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PublicouYan Almeida de Mendonça Alterado mais de 8 anos atrás
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Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS – Doges/SGEP/MS 23/07/2009 Mato Grosso Do Sul -MS
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AS OUVIDORIAS NO SERVIÇO PÚBLICO: VOZ DO CIDADÃO NA MELHORIA DA GESTÃO Democraciapoder visível Democracia : “governo do poder visível ”↓ transparência do poderpoder sem máscarapublicidade dos atos governo do poder público em público poder invisível “Promessa não cumprida pela democracia real em contraste com a ideal: eliminação do poder invisível do Estado”. Ouvidoria como instrumento de visibilidade do Estado
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anos 80: mobilização social que garantiu constitucionalmente a saúde como direito de cidadania e dever do Estado. anos 90: instituição por lei dos conselhos e conferências de saúde. anos 2000: instituição da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. 20 anos do SUS, maior política de inclusão social brasileira. ano 2009: os sistemas universais de saúde como patrimônio social da humanidade.
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CONFIANÇA TRANSPARÊNCIA INTEGRAÇÃO Participação Regionalização e Hierarquização IntegralidadeDescentralizaçãoEquidadeUniversalidade OS PRINCÍPIOS, AS DIRETRIZES E OS VALORES
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OS EIXOS DO MAIS SAÚDE Eixo 1 – Promoção à Saúde Eixo 2 – Atenção à Saúde Eixo 3 - Complexo Industrial da Saúde Eixo 4 - Força de Trabalho em Saúde Eixo 5 - Qualificação da Gestão Eixo 6 - Participação e Controle Social Eixo 6 - Participação e Controle Social Eixo 7 - Cooperação Internacional
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O MAIS SAÚDE Eixo 6 - Participação e Controle Social Fortalecer a participação e o controle social sobre todas as instâncias e os agentes que fazem parte do SUS, fortalecendo os laços políticos que garantem a sustentabilidade das ações em saúde.Medidas 6.1. Dotar os Conselhos de Saúde de infra-estrutura e apoio logístico para exercer seu papel no controle social; 6.2. Apoiar a educação permanente de agentes e conselheiros para o controle social e ação participativa; 6.3. Implantar o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS; 6.4. Expandir a divulgação e o uso pela população da Carta de Direitos do Usuário da Saúde e implantar o Portal dos Direitos do Usuário os Serviços de Saúde.
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Missão Implementar a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa – ParticipaSUS no âmbito do Sistema Único de Saúde, contribuindo para o fortalecimento da participação popular e do controle social, a qualificação da gestão, das ações e dos serviços, para a melhoria das condições de vida e saúde da população. A SGEP
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PARTICIPASUS* POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA NO SUS – PARTICIPASUS* Auditoria Gestão participativa e controle social Monitoramento e avaliação da gestão Ouvidoria A PARTICIPASUS
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A CONCEPÇÃO DA OUVIDORIA-GERAL DO SUS espaço de cidadania instrumento de disseminação de informações em saúde instrumento de gestão na saúde mediação do acesso aos serviços de saúde
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O PROCESSAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES a) os canais de entrada: o disque saúde (0800 61 1997) o atendimento presencial o formulário web a carta b) o tratamento: classificação/tipificação/encaminhamento/resposta (o sistema informatizado OuvidorSUS) c) a gestão da informação: o relatório gerencial
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A DESCENTRALIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE OUVIDORIAS DO SUS o financiamento para a implantação nos estados e municípios) a disponibilização do sistema informatizado OuvidorSUS o capacitação técnica e treinamento em serviço a avaliação e monitoramento das Ouvidorias implantadas
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CONCLUSÃO As Ouvidorias do SUS fortalecidas por parcerias estratégicas e articulações intersetoriais consolidam a saúde como direito de cidadania, fortalecem o controle social e se transformam em instrumento de gestão e de visibilidade do Estado, potencializando o exercício pleno da democracia participativa, em consonância com a política ParticipaSUS.
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Muito obrigado! Adalberto Fulgêncio adalberto.fulgencio@saude.gov.br Colaboração: Musa Denaise de Sousa Morais de Melo Ministério da Saúde – Unidade Setor de Administração Federal Sul (SAF Sul), Trecho 2, lote 05/06, Edifico Premium – Centro Coorporativo, Torre A, 3º andar. CEP: 70070-600 - Brasília/DF. Tel. (0xx61) 3306-7460 www.saude.gov.br / 0800 61 1997 “nada fica confinado no espaço do ministério.”
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