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PublicouAna Laura Philippi Malheiro Alterado mais de 8 anos atrás
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Disciplina: Projeto Integrado Professora: Chaiene Minella, MSc chaiene.minella@anhanguera.com
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Apresentação Trabalho B2: 10/06/2016 (Entrega) 17/06/2016 (Apresentação) Observação: Avisar até dia 10/06, se houver necessidade de caixas de som para apresentação. Lista de presença: Será liberada as 21:30 sem exceções.
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Cronograma 29/04 – Apresentação (professora) do conteúdo do 2º bimestre. 06/05 – Apresentação (alunos) das linhas de pesquisa escolhidas. 20/05 – Apresentação do desenvolvimento inicial dos trabalhos (alunos) e esclarecimento de dúvidas. 03/06 – Finalização dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas. 10/06 – Entrega dos trabalhos (e-mail) 17/06 – Apresentação final dos trabalhos.
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Nossa Disciplina GAMIFICAÇÃO Linha de pesquisa I Abordar gamificação, sob a ótica de um trabalho de mestrado ou doutorado. Linha de pesquisa II Criar um projeto de gamificação.
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Gamificação A gamificação é uma indicação de que as pessoas querem trocar seu cotidiano eficiente por um mais divertido e prazeroso (Schell, 2008). Do inglês, gamification, encontramos três variações: gamificação (a mais usada), gameficação e ludificação. Segundo Fardo (2013), de forma resumida, gamificação é um fenômeno que consiste “no uso de elementos, estratégias e pensamentos dos games fora do contexto de um game, com a finalidade de contribuir para a resolução de algum problema”.
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Gamificação Para entender um pouco sobre gamificação, deve-se entender sobre os elementos de games, os quais dão origem à atividade gamificada. A tabela a seguir sintetiza as principais características dos games:
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ElementosDescrição NarrativaHistória que promove a imersão do jogador no jogo. NíveisDivisão do jogo em partes, geralmente com dificuldades incrementais; também chamadas de fases. Desafio/MissõesObjetivos que o jogador deve alcançar. RegrasRestrições ou limitações impostas pelo jogo. FeedbackResposta a uma ação do jogador, que possibilita imediatamente uma confirmação ou reavaliação das escolhas e táticas CompetiçãoRelacionamento entre jogadores ou times, que promove a busca por ser o melhor. Se bem estimulada, pode promover inúmeras aprendizagens. Pode-se também competir consigo mesmo numa busca por superação. Engajamento (“ciclo mágico”) O que motiva o jogador a jogar. RecompensaBenefício adquirido após alguma ação ou conclusão de uma missão. Pontuação /Progressão Forma quantificável do status do jogo.
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Gamificação Conceitos Ambientes virtuais de aprendizagem Educação à distância Estudos escolares Ensino de Algoritmos Condução de Testes de Software Processo de Ensino e Aprendizagem Ensino de matemática Em disciplinas de empreendedorismo Ensino de ecologia Ensino universitário
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Linha de Pesquisa I Buscar trabalhos de mestrado e/ou doutorado, cujo o principal tema seja GAMIFICAÇÃO. Verificar se houve um software desenvolvido. Apresentar juntamente com o Software (caso houver), o trabalho desenvolvido. Caso o trabalho seja apenas um estudo sem um software, apresentar o estudo com os principais resultados.
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Linha de Pesquisa II Buscar as principais técnicas para desenvolvimento de um game. Desenvolver um estudo que apresente esta técnicas. Juntamente ao estudo, apresentar o game propriamente dito. O que o game deve ter? Objetivos (O que é o game), requisitos (tudo o que for necessário para o game ser desenvolvido – quais rotinas, o que o game faz), especificação técnica (o que é necessário para o game ser executado) Aplicar os elementos, justificando cada um.
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Referências Schell, Jesse. The Art of Game Design. A book of lenses. 2008. Elsevier. FARDO, Marcelo. A gamificação como método: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado) – Universidade Caxias do Sul, Programa de PósGraduação em Educação, 2013.
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