A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATHEUS F. STIGGER QNX NEUTRINO. HISTÓRICO Primeira versão do QNX foi lançada em 1982 para Intel 8088 pela Quantum Software Systems. Nos primeiros anos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATHEUS F. STIGGER QNX NEUTRINO. HISTÓRICO Primeira versão do QNX foi lançada em 1982 para Intel 8088 pela Quantum Software Systems. Nos primeiros anos."— Transcrição da apresentação:

1 MATHEUS F. STIGGER QNX NEUTRINO

2 HISTÓRICO Primeira versão do QNX foi lançada em 1982 para Intel 8088 pela Quantum Software Systems. Nos primeiros anos ficou difundido apenas no mundo “não embarcado”, pois seu kernel de 44k era muito grande para esse tipo de aplicação. No fim dos anos 80, com a migração do mercado para o modelo POSIX, o kernel do QNX foi reescrito para maior compatibilidade em baixo nível.

3 HISTÓRICO Em 2001 foi lançado o QNX Neutrino, nova versão do QNX, totalmente compatível com o POSIX, SMP(Symmetric Multiprocessing) e mantendo a arquitetura de microkernel. Em 2004 a Quantum foi vendida para Harman International Industries. E desde então o QNX tem sido projetado sobre 180 modelos diferentes de automóveis. Em setembro de 2007 foi aberto o código fonte do QNX Neutrino para uso não-comercial.

4 ARQUITETURA GERAL Microkernel Modularizada – Qualquer componente pode ser interrompido, removido ou adicionado dinamicamente. Multi-target – ARM, MIPS, PowerPC, SH-4, StrongARM, Xscale, x86. Suporte a POSIX e J2ME. Suporte a ambientes multi-core. Sistema de arquivo em espaço de usuário com capacidade de compressão e acesso a arquivos via rede. QNX Photon microGUI – Sistema de interface.

5 CARACTERÍSTICAS O kernel QNX contém apenas escalonador de CPU, comunicação inter-processos, redirecionamento de interrupções e temporizadores. Todos os processos executam em espaço de usuário, incluindo um processo especial chamado proc, que opera em conjunto com o microkernel na criação de outras tarefas e no gerenciamento de memória. Microkernel é inteiramente preempivo com escalonador baseado em prioridades.

6 CARACTERÍSTICAS Suporte a clusters de tolerância a falhas. Otimizado para sistemas distribuídos, inclusive com acesso a recursos externos compartilhados. CPM (critical process monitor) – “Smart Watchdog” que automaticamente reinicializa processos críticos quando estes falharem, reduzindo o MTTR (mean time to repair) do sistema.

7 As requisições de I/O são executadas através de trocas de mensagens. Threads de alta prioridade recebem serviços de I/O antes das de baixa prioridade, uma característica essencial em um sistema HARD REAL-TIME. O conjunto de device drives e bibliotecas de suporte necessários para inicialização do sistema não estão no kernel. É possível colocar uma imagem de boot contendo esse conjunto de aplicações na ROM, o que pode ser útil em sistemas embarcados. CARACTERÍSTICAS

8 O QNX Neutrino permite que em um Pentium III um processamento de interrupção de 0,55 microssegundos, enquanto um sistema operacional de tempo compartilhado reage a eventos somente após aproximadamente 10 ms. CARACTERÍSTICAS

9 COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS Utiliza um pathname space que permite qualquer processo requisitar serviços de outros processos através de chamadas POSIX, como open(), read(), write() e Iseek(). Chamadas feitas através de mensagens em um “Barramento de software” Na operação de troca de mensagens, a mensagem é copiada pelo kernel, do endereço do processo emissor para aquele do processo receptor. Se o processo receptor estiver esperando pela mensagem, o controle de CPU é transferido no mesmo instante, sem passar pelo escalonador. Portanto, enviar uma mensagem para outro processo não resulta em perda de turno pela CPU.

10 QNX Photon microGUI GUI modular para sistemas embarcados. Display de gráficos e animações 2D e 3D. Capacidade de se integrar a aplicações Java. Conexões com desktops Windows remotos através do Phindows. QNX Voyager – Web Browser para sistemas embarcados.

11 QNX MOMENTICS DEVELOPMENT SUITE IDE de desenvolvimento multilinguagem (C, C++ e C++ embarcado), baseada no Eclipse. Ambiente de debug integrado com suporte a aplicações multi- thread multi-processadas. Ferramenta de analise de memória. Target System Tools – monitora todas as características de execução da aplicação diretamente no hardware alvo.

12 PRINCIPAIS CLIENTES Boeing Cisco Hyundai NASA Exército dos E.U.A Siemens AXIOM Arti


Carregar ppt "MATHEUS F. STIGGER QNX NEUTRINO. HISTÓRICO Primeira versão do QNX foi lançada em 1982 para Intel 8088 pela Quantum Software Systems. Nos primeiros anos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google