíblia foi escrita num tempo, espaço geográfico e em meio a diversas culturas.

15 OS ACONTECIMENTOS DO NOVO TESTAMENTO ESTÃO NO CONTEXTO DO IMPÉRIO GRECO- ROMANO. Paulo pregava entre os filósofos gregos No Antigo Testamento o povo de Israel cresceu entre povos politeístas.

16 Os escritos bíblicos foram forjados dentro das culturas dos povos do mundo e num período aproximado de 16 séculos.

17 Por volta da Idade Média, a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos (antes não havia essa divisão) para facilitar a nossa leitura. quando mencionamos João 3.16, queremos dizer o livro do Evangelho de João, capítulo 3 e versículo 16.

18 2. O ANTIGO TESTAMENTO 1.1-O que é? 1.2-Qual o assunto? 1.3-Como está organizado?

19 2.1-O que é? Um conjunto de escritos inspirados que norteiam a história de um povo escolhido por Deus, a nação de Israel, para revelar o reino divino ao mundo.

20 No Antigo Testamento vemos o interesse de Deus em se relacionar com a humanidade. A iniciativa sempre foi dele (Ex ).

21 2.2-Qual o assunto? O principal assunto da Antigo Testamento é o próprio Deus. Deus se revela contando a história da humanidade.

22 A nação de Israel O AT é uma espécie de introdução do que Deus falou antigamente aos nossos pais da fé pelos santos profetas  Origem;  Ascensão  Desenvolvimento  Queda

23 O AT e Jesus Tudo que é descrito no AT aponta para Cristo.  Origem;  Ascensão  Desenvolvimento  Queda

24 2.3-Como está organizado? O Antigo Testamento que as igrejas evangélicas usam atualmente está basicamente dividido em quatro partes, compostas por 39 livros. Vamos conhecê-los?

25 O Pentatêuco  Gênesis (Gn);  Êxodo (Êx);  Levítico (Lv);  Números (Nm); Deuteronômio (Dt).

26 Livros Históricos  Josué (Js);  Juízes(Jz);  Rute (Rt);  1 Samuel (1 Sm);  2 Samuel (2 Sm).  1 Reis (1 Rs);  2 Reis (2 Rs);  1 Crônicas (1 Cr);  2 Crônicas (2 Cr);  Esdras (Ed);  Neemias (Ne);  Ester (Et).

27 Livros Poéticos  Jó (Jó);  Salmos (SI);  Provérbios (Pv);  Eclesiastes (Ec);  Cantares de Salomão (Ct).

28 Livros Proféticos Profetas Maiores Profetas Menores

29 Profetas Maiores  Isaías (Is);  Jeremias (Jr);  Lamentações (Lm );  Ezequiel (Ez);  Daniel (Dn). Profetas Menores  Oseias (Os);  Joel (Jl);  Amós (Am);  Obadias (Ob);  Miqueias (Mq);  Naum (Na);  Oseias (Os);  Joel (Jl);  Amós (Am);  Obadias (Ob);  Miqueias (Mq);  Naum (Na);  Habacuque (Hc);  Sofonias (S f);  Ageu (Ag);  Zacarias (Zc);  Malaquias (Ml).  Habacuque (Hc);  Sofonias (S f);  Ageu (Ag);  Zacarias (Zc);  Malaquias (Ml).

30 3. O NOVO TESTAMENTO 3.1-O que é? 3.2-Qual o assunto? 3.3-Como está organizado?

31 2.1-O que é? O Novo Testamento é o cumprimento do Antigo Testamento. Cada elemento do AT era apenas uma sombra do que um dia viria acontecer (Hb ).

32 2.2-Qual o assunto? Jesus Cristo! A pessoa de Jesus Cristo é a razão da existência do Novo Testamento. Também está presente nesse documento o advento da Igreja e o seu projeto de evangelização local e universal.

33 3.3-Como está organizado? O NT possui 27 livros. Todos têm sido aceitos pela Igreja há mais de 20 séculos de história.

34 Os quatro Evangelhos  Mateus (Mt);  Marcos (Mc);  Lucas (Lc) ;  João (Jo).

35 Livro Histórico  Atos dos Apóstolos (At).

36 13 Epístoas Paulinas  Romanos (Rm);  1 Coríntios (1 Co);  2 Coríntios (2 Co);  Gálatas (Gl);  Efésios (Ef);  Filipenses (Fp);  Colossenses (Cl);  1 Tessalonicenses (1 Ts);  2 Tessalonicenses (2 Ts);  1 Timóteo (1 Tm);  2 Timóteo (2 Tm);  Tito (Tt);  Filemon (Fm).

37 8 Epístolas Gerais  Hebreus (autor desconhecido) (Hb);  Tiago (Tg);  1 Pedro (1 Pe);  2 Pedro (2 Pe);  1 João (1 Jo);  2 João (2 Jo);  3 João (3 Jo);  Judas (Jd).

38 Livro Profético  Apocalipse (Ap)

39 Conclusão A Bíblia possui 66 livros:  39 no AT;  27 no NT; Nesta lição, estudamos a origem da Bíblia, a sua organização e divisões. Vimos que, desde os primeiros séculos da Igreja Cristã, os crentes aceitam o Antigo e o Novo Testamento como a Palavra inspirada de Deus.

40 DICAS DE LIVROS


Carregar ppt "Lição 2 2º Ciclo Conhecendo a Bíblia www.ebemfoco.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google