A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários."— Transcrição da apresentação:

1 A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários

2 A crise das democracias A partir de meados dos anos 20 (séc. XX) o número de democracias existentes na Europa diminuiu.Causas: Os países e/ou regimes democráticos eram novos; As democracias mostravam-se incapazes para resolver a crise política e social e impor a ordem; As divergências entre os partidos só criavam instabilidade; A ameaça comunista.

3 A ascensão dos regimes autoritários No caos político e económico dos anos 20 e 30, os regimes autoritários ofereciam ordem, o fim das divergências e das desuniões e o combate à ameaça comunista.

4 Meios utilizados na ascensão dos regimes autoritários Violência (formação de milícias armadas que espancam e ameaçam os opositores); Propaganda (através da rádio, imprensa, comícios e manifestações).

5 A ascensão do FASCISMO e do NAZISMO

6 Causas da ascensão do Fascismo e do Nazismo 1ª Guerra Mundial Tratado de Paz As causas da ascensão do Fascismo e do Nazismo remontam à 1ª Guerra Mundial e em particular aos Tratado de Paz.

7 Causas da ascensão do Fascismo e do Nazismo Crise económica – os governos democratas não conseguiram resolver: Desorganização e quebra da produção; Falências; Desvalorização da moeda; Inflação; Desemprego; Pagamento de indemnizações (Alemanha).

8 Causas da ascensão do Fascismo e do Nazismo Crise social – os governos democratas não conseguiram resolver: As greves e agitação operária; As revoltas camponesas; O medo da burguesia que se sentia ameaçada pelos partidos de esquerda.

9 Causas da ascensão do Fascismo e do Nazismo Crise política – os governos democratas não conseguiram resolver: A instabilidade política; A crise económica e social; A ameaça comunista.

10 Ascensão Itália (1922) Benito Mussolini e as suas milícias armadas (camisas negras), ganham apoiantes para o Partido Fascista e intimidam os opositores. Em 1922, Mussolini organiza uma “marcha sobre Roma” e consegue que o rei lhe dê o poder. Nas eleições de 1924 consegue a maioria através da fraude passou a governar em ditadura, tornou- se o Duce. Alemanha (1933) Adolfo Hitler e as suas milícias armadas (camisas castanhas), ganham apoiantes para o Partido Nazi e intimidam os opositores. Em 1932, Hitler consegue que o seu partido seja o 2º mais votado, mas consegue tornar-se chanceler. Após a morte do presidente alemão, passou a governar em ditadura, tornou-se o Fuhrer.

11 Ascensão Itália (1922)Alemanha (1933)


Carregar ppt "A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google