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FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.

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1 FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções nos rumos definidos pela Organização.

2 CARACTERÍSTICAS: ANÁLISE ( Ex ante ) - Verificação da viabilidade. ACOMPANHAMENTO OU MONITORAMENTO - Permite correções no decorrer do processo AVALIAÇÃO ( Ex post ) - Compromisso com os resultados FUNÇÃO CONTROLE

3 NÍVEIS DE CONTROLE NÍVEIS PRAZO FOCO ONGs CONTROLE Estratégico Tático Operacional Longo Médio Curto Organização Setor Operação Plano Programas Projetos / Atividades Global Setorial Específico

4 FASES DO CONTROLE 1 2 34 Retroalimentação Tempo

5 FASES DO CONTROLE Estabelecimento de padrões de desempenho comparação entre os resultados desejados e Padrões são elementos que servem de base de os resultados efetivamente alcançados. Sua definição se dá a partir da definição de objetivos, estabelecendo o patamar de desempenho condizente com as expectativas.

6 FASES DO CONTROLE Principais tipos de padrões:  Padrões de Quantidade  Padrões de Qualidade  Padrões de Tempo  Padrões de Custo

7 EXEMPLO DE ESTABELECIMENTO DE PADRÕES Objetivo: Alfabetizar adultos Indicadores: 100 alunos alfabetizados em um ano Gastar 10% a mais ou a menos do que o previsto no orçamento Padrão quantitativo de custo Padrão:

8 Objetivo: Construir uma creche em seis meses Indicadores: (o objetivo já contém indicadores) Padrão Construí-la em no mínimo cinco meses e no máximo de um ano Envolver a comunidade no projeto de construir a creche Padrão de tempo Padrão qualitativo EXEMPLO DE ESTABELECIMENTO DE PADRÕES

9 MENSURAÇÃO DE RESULTADOS É a segunda etapa do processo de controle, após terem sido definidos os objetivos, os indicadores e os padrões de qualidade. Visa facilitar a comparação entre o desempenho efetivo e o padrão de desempenho desejado. Deve ser: ÚTIL, PRECISA, ATUAL E ECONÔMICA

10 MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Pode ser realizada através de alguns meios:  Observação Direta e Contato Pessoal;  Métodos Automáticos;  Relatórios Orais e Escritos;  Gráficos e Tabelas;  Testes com Amostras.

11 COMPARAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO REAL E O PADRÃO ESTABELECIDO É a terceira fase do processo de Controle. Possibilitará a adoção de medidas corretivas. No cotidiano das organizações podemos encontrar as seguintes situações:  Desempenho real igual ao planejado.  Desempenho real diferente do esperado;  Desempenho esperado ambicioso;  Desempenho esperado tímido.

12 ADOÇÃO DE AÇÕES CORRETIVAS São sempre necessárias, pois correspondem tanto à correção propriamente dita de erros quanto o reforço do bom desempenho. Devem ter três características:  Precisão  Rapidez  Adaptabilidade

13 MÉTODOS E TÉCNICAS DE CONTROLE  Controle das atividades ao longo do tempo: Cronograma  Controle Orçamentário.

14 AÇÕES CORRETIVAS Planejamento Implementação dos Planos AÇÕES CORRETIVAS CONTROLE Não há desvios significativo Desvios significativos


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