A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enfermagem 30 horas: A conquista no Estado do Tocantins Profa. Msc. Enfa.: Dayana Franco 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enfermagem 30 horas: A conquista no Estado do Tocantins Profa. Msc. Enfa.: Dayana Franco 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Enfermagem 30 horas: A conquista no Estado do Tocantins Profa. Msc. Enfa.: Dayana Franco 2012

2 O Estado do Tocantins 1.417.694 hab. (IBGE, Censo 2012). 1.417.694 hab. (IBGE, Censo 2012). 139 Municípios. 139 Municípios. + 50% menos 5.000 hab. + 50% menos 5.000 hab. 80% menos 10.000 hab. 80% menos 10.000 hab. 3 Municípios com + de 50.000 hab. 3 Municípios com + de 50.000 hab.

3 A enfermagem no Tocantins 10.273 inscritos no COREN (Técnicos, Auxiliares e Enfermeiros). 10.273 inscritos no COREN (Técnicos, Auxiliares e Enfermeiros). COREN. COREN. ABEN. ABEN. SEET. SEET. SINTRAS. SINTRAS.

4 O Serviço de Saúde no Estado do Tocantins ESF – Cobertura 92%. ESF – Cobertura 92%. UPAS – 2 unidades. UPAS – 2 unidades. Hospitais de Referência – 17 hospitais + 1 especializado em DT. Hospitais de Referência – 17 hospitais + 1 especializado em DT.

5 A LUTA

6 Estratégias utilizadas para a conquista das 30 hs. União da entidades de classe; União da entidades de classe; Foco no maior empregador (Estado); Foco no maior empregador (Estado); Sensibilização do executivo; Sensibilização do executivo; Sensibilização do legislativo; Sensibilização do legislativo; Mobilização – União – Mídia – Gestor – Profissional. Mobilização – União – Mídia – Gestor – Profissional.

7

8 Pilares da Luta Recomendação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) da Organização das Nações Unidas da jornada de trabalho de 30 horas, ao reconhecer que os trabalhadores em saúde convivem com situações extremas de sofrimento e exposição a ambientes insalubres. Recomendação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) da Organização das Nações Unidas da jornada de trabalho de 30 horas, ao reconhecer que os trabalhadores em saúde convivem com situações extremas de sofrimento e exposição a ambientes insalubres. Enfermagem como a única profissão que permanece durante 24 horas junto ao paciente, com vistas a prover a melhoria da qualidade de uma assistência integral, visando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, a partir do CUIDAR com qualidade profissional e responsabilidade Enfermagem como a única profissão que permanece durante 24 horas junto ao paciente, com vistas a prover a melhoria da qualidade de uma assistência integral, visando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, a partir do CUIDAR com qualidade profissional e responsabilidade Enfermagem como participante ativa nos processos, além da assistência direta ao paciente, também na administração, planejamento, organização e funcionamento de todos os serviços de saúde. Enfermagem como participante ativa nos processos, além da assistência direta ao paciente, também na administração, planejamento, organização e funcionamento de todos os serviços de saúde. A Enfermagem, predominantemente exercida por mulheres, que enfrenta dupla ou tripla jornada laboral, comprometendo a saúde deste trabalhador, aumentando o desgaste físico, psicológico, emocional, e assim, acarretando doenças ocupacionais e aumento de acidentes, expondo o usuário/cliente a graves riscos e danos por vezes irreparáveis. A Enfermagem, predominantemente exercida por mulheres, que enfrenta dupla ou tripla jornada laboral, comprometendo a saúde deste trabalhador, aumentando o desgaste físico, psicológico, emocional, e assim, acarretando doenças ocupacionais e aumento de acidentes, expondo o usuário/cliente a graves riscos e danos por vezes irreparáveis.

9 A CONQUISTA

10

11 O Projeto O projeto de lei nº 042/2010 tem por finalidade fixar em 30 horas semanais a jornada de trabalhos dos profissionais da saúde lotados, exclusivamente, nas unidades hospitalares sob gestão estadual, no Laboratório Central – LACEN e em hemocentro. O projeto de lei nº 042/2010 tem por finalidade fixar em 30 horas semanais a jornada de trabalhos dos profissionais da saúde lotados, exclusivamente, nas unidades hospitalares sob gestão estadual, no Laboratório Central – LACEN e em hemocentro. São beneficiadas as seguintes categorias: Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Biólogo em Saúde, Biomédico, Farmacêutico, Farmacêutico- Bioquímico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Técnico em Laboratório e Auxiliar em Laboratório. São beneficiadas as seguintes categorias: Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Biólogo em Saúde, Biomédico, Farmacêutico, Farmacêutico- Bioquímico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Técnico em Laboratório e Auxiliar em Laboratório.

12 Após a conquista em âmbito Estadual, os municípios de Gurupi, Araguaína e a Capital Palmas também aprovaram PLs com a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas.

13 Melhorias no Serviço Nenhum estudo aprofundado foi realizado até o momento, porém dados do HGPP mostram que ouve: Nenhum estudo aprofundado foi realizado até o momento, porém dados do HGPP mostram que ouve: - Redução de 32% Absenteísmo; - Redução de 57% dos Acidentes de Trabalho;

14 Sentimento dos profissionais “Minha vida mudou muito depois da redução da carga horária, venho pro trabalho com mais ânimo e disposição, além de ter tempo para os meus filhos” (C.S.G. – Técnica de Enfermagem do HGPP). “Minha vida mudou muito depois da redução da carga horária, venho pro trabalho com mais ânimo e disposição, além de ter tempo para os meus filhos” (C.S.G. – Técnica de Enfermagem do HGPP). “A equipe hoje tem mais atitude, esta motivada, e até mais bonita, estamos cuidando melhor dos pacientes e da gente, temos tempo para acadêmia, salão de beleza, namorado e família” (M.S.L. – Enfermeira do HGPP). “A equipe hoje tem mais atitude, esta motivada, e até mais bonita, estamos cuidando melhor dos pacientes e da gente, temos tempo para acadêmia, salão de beleza, namorado e família” (M.S.L. – Enfermeira do HGPP).

15 Motivos para aprovação no ABC Paulista São 11 anos de luta; São 11 anos de luta; Somamos o maior número de profissionais da saúde; Somamos o maior número de profissionais da saúde; O excesso de atividades laborais contribuem para o aumento de acidentes de trabalho; O excesso de atividades laborais contribuem para o aumento de acidentes de trabalho; A Enfermagem CUIDA dos seres humanos do nascimento à morte e nos hospitais são os únicos profissionais que estão 24 horas do dia e 365 dias do ano ao lado do usuário; A Enfermagem CUIDA dos seres humanos do nascimento à morte e nos hospitais são os únicos profissionais que estão 24 horas do dia e 365 dias do ano ao lado do usuário;

16 Motivos para aprovação no ABC Paulista A enfermagem lida diretamente com o sofrimento, a angústia e a morte, e para tal é indispensável dispor de condições especiais de trabalho; o que inclui a regulamentação da carga horária; A enfermagem lida diretamente com o sofrimento, a angústia e a morte, e para tal é indispensável dispor de condições especiais de trabalho; o que inclui a regulamentação da carga horária; Composto em sua maioria por mulheres/mães, o ofício da enfermagem, quase sempre, em virtude do reduzido retorno financeiro, obriga seus profissionais a cumprirem dupla ou tripla jornada diária de trabalho, o que contribui para o esgotamento físico, mental e social do trabalhador; Composto em sua maioria por mulheres/mães, o ofício da enfermagem, quase sempre, em virtude do reduzido retorno financeiro, obriga seus profissionais a cumprirem dupla ou tripla jornada diária de trabalho, o que contribui para o esgotamento físico, mental e social do trabalhador;

17 Motivos para aprovação no ABC Paulista Expandir a capacidade econômica com redução das desigualdades sociais e melhoria da qualidade de vida da população, é um objetivo nosso e para tal precisamos valorizar e cuidar de nossos trabalhadores; Expandir a capacidade econômica com redução das desigualdades sociais e melhoria da qualidade de vida da população, é um objetivo nosso e para tal precisamos valorizar e cuidar de nossos trabalhadores; A redução da jornada de trabalho não é um privilégio da classe, mas sim uma condição indispensável para garantia de uma assistência de Enfermagem segura e de qualidade. A redução da jornada de trabalho não é um privilégio da classe, mas sim uma condição indispensável para garantia de uma assistência de Enfermagem segura e de qualidade.

18 OBRIGADA!!! Dayana Franco dayana@uft.edu.br


Carregar ppt "Enfermagem 30 horas: A conquista no Estado do Tocantins Profa. Msc. Enfa.: Dayana Franco 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google