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Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.

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1 Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção

2 Conteúdo Definição de equipes responsáveis Definição do plano de treinamento das equipes Definição da estrutura de custos e metodologia de apuração Definição dos níveis dos serviços a serem prestados Definição dos indicadores de qualidade e produtividade e metodologia de apuração Definição das metas de trabalho Definição do plano de compras e orçamento

3 Equipes Quantitativo e perfil Experiência e conhecimento Área de atuação Horários e disponibilidade Personalidade Responsabilidades e atribuições dos membros Líder (chefia) Técnicos Auxiliares Aprendizes

4 Plano de treinamento Período, objetivos e custo total Modalidade e tipo de treinamento Cursos Workshops Feiras e exposições Ofertante do treinamento (fabricante, distribuidor, escola, empresa especializada, etc.) Data e local de realização Custos e participantes Justificativa coerente com os objetivos

5 Custos Estrutura contábil Pessoal: salários/vencimentos, diárias e auxílios Material de consumo Serviços de terceiros: passagens, serviços de PF e serviços de PJ Outros gastos com terceiros: assinaturas de revistas, licenças de softwares, etc. Encargos e impostos Material permanente Obras e construções

6 Custos Estrutura gerencial MO Viagens Treinamento Lubrificantes e solventes Peças e componentes Ferramentas e instrumentos Serviços técnicos contratados Energia Telefonia Custos administrativos

7 Metodologia de apuração Coleta e compilação de dados dos relatórios de serviços Coleta e compilação dos relatórios de compra Coleta e compilação dos dados de viagens e treinamentos Coleta e compilação dos dados contábeis Elaboração de planilhas, tabelas e mapas Análise dos dados e elaboração de relatório gerencial

8 Níveis de serviço Indicador/parâmetro que prescreve o nível do serviço a ser prestado em relação a: Custo Prazo Qualidade Disponibilidade

9 Indicadores Parâmetros quantitativos ou semiquantitativos que medem e avaliam a qualidade e a produtividade do serviço prestado Qualidade (exemplos) Horas de operação/N. de serviços de manutenção realizados Horas de operação/Horas parada em manutenção Horas de retrabalho/Total de horas gastas MTBF Produtividade Total de horas gastas/N. de serviços de manutenção realizados Total de horas gastas/Total de horas trabalhadas Total de horas trabalhadas/N. de equipamento mantidos

10 Metas de trabalho Quantificação dos objetivos e valores pré-definidos para os indicadores que deverão ser atingidos no período coberto pelo planejamento Valores negociados com equipe, fornecedores, clientes e direção Orientador para a avaliação dos indicadores Orientador para a busca de melhorias

11 Orçamento Previsão de gastos para um período Utiliza a estrutura contábil e/ou gerencial de contas Define o limite de gastos Negociado com equipe e direção Pode estar atrelado ao cumprimento de metas Pode estar quebrado por ação, meta ou objetivo Previsão baseada no histórico de gastos e nas atividades previstas

12 Plano de manutenção Descreve os serviços e procedimentos de manutenção corretiva, preventiva e preditiva a serem realizados Específico para cada equipamento ou família e modelo de equipamento Elaborado pela equipe ou adquirido com equipamento Organizados na forma de uma biblioteca técnica com cadastro de controle Poderá ser editado em volumes incluindo: Caderno do usuário (ajustes e limpeza, identificação de problemas, lubrificação básica) Cronograma de manutenção preventiva

13 Plano de manutenção Conteúdo mínimo Identificação equipamento (tipo, marca, modelo, fabricante, data fabricação, etc.) Ficha técnica e parâmetros operacionais do equipamento Rotinas de manutenção preventiva e preditiva (descrição do procedimento, indicação de quando realizar, tempo estimado de serviço, material necessário, perfil da MO, testes de verificação) Procedimentos de manutenção corretiva (descrição da falha/defeito e efeitos, criticidade, descrição do procedimento, tempo estimado de serviço, material necessário, perfil da MO, testes de verificação) Tabela de peças de reposição, filtros, lubrificantes e fluídos de uso


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