A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados."— Transcrição da apresentação:

1

2 Mãe de Deus Dia Mundial da Paz

3 A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados a contemplar Maria, que, com o seu "sim" ao projecto de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso libertador. Celebra-se também o Dia Mundial da Paz: em 1968, o Papa Paulo VI propôs aos homens de boa vontade que se rezasse, neste dia, pela paz no mundo.

4 Celebra-se o primeiro dia do ano civil: é o início de uma caminhada percorrida de mãos dadas com esse Deus que nos ama e que cada dia nos oferece a sua bênção e a vida em plenitude. As leituras propõem-nos estes temas: A 1.ª Leitura sublinha a presença contínua de Deus na nossa caminhada e a sua bênção a proporcionar-nos a vida em plenitude. (Nm 6,22-27)

5 Era uma Bênção usada no Templo de Jerusalém para abençoar a comunidade, no final das celebrações litúrgicas, antes de o Povo regressar a suas casas: "O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a Paz". * Fortalecidos pela nova Luz que provém da fé, queremos iniciar o novo Ano.

6 A 2.ª Leitura evoca outra vez o amor de Deus, que enviou o seu Filho ao encontro dos homens para os libertar da escravidão da Lei e os tornar seus "filhos". (Gl 4,4-7) O cristianismo não é uma religião de práticas exteriores, como o judaísmo dos fariseus daquele tempo.

7 O texto não é uma reportagem do nascimento de Jesus; é uma catequese sobre quem é esse menino e qual a missão: Jesus é o Messias libertador, enviado a trazer a paz. No Evangelho, Maria recebe feliz a visita dos PASTORES e medita no seu coração tudo o que falavam do Messias. (Lc 2,16-21)

8 Quem são os Destinatários do anúncio? Pastores, classe marginalizada, considerada impura, pecadora e muito longe de Deus e da Salvação. * A proposta de Jesus destina-se de modo especial àqueles que a teologia oficial excluía e condenava. Deus ama-os, conta com eles e convoca-os para fazer parte da sua família...

9 - Como reagem? Ao escutarem a "boa nova", dirigem-se "apressadamente" ao encontro do menino. A disponibilidade de coração é o que que Deus pede. - Glorificam e louvam a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido: É a alegria pela libertação que se converte em ação de graças. Depois, vão anunciar aos outros a grande alegria e todos os que os escutam ficam admirados...

10 - A Atitude de Maria: "Ela conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração". A atitude meditativa de Maria, que interioriza e aprofunda os acontecimentos, complementa a atitude "missionária" dos pastores, que proclamam a acção salvadora de Deus, manifestada no nascimento de Jesus. Estas duas atitudes são essenciais na existência de quem crê.

11 DIA MUNDIAL DA PAZ Nas festas de Natal, ouvimos com frequência a palavra "Paz". A Igreja quer lembrar-nos desde o primeiro dia do ano, que a paz anunciada pelos anjos em Belém é possível... A paz é antes de tudo obra de justiça e fruto do amor... PAZ no coração, PAZ na família, PAZ na vizinhança... PAZ na comunidade, PAZ no trabalho... O Papa convida-nos a reflectir sobre o tema: "Combater a pobreza, construir a paz."

12 Desejo que o novo ano seja, para todos vós, cheio de Paz e Prosperidade, com todas as bênçãos de Deus... Vamos agradecer a DEUS pelo dom da Vida, pela sua Graça, pela sua Força... às PESSOAS, que nos ajudaram na nossa caminhada. Peçamos Perdão pelas vezes que falhamos e façamos uma Prece, para que Deus nos acompanhe sempre neste novo ano. Mais um ano que começa Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 01.01.2009


Carregar ppt "Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google