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METODOLOGIA DA PESQUISA. REVISITANDO OS CONCEITOS CIÊNCIA  Ciência é conhecimento;  Saber que se adquire pela leitura e modificação, instrução, sabedoria;

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1 METODOLOGIA DA PESQUISA

2 REVISITANDO OS CONCEITOS CIÊNCIA  Ciência é conhecimento;  Saber que se adquire pela leitura e modificação, instrução, sabedoria;  Conjunto organizado de conhecimento sobre determinado objeto, em especial obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio;  Processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza visando dominá-la em seu benefício;  Os conhecimentos humanos considerados em conjunto.

3 SENSO COMUM  Conjunto de opiniões tão geralmente aceitas em época determinada que as opiniões contrárias aparecem como aberrações individuais. MITO  Narrativa dos tempos fabulosos ou heróicos;  Narrativa de significação simbólica, geralmente ligada à cosmologia e relativa a deuses encarnadores das forças da natureza e/ou aspectos da condição humana;  Representação de fatos ou personagens reais, exagerados pela imaginação popular, pela tradição;  Pessoa ou fato assim representado ou concebido;  Imagem simplificada, não raro ilusória, da pessoa ou de acontecimento, elaborada ou aceita pelos grupos humanos, e que tem significativo papel em seu comportamento;  Coisa inacreditável, irreal, utópica.

4 FILOSOFIA  Estudo caracterizado pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua inteireza, quer pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, o Ser, quer pela definição do instrumento capaz de apreender a realidade, o Pensamento, tornando-se o homem o tema inevitável de consideração;  Conjunto de estudos ou considerações que tendem a reunir uma ordem determinada de conhecimentos (que expressamente limita seus campos de pesquisa,por exemplo, à natureza ou à sociedade ou à história, ou às relações numéricas, etc.) Num reduzido número de princípios que lhes servem de fundamento e lhe restringem o alcance;  Razão, sabedoria. TEOLOGIA  Estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo e com os homens e a verdade religiosa.

5 CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS CIENTÍFICOS SANTOS, Antonio Raimundo dos. Formas básicas de apresentação de textos. In: _____ Metodologia científica: a construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: DP&A, 2000, p. 33-45 o Textos científicos  comunicam dados corretos, portanto exigem o rigor técnico e metodológico. o Formas de textos científicos  resenha; relatório; monografia; dissertação; tese; sinopse e resumo; artigo científico; artigo-relatório; papers; informe científico; ensaio científico

6 oResenha:  Partes ▪ Identificação da obra ▪ Credenciais do autor: formação, publicações, atividades desenvolvidas na área; ▪ Conteúdo: idéias principais, pormenores importantes, pressupostos para o entendimento do assunto; ▪ Conclusões: localização (onde se encontra a obra) e breve explicação das conclusões do autor; ▪ Crítica: determinação histórica e metodológica (científica, jornalística, didática) da obra, contribuições importantes, estilo, forma, méritos, considerações éticas.

7  TIPOS E OBJETIVOS: Resenha bibliográfica: levantamento bibliográfico ou revisão da literatura; exame crítico e retrospectivo de várias obras; trabalho comparativo; enuncia as principais obras que abordam o assunto; Resenha crítica: resenha de texto feita por especialistas; exigência de criticidade e conhecimento aprofundado na área; leva em consideração idéias levantadas, a divisão da obra, a estrutura, forma e estilo do autor, método de abordagem, linguagem empregada etc. Outra tipologia: Resenhas informativas, Resenhas críticas e Resenhas crítico-informativas.

8 oRELATÓRIO: ▪ Primeiro texto após pesquisa de campo ou de laboratório; ▪ Mais complexo que resenha, de natureza descritiva ▪ Capacitação e “olho clínico” do pesquisador.  PARTES ESSENCIAIS: ▪ INTRODUÇÃO: descrição da importância/relevância (social, científica ou acadêmica) do assunto, como foi problematizado e quais os objetivos do autor; ▪ REFERENCIAL TEÓRICO: levantamento bibliográfico, da idéia do tratamento científico atual do tema/problema; definição de conceitos, menção de trabalhos já realizados sobre o assunto, teoria de sustentação.

9 ▪ METODOLOGIA: descrição detalhada e rigorosa dos procedimentos de campo ou de laboratório utilizados, dos recursos humanos e materiais envolvidos, o universo da pesquisa, critérios para a seleção da amostra, instrumentos de coleta, métodos de tratamento dos dados, etc. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS: exposição dos resultados obtidos e ordenados pelos objetivos da pesquisa; podem ser utilizados gráficos e tabelas; ANÁLISE DOS RESULTADOS: interpretação analítica dos dados obtidos, considerando o referencial teórico, que posicionou o problema pesquisado e os resultados a que se chegou; SUGESTÕES/ RECOMENDAÇÕES: quando a pesquisa visa a solução de um problema concreto ou a resposta a uma necessidade imediata; CONCLUSÃO: de forma sintética, os elementos desenvolvidos no decorrer do corpo do trabalho (idéias essenciais do referencial teórico, da metodologia, dos resultados, da análise etc.); comparação dos dados com o objetivo geral norteador da pesquisa, estabelecendo-se o se atingiu ou não.

10 MONOGRAFIA Identificação, posicionamento, tratamento e fechamento dos componentes de um tema/problema; Essencialmente analítica com o objetivo (tema/problema) delimitado em extensão; Organização e interpretação analítica e avaliativa de dados de acordo com objetivos (linhas de raciocínio) preestabelecidos; Matéria-prima: dados via axiomas (verdades aceitas pelas diversas ciências), credibilidade de autores consagrados, ilustrações, testemunhos, experiência pessoal coerente do pesquisador; Raciocínio: a)de forma indutiva parte-se das experiências e observações particulares para se chegar a um princípio geral; b)de forma dedutiva: parte-se de um princípio geral para verificá-lo em casos particulares.

11 ESTRUTURA DA MONOGRAFIA (Partes da Monografia) A Estrutura da Monografia obedece a uma ordenação lógica dos elementos que a compõem, e segundo o seu posicionamento no trabalho dividem-se em: elementos pré-textuais; textuais e pós-textuais.

12 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa Folha de Rosto Folha de Aprovação Dedicatórias* Agradecimentos* Epigrafe* Sumário Lista de Ilustrações* Lista de Tabelas* Resumo (em língua vernácula) Abstract ( em inglês) *Elementos optativos

13 RESUMO Consiste na apresentação concisa das partes mais importantes do estudo, dando versão objetiva e clara do seu conteúdo. Devendo trazer o tema, os objetivos e uma seqüência de frases conclusivas do trabalho, articuladas entre si e não uma relação de títulos e subtítulos sem nexo. Não sendo aconselhável ultrapassar mais do que 300 descritores em um só parágrafo. Deve ser usada a terceira pessoa do singular e verbo na voz ativa.

14 ELEMENTOS TEXTUAIS 1 INTRODUÇÃO Descrição ou formulação clara e simples do tema ou problema da pesquisa. É a apresentação sintética do problema, a justificativa, objetos e objetivos. Descrição da metodologia usada e uma rápida referência aos trabalhos realizados anteriormente sobre o tema.

15 2 DESENVOLVIMENTO(Corpo) É o corpo do trabalho onde se encontra a fundamentação lógica da pesquisa. O conjunto das partes, capítulos, já planejados e pré-ordenados na fase do projeto. Nele são consideradas três partes ou estágios: explicação, discussão e demonstração. a) Explicação: é o ato de tornar claro e explícito o que se apresenta escuro ou duvidoso. É analisar e compreender, tornando compreensível e sem ambigüidade o assunto.

16 b) Discussão: significa a fundamentação com base na pesquisa. Nela é feita discussão e enunciação das proposições. É o ponto dialético do estudo onde predomina o conflito de idéias. c) Demonstração: dedução lógica do trabalho. Exige raciocínio e seqüência lógica. É o ponto em que predomina a dedução.

17 3 CONCLUSÃO Resumo completo e bem sintetizado da argumentação de dados e exemplos existentes nas partes anteriores. Deve conter a relação entre as partes do trabalho, que em alguns casos aparecem com o título de políticas e estratégias indicadas. O texto contém a síntese das idéias essenciais desenvolvidas em cada capítulo.

18 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS Referências obras citadas Bibliografia (obras pesquisadas) Anexos* Glossário* Apêndices* __________ *Elementos Optativos

19 REFERÊNCIAS SANTOS, Izequias Estevam dos. Manual de Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica: TCC-Monografia, Dissertação-Tese. 5. ed. Niterói/RJ: Impetus, 2005. VIEIRA, Sonia; HOSSNE, William Saad. Metodologia Científica para a Área de Saúde. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001 Obs. Ordem alfabética e alinhamento à esquerda. Outras sugestões ver apostila de normas.

20 oARTIGO CIENTÍFICO: ▪ Publicação dos resultados de um estudo; ▪ Trabalho de 5 a 10 páginas (em média), resultado de trabalho completo; texto integral (introdução, corpo, conclusão ) ▪ Formato: Título (subtítulo); Crédito (s) autor(es) (formação, etc.) Sinopse ou resumo do texto; Introdução; Corpo: com subtítulos, porém não com capítulos; Conclusão; Referências Bibliográficas (ditadas pelas normas da ABNT)

21 oARTIGO-RELATÓRIO (ou relato de experiência):  Mesma finalidade e características gerais do artigo científico;  Publicação de resultados de pesquisas: campo ou laboratório.  Paper ou comunicação científica:  Comunicação oral em cursos, congressos, simpósios, reuniões científicas etc; 2 a 10 páginas; segue modelo de artigo científico, do artigo-relatório para posterior publicação em atas e anais dos eventos científicos em que foram apresentados; oINFORME CIENTÍFICO  Comunica resultados parciais de pesquisas em andamento ou resultados finais de um estágio de investigação científica; apresentação sintética, divulgação das primeiras descobertas realizadas, as dificuldades encontradas ou previstas, descreve procedimentos utilizados (de campo, laboratório ou bibliográficos); inclusão de datas das pesquisas, estrutura de artigos científicos.

22 oENSAIO CIENTÍFICO:  Desenvolvimento de proposta pessoal do autor a respeito de um determinado assunto; com conhecimento adquiridos no meio científico, autor expressa sua visão que, com argumentos e fundamentação, pode até ser independente do pensamento científico e comum a respeito do assunto;  Conjunto de “impressões” do especialista; estrutura como a da monografia ou artigo científico.

23 DO PROJETO AO TEXTO MONOGRÁFICO ● Repassando os passos da Pesquisa: ► Elaboração do PROJETO E PESQUISA: ■ TEMA; ■ PROBLEMA. ► DESENVOLVIMENTO: ■ Coleta de Dados (Seleção de TEXTOS): ● Utilização mínima de 1 a 2 obras referenciais (teóricas); ● Referências a artigos científicos. ■ Confecção dos FICHAMENTOS (resumos) dos textos selecionados; ■ Elaboração do SUMÁRIO : ● TÍTULO; ● SUMÁRIO: ○ Introdução; ○ Capítulos (3); ○ Conclusão. ■ Retornar aos fichamentos fazendo a seleção dos trechos de acordo com os “títulos” (assuntos) década capítulo.

24 ► Produção da MONOGRAFIA: ■ Texto-relatório da pesquisa; ■ Tamanho: 25 a 50 páginas; ■ Sumário da Estrutura final do texto: ● Introdução: “reescrita” do projeto, eliminando as partes não realizadas; ● Corpo do texto: ○ Capítulo 1. “.....”; ○ Capítulo 2. “.....”; ○ Capítulo 3. “.....”; ● Conclusão: resumo geral do texto apresentado; considerações finais; reflexões; ● Bibliografia: ○ Seguir “Manual de Normas e Técnicas”; ○ Enumeração em Ordem Alfabética dos textos, artigos e obras referenciadas durante toda a pesquisa.


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