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Laboratório de Mídias Sociais Aula 06 Analítica de hiperlinks Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.

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1 Laboratório de Mídias Sociais Aula 06 Analítica de hiperlinks Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás

2  HYPERLINKS são os caminhos do tráfego das mídias sociais.  Hyperlinks são referências para recursos web (tais como websites, documentos e arquivos) que os usuários podem acessar clicando neles.  Inter-linking  Intra-linking 2 Introdução

3  Hyperlinks servem como um significado simbólico de endosso ou validação da organização/pessoa/projeto/ideia linkada.  Hyperlinks que existem entre dois websites tendem a refletir  Senso de validação  Confiança  Aderência  Autoridade  Legitimidade 3 Introdução

4  In-Links  Out-Links  Co-Links 4 Tipos de Hyperlinks

5 5

6  In-Links  In-links são os hiperlinks de chegada em um site ou links direcionados a um website e originados a partir de outro website. 6 Tipos de Hyperlinks

7  In-Links  In-links são de grande interesse aos estrategistas de redes, pois são eles que trazem tráfego a um website.  Qualidade dos in-links  Número dos in-links 7 Tipos de Hyperlinks

8  Out-Links  Out-links são os links que levam você para fora de um website. 8 Tipos de Hyperlinks

9  Co-Links  Se dois sites recebem um link de um terceiro, eles são considerados como conectados indiretamente..  Se duas páginas linkam uma terceira página, elas são consideradas como sendo um co-link. 9 Tipos de Hyperlinks

10  Analítica de Hyperlinks lida com a extração, analíse e interpretação de hiperlinks (ex., in-links, out-links e co-links).  Pressuposto básico:  O número e a qualidade dos hiperlinks para um website equivalem a sua importância ou valor. 10 Analítica de Hyperlinks

11  Análise do ambiente dos Hyperlinks  Redes de Co-Links  Redes de In-Links e Out-Links  Análise do impacto dos links  Análise de Hiperlinks de mídias sociais 11 Tipos de Analítica de Hyperlinks

12  Análise do ambiente dos Hyperlinks  Lida com um site ou um conjunto de sites em particular.  Duas formas:  Redes de co-links  Redes de in-links e out-links. 12 Tipos de Analítica de Hyperlinks

13  Análise do impacto dos links  Investiga o impacto web de um website em termos de citações ou menções que ele recebe na web. 13 Tipos de Analítica de Hyperlinks

14  Análise de Hiperlinks de mídias sociais  Lida com a extração e análise de hiperlinks “embedados” dentro de textos de mídias sociais (ex: tweets e status de facebook). 14 Tipos de Analítica de Hyperlinks

15 Uma análise comparative de out-links (embedados nos tweets) entre tweets do governo da Korea e dos Estados Unidos - Khan et al. (2014). 15 Exemplo: Análise de Hiperlinks de mídias sociais Source: Khan, G. F., H. Y. Yoon, et al. (2014). "Social media communication strategies of government agencies: Twitter use in Korea and the USA." Asian Journal of Communication 24(1): 60-78.

16  Webometrics Analyst: http://lexiurl.wlv.ac.uk/http://lexiurl.wlv.ac.uk/ 16 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

17  VOSON: VOSON (http://www.uberlink.com)http://www.uberlink.com 17 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

18  Open Site Explorer: https://moz.com/researchtools/ose/ https://moz.com/researchtools/ose/ 18 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

19  Link Diagnosis: (http://www.linkdiagnosis.com/) 19 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

20  Advanced Link Manager: http://www.advancedlinkmanager.com/ http://www.advancedlinkmanager.com/ 20 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

21  Majestic: Majestic (https://majestic.com) 21 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

22  Backlink Watch: Backlink Watch (http://backlinkwatch.com)http://backlinkwatch.com 22 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

23  Escolha 4 marcas de um mesmo tipo de produto;  Identifique os sites dessas 4 marcas;  Compare, usando o recurso “site:www.xxx.com www.marca.com” no Google para identificar o número de in- links das seguintes mídias sociais para o sites dessas marcas:  Facebook  Twitter  Youtube  Linkedin  Qual está melhor posicionada? Em que redes sociais?  Como você interpreta esse resultado? 23 Exercício


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