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UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.

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1 UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso Gustavo Alves de Oliveira Leandro Cancian Reginaldo dos Reis Baldi Vitor Fernando Lascala R.A. 569809-0 569831-6 272856-7 311802-9 421841-8 Turma EA9P18 EA0P18 EA9P18 EA0P18 Ribeirão Preto/SP, agosto de 2011. Grupo 3:

2 1.Origem do conceito estratégico - Surgiu na atividade militar, onde era definida como sendo a aplicação articulada e coesa de forças em larga escala contra algum inimigo. “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...” Sun Tzu

3 2. Definição de Administração Estratégica Administração estratégica significa, portanto, a administração voltada para objetivos globais da organização situados a longo prazo; Está orientada para o futuro e destino da organização; Representa a articulação de toda a organização; Representa o comportamento da organização em seu meio ambiente. Estratégia

4 3.Desdobramento da estratégia em táticas e planos operacionais Nível Institucional Nível Intermediário Nível Operacional Missão Objetivos

5 4.Formulação da Estratégia organizacional Objetivos Análise Ambiental Análise Ambiental Análise Organizacional Análise Organizacional Estratégia Empresarial Estratégia Empresarial A estratégia empresarial, na prática, representa um esforço conjunto e concentrado para alcançar objetivos.

6 A análise ambiental refere-se ao exame das condições e variáveis ambientais, suas perspectivas atuais e futuras, as coações e restrições, os desafios e contingências, as oportunidades e brechas percebidas no contexto ambiental que envolve a organização. A análise ambiental deve focalizar os componentes de microambiente e os principais fatores do macro ambiente. 5.Análise Ambiental

7 Ambiente Legal Eficácia do sistema legal Legislação comercial Legislação Tributária Ambiente Econômico Desenvolvimento econômico População Produto Interno Bruto (PIB) Renda per capita Infraestrutura social Política monetária Fiscal Inflação Sistema de impostos e taxas Níveis de juros Níveis de salários Ambiente Político Forma de governo Ideologia política Estabilidade do governo Força dos partidos políticos e da oposição Atitude do governo quanto às empresas Política externa Ambiente Cultural Costumes e normas sociais Valores e crenças Atitudes e motivações Instituições sociais Simbologias de status e prestígio Crenças religiosas Idioma

8 A análise organizacional refere-se ao exame das condições atuais e futuras da organização, seus recursos disponíveis e necessários, potencialidades e habilidades, forças e fraquezas, estrutura organizacional, capacidades e competências. 7.Análise Organizacional

9 8.Aspectos Importantes da análise organizacional O que a Organização Produz ? O que a Organização Produz ? Como a Organização Produz? Como a Organização Produz? Para quem a Organização Produz? Para quem a Organização Produz? Com que a Organização Produz? Com que a Organização Produz? Produtos Serviços Qualidade Custo Produtividade Mercado de clientes ou usuários Concorrentes Pessoas Tecnologia Recursos de terceiros Fornecedores

10 Estratégia Empresarial pode ser caracterizada pela relação produto/mercado, isto é, a especificação dos produtos com os quais a empresa pretende atingir seus objetivos e dos mercados onde ela pretende atuar. 9.O que é Estratégia Empresarial ?

11 1 - Devem se basear no resultado da Análise do Ambiente; 2 - Devem criar vantagem competitiva; 3 - Devem ser viáveis e compatíveis com os recursos; 4 - Devem ser coerentes entre si; 5 - Devem buscar o compromisso das pessoas envolvidas; 6 - Devem ter o grau de risco limitado pela empresa; 7 - Devem ser fundamentadas nos Princípios da empresa; 8 - Devem ser criativas e inovadoras. 10.Principais Características das estratégias empresariais

12 11.Objetivo da estratégia O objetivo estratégico de uma empresa é obter um retorno sobre o seu capital. 12.Necessidade da estratégia empresarial No mercado competitivo, aumentou tremendamente a necessidade de pensar em estratégia. E imprescindível investir mais tempo para traçar a estratégia que diferencie a sua empresa.

13 5 Forças de Porter

14 É o planejamento global projetado a longo prazo e que envolve os esforços de todos, promovendo a Otimização da Organização para aproveitar as oportunidades e evitar as perdas. 13.Planejamento Estratégico

15 Objetivos Estratégicos: Quais as metas que a empresa deve atingir daqui dois anos? Qual a visão empresarial para que possamos usar o pensamento reverso? 14.Etapas do Planejamento Estratégico Planos Táticos: Plano A: Alvo Objetivos Metas Plano B: Identificar o problema Analisar as causas Colocar as soluções em ação Trabalhar as correções dos desvios Incorporar as mudanças

16 Ações Integradas: Os Sete Passos do Planejamento Estratégico: 1.Analisar a situação interna; 2.Analisar a situação externa; 3.Estabelecer metas; 4.Gerar e avaliar alternativas; 5.Implementar os planos; 6.Identificar desvios; 7.Incorporar mudanças.


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