A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015."— Transcrição da apresentação:

1 RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015

2 RESUMOS São instrumentos obrigatórios de trabalho através do quais se podem selecionar obras que merecem a leitura do texto completo. Os resumos só serão válidos quando contiverem, de forma clara e sintética, a natureza da pesquisa realizada quanto aos resultados e as conclusões mais importantes, destacando o valor dos achados ou de sua originalidade.

3 CONCEITO E FINALIDADE DO RESUMO O resumo é a apresentação concisa e seletiva do texto, destacando-se as principais ideias do autor da obra. A finalidade do resumo consiste na difusão das informações contidas em livros, artigos, teses etc.

4 O CARÁTER DO RESUMO O caráter de um resumo depende de seus objetivos:  Apresentar um sumário narrativo das partes mais significativas, não dispensando a leitura do texto;  Condensação do conteúdo, expondo as finalidades, os resultados obtidos e as conclusões da autoria, dispensando a leitura posterior do texto original;  Análise interpretativa de um documento, criticando os diferentes aspectos inerentes ao texto.

5 COMO RESUMIR Ao escrever deve-se obedecer um plano lógico através do qual há o desenvolvimento de ideias em uma ordem hierárquica: ProposiçãoExplicaçãoDiscussãoDemonstração

6 PRIMEIRA E SEGUNDA LEITURAS DO TEXTO É aconselhável, em uma primeira leitura, fazer um esboço do texto, tentando captar o plano geral da obra e seu desenvolvimento. A seguir, volta-se a ler o trabalho para responder a duas questões principais: De que se trata este texto? O que pretende demonstrar? Com isso, a ideia central e o propósito que nortearam o autor.

7 TERCEIRA LEITURA DO TEXTO Em uma terceira leitura, a preocupação é com a questão: como o disse? Em outras palavras, trata-se de descobrir as partes principais em que se estrutura o texto. Esse passo significa a compreensão das ideias, provas, exemplos etc. que servem como explicação, discussão e demonstração da ideia principal.

8 LIGAÇÃO ENTRE AS PARTES DOS TEXTOS É importante distinguir a ordem em que aparecem as diferentes partes do texto. Geralmente quando o autor passa de uma ideia para outra, inicia novo parágrafo; entretanto a ligação entre os parágrafos permite identificar:

9 LIGAÇÃO ENTRE OS PARÁGRAFOS Consequências: Ao se emprega palavras como: em consequência; por conseguinte; portanto; por isso e em decorrência disso; Justaposição ou adição: Identificada com expressões de tipo: e; da mesma forma, da mesma maneira, etc; Oposição: Utilização das palavras: porém; entretanto; por outra parte, sem embargo, etc; Incorporação: De novas ideias; Complementação: do raciocínio; Repetição: ou reforço de ideias ou argumentos; Justificação: de proposições por intermédio de um exemplo, de uma comprovação, etc; Digressão: Desenvolvimento de ideias até certo ponto alheias ao tema central do trabalho. OBS.: Os três últimos casos devem ser totalmente excluídos do resumo.

10 ÚLTIMA LEITURA DO TEXTO A última leitura deve ser feita com a finalidade de:  Compreensão do sentido de cada parte importante;  Anotação das palavras-chave;  Verificação do tipo de relação entre as partes (consequência, oposição, complementação, etc). Uma vez compreendido o texto, selecionadas as palavras- chave e entendida a relação entre as partes essenciais, pode-se passar à elaboração do resumo.

11 TIPOS DE RESUMO Dependendo do caráter do trabalho científico que se pretende realizar, o resumo pode ser: IndicativoInformativo ou AnalíticoCrítico

12 INDICATIVO OU DESCRITIVO Tipo de resumo que referência às partes mais importantes dos componentes do texto. Utiliza frases curtas, não dispensando a leitura do texto completo, pois apenas descreve sua natureza, forma e propósito;

13 INFORMATIVO OU ANALÍTICO: PARTE 1 Tipo de resumo que contém todas as informações principais apresentadas no texto e permite dispensar a leitura desse último. Informar o conteúdo e as principais ideias do autor, salientando:  Os objetivos e o assunto, a menos que se encontre explicitado no título;  Os métodos e as técnicas descritas de forma concisa, exceto quando um dos objetivos do trabalho é a apresentação de nova técnica;  Os resultados e as conclusões.

14 INFORMATIVO OU ANALÍTICO: PARTE 2 Esse tipo de resumo não deve conter comentários pessoais ou julgamentos de valor, da mesma maneira que não deve formular críticas. Deve ser seletivo e não mera repetição sintetizada de todas as ideias do autor. Utilizam-se, de preferência, as próprias palavras de quem fez o resumo; quando cita as do autor, apresenta-as entre aspas.

15 INFORMATIVO OU ANALÍTICO: PARTE 3 O resumo informativo ou analítico deve ser composto de uma sequência corrente de frases concisas; Ao final do resumo, indicam-se as palavras-chave do texto; Procura-se evitar expressões ou palavras supérfluas.; tais como: o autor disse, o autor falou, segundo o autor ou segundo ele, a seguir, este livro( ou artigo, ou documento) e outras do gênero; Deve-se dar preferência à forma impessoal.

16 CRÍTICO É um tipo de resumo realizado quando se formula um julgamento sobre o trabalho. É a crítica da forma; do conteúdo; do desenvolvimento da lógica da demonstração; da técnica de apresentação das ideias principais. No resumo crítico não pode haver citações.


Carregar ppt "RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google