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COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.

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1 COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade luisa.andrade@correiosdeangola.co.ao Presidente do Conselho de Administração

2 A importância das Comunicações Digitais nos Serviços Postais em África As oportunidades de mercado através do uso das Novas Tecnologias As Políticas Públicas de incentivo para o desenvolvimento do Sector Postal baseadas na Convergência Digital Os Novos Serviços dos Correios de Angola com base nas TIC’s Formação de Pessoal: os novos paradigmas da Convergência Digital Exemplos a seguir: os novos Serviços Postais adequados a realidade em África. Agenda

3 A importância das Comunicações Digitais nos Serviços Postais em África Vantagens na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Serviços Postais em África: Redução dos Custos Operacionais Através da Optimização dos Recursos Humanos e Processos Redução dos Custos Operacionais Através da Optimização dos Recursos Humanos e Processos Aumento na Qualidade dos Serviços Prestados Através de maior qualificação e interesse dos Recursos Humanos Aumento na Qualidade dos Serviços Prestados Através de maior qualificação e interesse dos Recursos Humanos Melhoria nos Processos Internos Através da padronização e melhoria contínua dos processos Melhoria nos Processos Internos Através da padronização e melhoria contínua dos processos Maior Celeridade nos Serviços Prestados Ganho de Velocidade e acompanhamento dos Processos pelos Clientes Maior Celeridade nos Serviços Prestados Ganho de Velocidade e acompanhamento dos Processos pelos Clientes

4 A importância das Comunicações Digitais nos Serviços Postais em África Transparência Acompanhamento de Custos e Orçamento por parte dos Gestores de Processos Transparência Acompanhamento de Custos e Orçamento por parte dos Gestores de Processos Redução de Custos - Eficiência Maior Eficiência nos Serviços, permitindo uma substancial redução de custos para o Cliente Final Redução de Custos - Eficiência Maior Eficiência nos Serviços, permitindo uma substancial redução de custos para o Cliente Final Resultado Final: Aumento na quantidade de Clientes

5 As oportunidades de mercado através do uso das novas Tecnologias Logística: Recolha e entregas porta a porta, favorecendo o surgimento do mercado B2C (Business to Consumer) – Negócio direto entre Empresa e Consumidor, exigindo agilidade nos processos de entregas dos produtos. E-Commerce : Com o forte uso da Internet pela população, a logística de entrega tem que se aprimorar para dar vazão as exigências de mercado. Serviços Financeiros: Parcerias entre Instituições Público-Privadas que viabilizam serviços financeiros a populações distantes dos grandes centros, proporcionando geração de renda e empregos (Correspondente Bancário Postal, Transferência electrónica de fundos, Western Union) Logística: Recolha e entregas porta a porta, favorecendo o surgimento do mercado B2C (Business to Consumer) – Negócio direto entre Empresa e Consumidor, exigindo agilidade nos processos de entregas dos produtos. E-Commerce : Com o forte uso da Internet pela população, a logística de entrega tem que se aprimorar para dar vazão as exigências de mercado. Serviços Financeiros: Parcerias entre Instituições Público-Privadas que viabilizam serviços financeiros a populações distantes dos grandes centros, proporcionando geração de renda e empregos (Correspondente Bancário Postal, Transferência electrónica de fundos, Western Union)

6 As Políticas Públicas de incentivo para o desenvolvimento do sector postal baseado na convergência digital Cabe aos Governos criarem as Políticas Públicas de incentivo a modernização e desenvolvimento dos diversos sectores da economia, com vistas a Convergência Digital e sua aplicação nas empresas públicas. Em Angola, o Banco Central (BNA - Banco Nacional de Angola) criou as Condições Legais para as operações financeiras através dos Serviços de Correspondente Bancário Postal, fortemente baseado nas tecnologias digitais, levando a Inclusão Financeira a um importante contingente da população que se encontra fora do sistema financeiro através dos serviços prestados pelos Correios de Angola em sua rede de Estações Postais. Cabe aos Governos criarem as Políticas Públicas de incentivo a modernização e desenvolvimento dos diversos sectores da economia, com vistas a Convergência Digital e sua aplicação nas empresas públicas. Em Angola, o Banco Central (BNA - Banco Nacional de Angola) criou as Condições Legais para as operações financeiras através dos Serviços de Correspondente Bancário Postal, fortemente baseado nas tecnologias digitais, levando a Inclusão Financeira a um importante contingente da população que se encontra fora do sistema financeiro através dos serviços prestados pelos Correios de Angola em sua rede de Estações Postais.

7 Os novos serviços dos Correios de Angola com base nas TIC’s Serviços Logísticos: Entrega Expressa Nacional e Internacional; EMS Serviços Financeiros: Correspondente Bancário Postal (em parceria com o BAI - Banco Angolano de Investimentos); Transferência Monetária Internacional – em Parceria com o Western Union; Vale Postal Electrónico Serviços Logísticos: Entrega Expressa Nacional e Internacional; EMS Serviços Financeiros: Correspondente Bancário Postal (em parceria com o BAI - Banco Angolano de Investimentos); Transferência Monetária Internacional – em Parceria com o Western Union; Vale Postal Electrónico

8 Formação de Pessoal: os novos paradigmas voltados para a Convergência Digital Faz-se cada vez mais necessário o investimento em formação adequada às novas tecnologias, seja para sua correta utilização como também para o melhor entendimento do mercado em potencial que surge com o advento das redes sociais e sua consequente penetração nas diversas camadas populacionais. Cabe as empresas, principalmente as Empresas Públicas, investirem pesadamente em programas de formação de pessoal, particularmente para os mais jovens. No Plano Director de Recuperação e Rentabilização dos Correios de Angola, 20% dos recursos financeiros estão direcionados para a formação contínua de pessoal, em diversos níveis profissionais. Faz-se cada vez mais necessário o investimento em formação adequada às novas tecnologias, seja para sua correta utilização como também para o melhor entendimento do mercado em potencial que surge com o advento das redes sociais e sua consequente penetração nas diversas camadas populacionais. Cabe as empresas, principalmente as Empresas Públicas, investirem pesadamente em programas de formação de pessoal, particularmente para os mais jovens. No Plano Director de Recuperação e Rentabilização dos Correios de Angola, 20% dos recursos financeiros estão direcionados para a formação contínua de pessoal, em diversos níveis profissionais.

9 Exemplos a seguir: os novos caminhos dos Serviços Postais modernos adequados a realidade em África. Não se pode negar a importância da experiencia do ocidente na aplicação de soluções tecnológicas, mas em África este Benchmarking deve, necessariamente, ser adaptado as realidades de cada país, levando em consideração sua cultura, sua história e influências geopolíticas. No caso específico de Angola, tais adaptações buscam entender as necessidades das populações locais, no sentido de ajustar os serviços prestados. Os Correios de Angola trabalham neste sentido, com ações participativas com seus clientes, atendendo suas demandas. Entender as necessidades locais, e em alguns casos até sugerir serviços diferenciados a população é um dever de uma empresa que trabalha em prol da nação. Não se pode negar a importância da experiencia do ocidente na aplicação de soluções tecnológicas, mas em África este Benchmarking deve, necessariamente, ser adaptado as realidades de cada país, levando em consideração sua cultura, sua história e influências geopolíticas. No caso específico de Angola, tais adaptações buscam entender as necessidades das populações locais, no sentido de ajustar os serviços prestados. Os Correios de Angola trabalham neste sentido, com ações participativas com seus clientes, atendendo suas demandas. Entender as necessidades locais, e em alguns casos até sugerir serviços diferenciados a população é um dever de uma empresa que trabalha em prol da nação.

10 TOTAL DO MERCADO: 6 milhões de adultos Midium MKT Vendas Diretas ao Consumidor – B2C - Faixa de Mercado em Angola Media (~ 1,5 milhões de adultos) Perfil: Consumidor ocasional - internacional AOA 35.000,00 USD 350,00 Superior à media (~ 0,5 milhão de adultos) Perfil: Consumidor constante - internacional. AOA 175.000,00 USD 1.750,00 Inferior à média (~ 4 milhões de adultos) Perfil: Não consumidor por falta de opção nacional Linha da pobreza Exemplos a seguir: os novos caminhos dos Serviços Postais modernos adequados a realidade em África. Foco de Mercado B2C – em Angola Faixa de salário entre 350 e 1.750 USD Mês

11 Muito Obrigada! Maria Luisa Alves Andrade luisa.andrade@correiosdeangola.co.ao Presidente do Conselho de Administração Correios de Angola


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