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BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR Aveiro, 20 de Maio 2016 INCLUSÃO GRUPO DE TRABALHO PARA O APOIO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR V SEMINÁRIO.

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1 BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR Aveiro, 20 de Maio 2016 INCLUSÃO GRUPO DE TRABALHO PARA O APOIO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR V SEMINÁRIO GTAEDES

2 Os Media Digitais como promotores de um ensino superior mais aberto e inclusivo Ana Margarida Almeida (DeCA/Digimedia, UA) Rita Santos (ESTGA/Digimedia, UA) João Batista (ISCA/Digimedia, UA) Dora Simões (ISCA/Digimedia, UA) Célia Sousa (ESECS/ CRID/ IPLEIRIA)

3 Contexto cenários de heterogeneidade das instituições de ensino superior natureza diversa do perfil dos seus estudantes novos desafios que ultrapassam o contexto dos estudantes NEE estímulo ao desenvolvimento de oferta formativa mais inclusiva não esgotam os horizontes de diversidade a que importa atender validade universal das estratégias para todos os estudantes

4 Contexto | diversidade no ES

5 nee desfavorecimento financeiro e social ansiedade e burnout faixas etárias mais avançadas áreas geográficas remotas barreiras sociais e linguísticas migrantes...

6 potencial dos meios digitais omnipresença e ubiquidade adesão e motivação para uso remoção de barreiras físicas, sociais e atitudinais instrumento de apoio ao desenvolvimento de estratégias inovadoras para responder ao desafio da diversidade

7 potencial dos meios digitais inclusive ICT Unesco, 2014 Mainstream technologies Produtos de Apoio / Ajudas Técnicas Compatibilidade entre as Mainstream Technologies e os Pas Conteúdos e Formatos acessíveis Sistemas e Plataformas de eLearning acessíveis

8 potencial dos meios digitais inclusive ICT Unesco, 2014 Mainstream technologies plataformas web aplicações mobile social media MOOCs

9 potencial dos meios digitais

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11 Diagnóstico | iniciativas e recomendações Acessibilidade no ES guidelines e recomendações da Comissão Europeia, Unesco, EASNIE Open University guia de boas práticas para alargar os processos de participação no ensino superior (estudo com 6 universidades abertas europeias) observatório (Access Observatory, Centre for Inclusion and Collaborative Partnerships) - inclusion, widening participation, lifelong learning and curriculum development

12 Diagnóstico | iniciativas e recomendações Bristol University Digital Diversity – Learning and Belonging (DD-lab) - Exploring the role of digital media in formal and informal learning among HE students from diverse & non-traditional backgrounds” University of Sydney School engagement program - ‘Compass, find your way to higher education’) with communities with considerable socio-economic disadvantage and low progress to higher education

13 Diagnóstico | iniciativas e recomendações Diversidade de recomendações, estudos e projetos exemplo do projeto ISOLEARN Fragilidades foco excessivo nas NEE referências escassas a outros públicos específicos referências pouco frequentes ao papel dos meios digitais

14 Diagnóstico | IES PT online presença online das IES portuguesas natureza inclusiva e aberta das IES portuguesas e o papel dos meios digitais estratégia metodológica do survey em curso análise de conteúdo das páginas principais dos web sites das IES da rede pública de ensino superior

15 Diagnóstico | IES PT online categorias em análise na exploração dos web sites keywords (inclusão, participação, abertura, diversidade, nee ou afins) na home page e na mensagem de boas vindas links para projetos ou iniciativas na área (destaque / facilidade de acesso) gabinetes de apoio (destaque / facilidade de acesso / natureza) meios digitais e potencial inclusivo (destaque / facilidade de acesso / natureza)

16 Diagnóstico | IES PT online

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19 Plano de ação 1.investigar o potencial dos meios digitais como promotores de um ensino superior mais aberto e inclusivo 2.traçar perfis em função dos atuais cenários de diversidade 3.investigar indicadores e métricas para diagnóstico da natureza inclusiva das IEs (infraestruturas, serviços, conteúdos e produtos, práticas, atitudes, …) com enfase do papel dos meios digitais

20 Plano de ação 4.investigar boas práticas internacionais 5.diagnosticar cenário nacional 6.propor framework de análise e criação de um observatório que permita recolher dados sobre a utilização dos meios digitais enquanto promotores dos processos de abertura e inclusão nas IES

21 aprofundar conhecimento em torno da utilização dos meios digitais em cenários de acesso e participação universal agradecemos a vossa atenção


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