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PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.

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1 PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio de 2016 Tátia Lamara M. Morais

2 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo De acordo com a portaria nº 1.645 de 02/10/2015, reafirma-se que o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ- AB) tem como objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

3 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo FONTE : DAB / SAS / MS Experiência Municipal

4 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo FONTE : DAB / SAS / MS

5 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo AVALIAÇÃO EXTERNA DAS EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA Dimensões das Equipes de Atenção Básica Dimensão I – Gestão Municipal para o desenvolvimento da atenção básica.

6 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo FONTE : DAB / SAS / MS

7 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo FONTE : DAB / SAS / MS

8 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo Dimensão II – Estrutura e condições de funcionamento da atenção básica. FONTE : DAB / SAS / MS

9 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo FONTE : DAB / SAS / MS

10 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo Eixo Estratégico Transversal Autoavaliação : É o ponto de partida do eixo de desenvolvimento, é um dispositivo que pretende provocar na equipe a constituição de um grupo sujeito da mudança e da implantação de novas práticas de atenção, gestão, educação e participação.

11 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo FOTOS

12 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo Monitoramento: O monitoramento dos indicadores e o consequente uso das informações buscam entre outros, orientar o processo de negociação e contratualização de metas e compromissos entre equipes e gestor municipal, assim como entre este e as outras esferas de gestão do SUS.

13 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo Territorialização e Responsabilização Sanitária

14 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo

15 Caderno de Monitoramento e Avaliação das Ações e Indicadores de Saúde de Borba ESF SIMONE CAVALCANTE BONFIM ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NÚCLEO DE PLANEJAMENTO ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NÚCLEO DE PLANEJAMENTO INDICADOR P.1 FONTE DO INDICADOR META 2016 PACTUADA MUNICÍPIO META PCTUADA ESTRATÉGIA 2016 META ALCANÇADA 2016 JANEIRO FEVEREIRO ATENÇÃO BÁSICA Cobertura de acompanhamento das condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família (PBF). SIS PACTO Proporção de internações por condições sensíveis à Atenção Básica (Icsab). SIS PACTO Razão de procedimentos ambulatoriais de média complexidade e população residente. SIS PACTO Média de atendimentos de médicos e enfermeiros por habitante PMAQ Percentual de atendimentos de demanda espontânea PMAQ Percentual de atendimentos de consulta agendada PMAQ Percentual de serviços ofertados pela Equipe de Atenção Básica PMAQ Índice de atendimentos por condição de saúde avaliada PMAQ ODONTOLOGIA Média da ação coletiva de escovação dental supervisionada. SIS PACTO Proporção de exodontia em relação aos procedimentos. SIS PACTO Número de atendimentos de primeira consulta odontológica programática realizados na Atenção Básica por habitante PMAQ Razão entre tratamentos concluídos e primeiras consultas odontológicas programáticas PMAQ Percentual de serviços ofertados pela Equipe de Saúde Bucal PMAQ

16 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo Educação Permanente: A consolidação da Atenção Básica como reorientadora do modelo de atenção no Brasil e o aprimoramento das práticas em saúde pressupõe um saber e um fazer em educação permanente integrado ao cotidiano do trabalho e em consonância com os principais objetivos e diretrizes para a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica.

17 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo FOTOS

18 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo Apoio Institucional: Deve ser pensado como uma função gerencial que busca a reformulação do modo tradicional de se fazer coordenação, planejamento, supervisão e avaliação em saúde.

19 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo FOTOS

20 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo Cooperação Horizontal: Entende-se que parte significativa dos avanços observados na Atenção Básica são fruto das experimentações dos atores locais nas adequações cotidianas das ofertas por eles realizadas à população. Neste sentido, o terceiro ciclo do PMAQ, buscando valorizar o protagonismo local, propõe que as equipes participantes do PMAQ compartilhem suas experiências e possibilitem o aprimoramento de suas práticas, entrando em contato com experiências de outras equipes. Essas iniciativas, que no PMAQ serão tratadas como Cooperação Horizontal, já ocorrem no cotidiano de trabalho das equipes, o que se pretende é ampliá-las e valorizá-las tendo em vista seu potencial transformador.

21 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo FOTOS

22 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo Desafios Sensibilização da equipe; Reorganização do serviço – Mudança no processo de trabalho ; Avaliação externa ( equipe X avaliador);

23 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º ciclo


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