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MATEMÁTICA I Prof. Ari Antonio Francischini.  O egresso deverá possuir sólida formação histórico-teórico-quantitativa e visão sistêmica e integradora.

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1 MATEMÁTICA I Prof. Ari Antonio Francischini

2  O egresso deverá possuir sólida formação histórico-teórico-quantitativa e visão sistêmica e integradora do mundo econômico. Estas prerrogativas assumidas estão de acordo com o perfil profissional de egresso que atendem a Resolução CNE/CES Nº7/2006 que institui as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Ciências Econômicas e pelo Parecer CNE/CES Nº329/2004.

3  Estrutura de um modelo, modelos econômicos, matrizes e álgebra matricial, funções e limites, aplicações práticas à economia

4  Trabalhar de forma progressiva a formação matemática do acadêmico, principalmente sob a ótica da matemática aplicada, abordando conceitos capazes de resolver problemas inseridos no cotidiano de um profissional da área de Ciências Econômicas.

5 1. Modelos Econômicos: Definição de modelos, Estrutura de um modelo econômico, Tipos de modelos econômicos, Modelos que retratam a realidade econômica de uma sociedade. 2. Conjuntos Numéricos:  Conceito e notações de conjuntos;  Subconjuntos;  Operações com conjuntos numéricos;  O conjunto dos Números Reais  Problemas

6 3. Revisão de alguns conceitos matemáticos: Potenciação, Radiciação, Logaritmos, Expressões numéricas e Problemas 4. Funções  Função do 1° Grau (Linear);  Função do 2° Grau (Quadrática);  Função exponencial e logarítmica;  Operações com funções;  Aplicações de Funções a problemas econômicos  Problemas

7 5. Sistemas Lineares e Matrizes  Sistemas de equações;  Tipos de matrizes;  Operações com matrizes;  Determinantes;  Aplicações de sistemas lineares;  Problemas 6. Limites  Conceito e interpretação geométrica;  Definição de limite;  Definição de função contínua;  Limites laterais;

8  Os acadêmicos serão avaliados por meio de 03 (TRÊS) provas no semestre, trabalhos escritos, e participação nas atividades programadas.  As provas serão compostas de questões objetivas e discursivas, os trabalhos envolverão: pesquisas bibliográficas e desenvolvimento da capacidade associativa e analítica e de exposição (oral ou expressa) de temas relacionados ao conteúdo.  O desempenho do acadêmico (nota) será atribuído e acompanhado individualmente pelo docente, através da análise das avaliações e trabalhos, da demonstração de interesse pelos temas, e da participação em atividades programadas.

9  CHIANG, A. C. Matemática para economistas. São Paulo: McGraw-Hill, 1982.  LEITHOLD, L. Matemática aplicada à economia e administração. São Paulo: Harbra, 1988.  SILVA, S. M. da et ali. Matemática para os cursos de economia, administração e ciências contábeis. São Paulo: Atlas, 1997.  WEBER, J. E. Matemática para economia e administração. São Paulo: Harbra, 1977.  VERAS, L. L. Matemática aplicada à Economia. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.  LARSON, R E EDWARDS, B.H. Cálculo com Aplicações. 6ª ed. Rio: LTC, 2008.  CUNHA, F. et. al. Matemática aplicada. São Paulo: Atlas, 1990.  DOWLING, E. T. Elementos de matemática aplicada à economia e administração. São Paulo: McGraw-Hill, 1984.  PAIVA. Manoel. Matemática Conceitos Linguagem e Aplicações. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Moderna, 2002.  DANTE, L. R. Matemática: contexto e aplicações. Volume 1, 2 e 3. São Paulo: Ática, 2003.

10  Constitui em uma abordagem à análise econômica na qual o economista usa símbolos matemáticos na formulação do seu problema, recorrendo a teoremas matemáticos conhecidos para ajudar o seu raciocínio.  A análise por ser macro, micro, finanças públicas ou desenvolvimento, etc).  Economia não matemática: supostos e conclusões enunciados por palavras e sentenças.

11  Vantagens: 1) Linguagem mais precisa e concisa; 2) Existem grande número de teoremas; 3) Evita adoção de supostos implícitos não requeridos. 4) Pode-se generalizar para n variáveis.  Desvantagens: 1) Linguagem difícil e tentativa de tradução; 2) Dupla tentação: limitar os problemas matematicamente e adotar supostos convenientes do ponto de vista matemático mas não razoáveis do ponto de vista econômico.

12  A função de um modelo é a de exibir as relações e a interdependência entre as variáveis endógenas e exógenas.  Os modelos abstraem, deliberadamente, os detalhes que não são considerados importantes a fim de esclarecer quais são as variáveis chaves ou fundamentais e as relações importantes para explicar o fenômeno em questão.  Dado que um modelo econômico é uma descrição concisa da realidade, que busca descrever o comportamento e os resultados observados, ele omite, como vimos acima, algumas informações a fim de se focar nos aspectos considerados relevantes e importantes pelo pesquisador ou teórico.

13  Toda vez que tentamos explicar um conjunto complexo de comportamentos, fenômenos e resultados empregando algumas variáveis explicativas e estabelecendo relações entre elas, estamos criando um modelo.  Os modelos não visam captar toda a complexidade dos comportamentos, eles são criados para retirar os fatores do acaso e da idiossincrasia, de tal forma que o foco recaia sobre os princípios gerais desenvolvidos

14  Um modelo matemático é uma imagem idealizada do mundo real, em que as interrelações entre as diferentes variáveis econômicas, por exemplo, são representadas com a ajuda do simbolismo matemático e o processo ordinário de dedução é substituído por operações matemáticas.  As modernas teorias econômicas são expostas, de um modo geral, em termos matemáticos.  A matemática não é um fim em si mesma, e sim um conjunto de instrumentos [cálculo, controle ótimo; matrizes, equações simultâneas, etc] que facilitam a compreensão e a exposição das teorias econômicas.  A matemática é útil para traduzir argumentos verbais em formas concisas e consistentes.

15  Um modelo é uma representação simplificada da realidade econômica expressa através de símbolos e operações matemáticas que busca descrever um certo conjunto de relações econômicas.  Assim, um modelo econômico pode ser definido como uma expressão matemática de uma determinada teoria econômica.  Para a Formulação de Modelos convém precisar exatamente o fenômeno ou conjunto de fenômenos que se pretende analisar.

16  #1 – represente um fenômeno econômico real;  #2 – que a representação seja simplificada;  #3 – que seja feita em termos matemáticos.

17  As variáveis cujo valor buscamos ao solucionar o modelo são conhecidas como variáveis endógenas. Elas são as variáveis explicadas pelo modelo.  Já as variáveis cujos valores sejam, por hipóteses,determinadas por forças externas ao modelo, e que sejam aceitas como dadas, são chamadas de variáveis exógenas. Elas são as variáveis que explicam o modelo, também chamadas de variáveis explicativas.

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19  Uma constante é uma magnitude que não varia.  Uma variável constante num modelo é uma variável exógena que não é afetada pelas outras variáveis.

20  #1 Estoque – referem-se a variáveis que buscam medir a quantidade ou uma magnitude de algo que existe num determinado ponto do tempo. Exemplo: estoque de capital, número de máquinas e equipamentos.  # 2- Variáveis de fluxo - referem-se a variáveis que buscam medir a quantidade de algo que é consumido, ganho, produzido por unidade de tempo. Geralmente referem-se a quantidades recebidas, usadas, ganhas ou usadas a um determinado período de tempo.

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22  Equações de definição – são equações que estabelecem um identidade entre duas expressões alternativas que possuam o mesmo significado.  π = R – C [lucro]  S = Y – C [poupança]  Equações técnicas – buscam explicar as condições em que se leva a cabo um processo técnico ou de produção de um determinado bem. Ele descreve o estado das artes na fabricação de um determinado bem.  Q = f (K, L) [ função de produção]

23  Equação de comportamento – buscam especificar a maneira pela qual um variável se comporta em resposta as mudanças em outras variáveis. Elas buscam descrever o comportamento humano com relação a ações tomadas pelos indivíduos.  S = f (y) [poupança]  Qd = f (P) [quantidade demanda]  H = f (w) [horas trabalhadas]  Md = f (r, Y) [demanda por moeda]

24  Equação de equilíbrio - descreve a condição de equilíbrio de um modelo. Qd=Qs [quantia demandada = quantia ofertada]  S = I [poupança = investimento]  Y = A [produto agregado = demanda agregada]


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